É chegado o reino dos Céus — Conexão Universitária

Conexão Universitária Estudo #50 É chegado o reino dos Céus

É chegado o reino dos Céus



Jesus Cristo começou a anunciar esta mensagem após o Seu batismo: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo” (MATEUS 4:17). Esse Reino não diz respeito a um lugar, uma localização geográfica, mas fala em primeira instância do direito legal que

Deus tem de governar sobre todas as coisas. O Reino dos Céus é a manifestação da soberania do Senhor sobre tudo, uma realidade que deriva da própria natureza de Deus. Nas Escrituras, quando o Seu Reino é estabelecido, ele se apresenta na presença de Deus e Seu domínio. Em Sua presença, nada que não seja santo pode habitar, uma vez que Deus é santo. A fim de nos santificarmos, precisamos nos arrepender de nossas ações e nos entregarmos a Deus (ATOS 2:38). Portanto, “arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

MATEUS 10:7-8

Vão e anunciem que o reino dos céus está próximo. Curem os doentes, ressuscitem os

mortos, purifiquem os leprosos e expulsem os demônios. Deem de graça, pois também de graça vocês receberam.

 

MATEUS 4:17

A partir de então, Jesus começou a anunciar sua mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”.




FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Ao estudar as parábolas no capítulo 13 do livro de Mateus, encontramos três razões pelas quais devemos nos arrepender, a fim de sermos moldados pelo Reino dos Céus:

 

Parábolas do joio e trigo e rede de pesca (vv. 36-43,47-51)

Essas parábolas nos apresentam um tempo em que aqueles que não são filhos de Deus serão arrancados do Reino e os que forem justos permanecerão. Tenho entendido, por meio dos textos bíblicos aqui referenciados, que, antes de esse tempo chegar, o arrependimento precederá o avivamento na Terra, o qual amadurecerá e preparará a Igreja de Cristo para a Sua vinda. Isso me leva a crer que haveria uma diferença muito maior entre aqueles que pertencem ao Reino e aqueles que não, assim como acontece no final do ciclo de vida do joio e do trigo. Acredito que, você e eu, queremos fazer parte de tal avivamento, portanto, “arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”.

 

Parábolas semente de mostarda e fermento (vv.31-33)

Pequenos atos de propagação do evangelho, quando atingem o coração de alguém, mudam a vida dessa pessoa completamente. E não apenas desta pessoa, mas de todos à sua volta. Na medida em que tal pessoa amadurece no seu relacionamento com Deus, outros se alimentam do que ela traz e conhecem a Jesus por intermédio dela. Quando o Reino dos Céus é inserido em algum lugar, não há como o seu entorno não ser afetado: quando Jesus trouxe o Reino dos Céus, mediante Sua vida, fez um alvoroço tanto na vida

dos que criam nele, quanto na dos que não criam. O Reino dos Céus não chega sem abalar tudo, ele não passa despercebido. Portanto, por meio dos frutos que são gerados por meio de nossa vida podemos ver a qual reino verdadeiramente pertencemos. Assim, “arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”.

 

Parábolas tesouro no campo e pérola (vv.44-46)

O Reino dos Céus, quando encontrado por alguém, torna-se a coisa mais importante na vida dessa pessoa. Não há nada que se compare ao seu valor, uma vez que o Reino dos Céus é Cristo em nós, a esperança da glória (COLOSSENSES 1:27). É com essa primazia que devemos tratá-lo. A igreja de Laodiceia (que alguns teólogos entendem ser a igreja dos tempos atuais) foi condenada por ser morna (APOCALIPSE 3:16). Deus não deseja que Seu povo seja morno, mas sim intenso para com Ele, renunciando a tudo para ter um relacionamento com o Senhor. Portanto, busquem o Senhor e “arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

 

1-Medite sobre suas ações e das pessoas próximas a você. Que tipo de pessoa você tem sido, joio ou trigo? Por quê?

  1. Quais tipos de fruto sua vida tem gerado às pessoas ao seu redor e nos ambientes onde está inserido? 
  2. Quão intenso tem sido o seu relacionamento com Deus? Como você penso que poderia melhorar isso?



ORAÇÃO

Deus, peço-te que reines sobre o meu coração, que o Espírito Santo guie a minha vida e me direcione para o que devo fazer em ti. Pai, transforma-me à Tua imagem e semelhança, pelo Teu amor. Ajuda-me a lançar fora velhos pensamentos e costumes e a me arrepender verdadeiramente enquanto é tempo, visto que o Teu o Reino está próximo. Que, assim como o Senhor explica na parábola do semeador, eu possa ouvir e entender a mensagem do Reino dos Céus, a fim de dar bons frutos para ti. Que minha vida e frutos sejam uma resposta ao Teu amor! Em nome de Jesus. Amém!



Pedro Mantovan 

Engenharia de Controle e Automação — UTFPR