Os patriarcas da Bíblia: exemplos de entrega e fé

Os patriarcas da Bíblia
Os patriarcas da Bíblia

Encontramos na Bíblia homens que são pilares da história da fé cristã. São exemplos inspiradores que ressoam através dos séculos, com valiosas lições para a nossa jornada espiritual. Separamos para você, a partir do livro O homem que Deus usa, o exemplo de 3 patriarcas para motivar o seu relacionamento com o Senhor.

1. Abraão

A vida toda desse patriarca foi um chamado para fazer entregas, que envolveram fé e obediência. Ele foi o primeiro a crer nas promessas de Deus, e o Senhor concedeu a ele uma grande nação de descendentes, a terra prometida de Canaã e o filho da promessa, Isaque. A vida de Abraão nos ensina sobre fé, sobre a importância de confiar em Deus mesmo em meio a incertezas, em obediência às Suas promessas, pois Ele é fiel para cumpri-las.

2. Jó

Foi um homem íntegro que temia a Deus e que em todos os momentos de sua vida, mesmo os mais difíceis e de dor, estava rendido ao Senhor. O seu sofrimento o ensinou a compreender que a soberania de Deus permite que Ele use as adversidades para um propósito maior em Seu plano. E como Jó, podemos ver que o Senhor está sempre no controle de tudo o que acontece aos Seus filhos e por isso, estamos seguros nele. 

3. Jacó

Filho de Isaque, teve uma jornada de altos e baixos em sua vida. Durante toda sua vida, tentou conquistar as coisas por si mesmo, mas Deus, em diversas situações, estava tratando sua vida para que ele se entregasse e Jacó ainda relutava. Ele lutou com Deus por uma noite inteira e prevaleceu, naquela noite ele se rendeu ao Senhor e teve seu nome mudado para Israel, que significa “aquele que luta com Deus”. Sua transformação de enganador para aquele que busca a face de Deus nos lembra que a jornada de fé nem sempre é fácil, mas Deus nos transforma e nos abençoa, apesar das nossas falhas e limitações.

Esses e outros patriarcas na Bíblia nos mostram que a fé genuína se manifesta em diversas situações da vida. Suas histórias são testemunhos vivos da fidelidade e do cuidado de Deus para com Seus filhos, mesmo em meio a desafios e adversidades. À medida que contemplamos suas vidas, somos incentivados a fortalecer nossa própria fé, buscando uma relação mais profunda com Deus e obedecendo a Sua vontade em todas as circunstâncias.

O homem que Deus usa

Você pode ler mais sobre esses homens de fé e sua caminhada com Deus no livro O homem que Deus usa e se inspirar em seus exemplos de vida para a sua jornada de fé.

O homem que Deus usa

Você pode ler mais sobre esses homens de fé e sua caminhada com Deus no livro O homem que Deus usa e se inspirar em seus exemplos de vida para a sua jornada de fé.