QUE VOZ INFLUENCIA SUA VIDA?

Em nossa vida, à medida que vamos crescendo, várias vozes exercem certo domínio sobre nós. Quando bebês e crianças, as vozes dos nossos pais são as que mais nos influenciam e nos guiam. Na pré-adolescência, além dos nossos pais, as vozes dos nossos amigos também refletem em nossa forma de ser, agir e em nossas escolhas. Porém, para muitos de nós, é apenas com a maior liberdade da adolescência que notamos que devemos lidar com outra voz, uma que nos traz um turbilhão de novos sentimentos e desejos: a voz da nossa natureza carnal. De fato, ela está presente na vida de todos nós, independentemente da fase que estamos vivendo. Será que dar ouvidos à carne e satisfazer os nossos desejos é a melhor escolha que podemos fazer?

 

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

GÁLATAS 5:16-17

Por isso digo: deixem que o Espírito guie sua vida. Assim, não satisfarão os anseios de sua natureza humana. A natureza humana deseja fazer exatamente o oposto do que o Espírito quer, e o Espírito nos impele na direção contrária àquela desejada pela natureza humana. Essas duas forças se confrontam o tempo todo, de modo que vocês não têm liberdade de pôr em prática o que intentam fazer.

MATEUS 26:41

Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Ao longo de nossa jornada aqui na Terra, as vozes a que damos ouvidos podem mudar a nossa forma de agir e de enxergar a nós mesmos e o mundo que nos rodeia. Como seres que nascem pecadores, devemos ter a consciência de que em nosso interior existe uma guerra entre a nossa natureza pecaminosa (ou carne) e o Espírito, “essas duas forças se confrontam o tempo todo…” (GÁLATAS 5:17).

Cientes disso, devemos cuidar para discernir qual influência temos acatado e deixado exercer domínio sobre nossa vida, escolhas e atitudes, pois ela pode estar nos aproximando mais de Deus e Seus propósitos ou nos afastando gradualmente dele.

 

A voz da natureza carnal

Ao lermos os primeiros capítulos de Gênesis, observamos como aconteceu a queda do homem. Ao desobedecer a voz de Deus e dar ouvidos à voz da serpente, Eva sucumbiu ao pecado, e trouxe sobre a humanidade a herança pecaminosa. Deus ordenou a Eva e a Adão que não comessem o fruto “da árvore do conhecimento do bem e do mal” (3:17), mas ambos, por ignorarem a voz de Deus e darem atenção à voz da serpente, comeram o fruto. E nós sabemos bem como isso terminou…

Esse momento descrito na Palavra de Deus ilustra exatamente o que ceder à tentação da nossa natureza carnal pode gerar em nossa vida: a morte eterna (ROMANOS 7:5). Depreendemos por meio de Eva e de outras pessoas da Bíblia, como Davi e Sansão, que dar ouvidos à nossa natureza carnal, aos desejos pecaminosos de “idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissenções, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes (GÁLATAS 5:20-21) não traz nenhum bem à nossa vida. Pelo contrário, isso apenas gera consequências ruins, talvez irreversíveis, e nos afastam da presença do Senhor.

 

A voz do Espírito

Ainda assim, apesar de possuirmos uma herança pecaminosa e de convivermos com a nossa natureza carnal vociferando a todo tempo em nosso íntimo e tentando nos levar a cair em tentação, a Palavra de Deus nos apresenta uma boa notícia: Deus nos envia o Espírito Santo (JOÃO 14:26). Por conta disso, não é somente a voz da natureza carnal que “grita” em nosso íntimo, mas também a voz do Espírito de Deus. A mesma voz que ajudou Cristo a vencer a tentação no deserto (MATEUS 4:1-11) nos capacita a vencer nossa carne, pois “não [somos] controlados pela natureza humana, mas pelo Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em [nós]…” (ROMANOS 8:9). Quão maravilhoso é saber disso!

A voz do Espírito é aquela que nos guia, nos mostrando “o caminho pelo qual [devemos] andar…” (ISAÍAS 30:21), e que nos mantém firmes à Palavra de Deus. Ela nos fortalece e nos ajuda a vencer as tentações. Ela nos ensina a obedecer a Deus em tudo para que nos aproximemos do Senhor e cumpramos Seus propósitos. A voz do Espírito nos direciona à vida eterna. Ela é a única à qual devemos dar ouvidos todos os dias.



QUESTÕES PARA DEBATE

1- Quais vozes você permite influenciar sua vida? Elas impulsionam você a crescer ou o levam ao declínio espiritual?

2- Você tem dado ouvidos à voz do Espírito ou à voz da natureza carnal? Se a voz da carne exerce mais influência sobre você, o que pode fazer para mudar isso?

3- Leia o capítulo 5 de Gálatas e reflita sobre as consequências de acatar a influência da natureza carnal, ou de viver sob a influência do Espírito Santo. Então, a partir de agora, qual delas você escolherá seguir?

 

ORAÇÃO

Querido Deus, agradeço-te por saber que temos o Teu Espírito habitando em nosso interior. Que Tu tenhas total poder sobre a nossa vida para que ouçamos a voz do Teu Espírito, e que ela comande, influencie e guie os nossos passos em obediência a ti. Que nossa natureza carnal não tenha voz para influenciar nossa vida, e que ela seja derrotada diariamente pelo poder do Teu Espírito em nós. Livra-nos e guarda-nos de todas as tentações. Em nome de Jesus. Amém!

Sônia Azevedo

Enfermagem — Jesus no CEST