DISCIPLINAS ESPIRITUAIS

Creio que, assim como eu, você não teve a melhor das impressões com a palavra disciplina. Provavelmente ela remete a algo que gera algum tipo de dor lá na sua infância, talvez várias regras ou até mesmo correções que foram aplicadas de maneira inadequada (já que existe uma forma certa de seu uso e aplicação), sob a justificativa que era necessário agir “com disciplina” para impor certa ordem. Ou até mesmo agora, enquanto precisa fazer matérias, as “ditas-cujas” das disciplinas na universidade; essa palavra não parece ser a mais agradável na vivência dos estudantes. No entanto, vamos refletir hoje sobre o quanto o inimigo é astuto na subversão do significado de algumas palavras e recursos que buscam de fato o que é bom para nós. Você já pensou a respeito da bênção da disciplina e, principalmente, das disciplinas espirituais?

 

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

HEBREUS 12:4 NVI

Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.

 

GÁLATAS 5:16 ARA

…andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne…

 

SALMO 119:71-73

O sofrimento foi bom para mim, pois me ensinou a dar atenção a teus decretos. Tua lei é mais valiosa para mim que milhares de peças de ouro e de prata. Tu me fizeste, tu me formaste; dá-me entendimento para aprender teus mandamentos.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Antes de conhecermos a bênção da disciplina, vamos pensar em seu significado original. A palavra é proveniente do latim disciplina, “instrução, conhecimento, matéria a ser ensinada”, derivando de discipulus, “aluno, aquele que aprende”, que, por sua vez, vem do verbo discere, “aprender”. No decorrer do tempo e vivência, a palavra disciplina passou a significar “manutenção da ordem”. Dito isto, é possível perceber a conexão que existe com conhecimento e aprendizado. Em medida alguma o aprendizado é algo danoso para nós seres humanos, visto que estamos em diferentes níveis e crescendo continuamente em conhecimento. Assim, mesmo que exista pontos de instrução na sua história pessoal que o afastam do verdadeiro propósito da disciplina, ela envolve você naquilo que de fato importa sobre o termo: aprender, conhecer.

Dentro dessa perspectiva de aprendizado e conhecimento que a disciplina encerra, pensemos quando ela é de âmbito espiritual. Richard J. Foster, em seu livro Celebração da disciplina — O caminho do crescimento espiritual (Ed. Vida, 1983), afirma o seguinte: “As disciplinas clássicas da vida espiritual convidam-nos a passar do viver na superfície para o viver nas profundezas. […] Não devemos ser levados a crer que as disciplinas são para os gigantes espirituais e, por isso, estejam além de nosso alcance; ou para os contemplativos que devotam todo o tempo à oração e à meditação. Longe disso. Na intenção de Deus, as disciplinas da vida espiritual são para seres humanos comuns: pessoas que têm empregos, que cuidam dos filhos, que lavam pratos e cortam grama”.

Diante disso, o convite para conhecer e aprender mais de Deus por meio das disciplinas espirituais não é para alguns, é para todos nós. E mais: o efeito delas deve permear o nosso cotidiano. Assim, é notável que precisamos urgentemente aprender a ser mais parecidos com Cristo, e somente o Espírito Santo pode nos instruir e viabilizar isso. E Ele usa as disciplinas espirituais para nos conectar à verdadeira vida em Cristo e nos tornar realmente semelhantes a Jesus em tudo que somos e fazemos. Um ponto a se destacar quanto a isso é o fato de ser necessário caminhar nessa direção, dando um passo de cada vez na prática de cada uma das disciplinas espirituais.

Nas próximas semanas, veremos, de maneira mais ampla, várias disciplinas espirituais que objetivam tornar-nos mais parecidos com Cristo, das quais cito algumas: jejum, oração, estudo da Palavra de Deus, serviço, adoração, comunhão, submissão, entre outras. À primeira vista, por conta de nossa natureza humana, poderia se acreditar que praticá-las constantemente seria algo muito difícil ou monótono para nós. No entanto, observe que a questão não é correr em relação a prática delas, mas sim dar passos diários a fim de que elas moldem a nossa vida e transformem o nosso modo de viver em um estilo santo.

O processo de viver as disciplinas espirituais, com o tempo, preparará você para uma corrida: resistir ao pecado será finalmente uma realidade em sua vida, pois o seu espírito e a sua alma estarão bem treinados e nutridos. Lembre-se de que essa conquista de modo algum ocorrerá por você ser alguém bom, visto que ela é possível apenas quando você conhece e se relaciona diariamente com Aquele que venceu, para todo sempre, o pecado. Aprender as disciplinas espirituais o conduzirá a um relacionamento mais íntimo e verdadeiro com o Pai.

Dê um primeiro passo hoje em direção à prática das disciplinas espirituais, ande sob as vistas de Deus e orientação do Espírito Santo e seja semelhante a Jesus.



QUESTÕES PARA DEBATE

1- Você já teve alguma experiência ruim com a palavra disciplina? Como foi?

2- Quais das disciplinas espirituais você tem praticado em sua vida? Das que você conhece, quais são as mais difíceis de praticar hoje? Por quê?

3- Sua vida reflete que você tem buscado ser mais parecido com Cristo? Como isso se demonstra?



ORAÇÃO

Senhor Jesus, o meu ser tem um profundo desejo de te conhecer mais e mais. Compreendo hoje que as disciplinas espirituais foram o caminho que Tu construíste para que eu pudesse me assemelhar ao Senhor e caminhar realmente perto de ti. Perdoa-me pela minha negligência e ensina-me a andar diariamente contigo. Que eu alimente o meu espírito e alma com a Tua Palavra e viva intensamente as Tuas verdades, assim a vitória sobre o pecado será uma realidade em minha vida. Em nome de Jesus. Amém!

 

Jéssica Pavanelo

Letras Português/Inglês — UTFPR em Cristo