Conexão Universitária — Cura para toda a criação

Conexão Universitária Estudo #49 - Cura para toda a criação

Cura para toda a criação

 

Toda a criação, inclusive os seres humanos, veio a existir do nada pela vontade de Deus, o Criador. Diferentemente dos deuses adorado pelo mundo, o nosso Deus — o Deus que a Bíblia nos revela — se distingue por ser infinito e ao mesmo tempo pessoal; Ele governa sobre tudo e todos; toda a criação depende do Seu Criador; inclusive nós, apesar da maneira singular pela qual fomos criados. O homem se distingue do restante da criação por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, o que faz dele um ser único. Contudo, enquanto ser criado, o homem está unido às demais criaturas, logo não tem o direito de desvalorizar o restante da criação, pois ela manifesta a glória do Criador.




ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

ROMANOS 8:19-23

 

Pois toda a criação aguarda com grande expectativa o dia em que os filhos de Deus serão

revelados. Toda a criação, não por vontade própria, foi submetida por Deus a uma existência fútil, na esperança de que, com os filhos de Deus, a criação seja gloriosamente liberta da decadência que a escraviza. Pois sabemos que, até agora, toda a criação geme,

como em dores de parto. E nós, os que cremos, também gememos, embora tenhamos o Espírito em nós como antecipação da glória futura, pois aguardamos ansiosos pelo dia em que desfrutaremos nossos direitos de adoção, incluindo a redenção de nosso corpo.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Existe um anseio pela redenção completa das consequências malignas da queda não somente do homem, mas também de toda criação. Baseados na obra de Cristo, precisaríamos buscar cura para todas as áreas afetadas pela queda.

 

Francis Schaeffer diz que, com a queda, o homem foi afastado não só de Deus, mas de si mesmo (não se conhece), dos outros e da natureza; e a própria natureza está separada de si mesma. Assim, quando Cristo voltar, Ele trará cura completa a todas essas separações, mas com base na Sua obra expiatória, podemos buscar redenção hoje mesmo.

 

Renove seu entendimento quanto ao dominar sobre a Natureza. Ao homem foi dada a capacidade de dominar a natureza, contudo ele não é soberano sobre ela, somente Deus o é. A natureza não é nossa, ela tem um único dono: Deus. Essa verdade precisa estar firme em nossa mente.

 

Somos mordomos, foi-nos confiado o papel de cuidar e guardar a natureza. Ela é um recurso que precisamos administrar com sabedoria. O homem, pecaminosamente, se colocou no centro de tudo e exerce sua habilidade de domínio de modo errado. Por ele estar caído, ele explora as coisas criadas como se elas fossem nada em si próprias, e como se ele tivesse um direito autônomo sobre elas. Sendo assim, as pessoas que regressaram à comunhão com Deus — tendo um lugar efetivo em Seu reino e sabendo que o Senhor é onipresente — certamente deveriam demonstrar um uso apropriado da natureza. Podemos ter certo domínio sobre ela, mas nós não a usaremos de forma semelhante ao homem sem Deus.

O cristão é chamado a demonstrar tal domínio, porém de forma correta: tratando a criação como algo valioso, exercendo domínio sem ser destrutivo. Nossas igrejas deveriam ter nos ensinado e praticado isso desde sempre, mas geralmente tem falhado, e nós precisamos confessar nosso fracasso.

O homem pode ter domínio, inclusive de si mesmo. Ele pode escolher dominar, pois é uma criatura moral. Mas também, por escolha, deve exercer isso da maneira correta para honrar, da forma mais elevada possível, o Deus que tudo criou. Os cristãos, dentre todas as pessoas, não deveriam ser os destruidores. Nós deveríamos tratar a natureza com um respeito gigantesco. Podemos derrubar uma árvore para construir uma casa, ou fazer uma fogueira para manter a família aquecida, mas não simplesmente por derrubá-la. Temos razões para respeitar a natureza e, quando o fazemos, colhemos benefícios para nós mesmos.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

 

1-. O que significa ser mordomo?

2-  Qual a conexão entre a nossa mordomia e a criação do Senhor?

3- Você tem praticado mordomia? De que forma?






ORAÇÃO

Senhor, perdoa-nos por não cuidar de maneira adequada de tudo aquilo que Tu colocaste em nossas mãos para cuidar. Que possamos compreender que tudo pertence ao Senhor, e que precisamos cuidar com zelo e amor da natureza e de tudo que existe nela, pois ela é Tua criação feita para Tua glória. Em nome de Jesus. Amém!



Lucas Silva

Engenharia Elétrica — Grupo UFPR