O FRUTO DO ESPÍRITO

 

A vida de um sobrevivente neste mundo é uma incansável busca por amor, paz, alegria e outros elementos associados a uma vida boa. Temos assistido de camarote o quanto a nossa geração tem tentado preencher essas lacunas com migalhas, acreditando que elas a satisfarão, embora só aumentem cada vez mais a sua carência. A grande e boa notícia é que existe suprimento verdadeiro para cada uma das necessidades humanas, porém ele é alcançado somente por aqueles que o procuram no lugar certo, ou seja, na pessoa do Espírito Santo. Ele, e apenas Ele, produz o fruto capaz de nos fartar plenamente de amor, paz, alegria e muito mais.

O Espírito Santo está disposto a compartilhar conosco, e por meio de nós, o Seu fruto. Ao nos conceder o Seu fruto e gerá-lo em nós, Ele nos capacita a viver de forma plena usufruindo da comunhão com Cristo.

 

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

GÁLATAS 5:22-23

Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!

JOÃO 15:8

Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade.

MATEUS 3:8

Provem por suas ações que vocês se arrependeram.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Você provavelmente já percebeu o quanto o meio influencia diretamente a personalidade de alguém. Repare em turmas mais avançadas de psicologia, por exemplo. A tendência é que, com o tempo, tais acadêmicos se enquadrem ainda mais nos estereótipos que temos em mente de como um psicólogo fala, age e até mesmo se veste. Não obstante, se analisarmos a entrada dos jogadores, no estádio que sediará a partida, observaremos que existe uma cultura de vestimenta, de aparência e no jeito de se movimentar. Existe algo nas pessoas que nos faz perceber o meio em que elas vivem. A partir do que vemos na realidade cultural e formulada por seres humanos, como a psicologia e o futebol, que influencia tanto o meio em que estamos inseridos, é importante refletirmos no quão poderosa é a influência de uma cultura eterna e divina que pertence a outro reino, o reino dos Céus.

Existe uma cultura que é perceptível na vida do discípulo de Jesus, e ela é incapaz de se sustentar no coração humano se não pelo Espírito de Deus. A conversão daquele que recebe a Jesus como Senhor e Salvador deve ser marcada por uma mudança de cultura, como consequência por receber o Espírito Santo habitando em si. Isso vem de dentro para fora e se manifesta na vida em comunidade. Estas características culturais do reino de Deus (“amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”) estão explícitas na carta de Paulo aos cristãos da Galácia.

Ao examinarmos Romanos 8:5-6, deparamo-nos com a realidade da vida espiritual, a saber: aqueles que vivem de acordo com o Espírito, têm a mente orientada a satisfazer aquilo que o Espírito deseja. A partir disso, entendemos que somos incapazes de gerar o fruto do Espírito sem termos antes passado pelo processo de submeter a nossa natureza humana (a nossa carne) a Deus e à Sua Palavra, subjugando as vontades carnais ao que agrada o Espírito de Deus. Ao vivenciarmos isso, nossa mentalidade, pensamentos, cultura e identidade passam a estar vinculadas ao Espírito Santo.

Quando permitimos o controle do Espírito Santo sobre nossa mente, isso “resulta em vida e paz” (v.6). Nossa mentalidade é transformada de acordo com os preceitos do reino dos Céus, e nossa vida torna-se habitação do próprio Espírito, de forma que passamos a gerar o fruto da cultura do próprio Deus. Por isso, qualquer tentativa de produzir o fruto do Espírito sem o relacionamento com Deus não trará resultado algum, pois no máximo teremos resquícios daquilo que, em Deus, poderia vir a ser um dia: amor, alegria e todas as demais virtudes. Toda jornada em busca do fruto do Espírito, sem buscar primeiro o Deus que o origina, será um fracasso.

Se atentarmos para o texto de Mateus 3:8, entenderemos que o fruto do Espírito é resultado de arrependimento e submissão ao Senhor. Mais do que virtudes para uma boa convivência, o fruto do Espírito compõe a vida da pessoa que, salva por Jesus, abandonou a cultura de sobrevivência deste mundo, trocando-a pela cultura de vida dada pelo próprio Deus Vivo.

O que muda quando sou salvo e me torno discípulo de Jesus? O fruto do Espírito! Agora carrego comigo o que o mundo busca, de todas as formas, alcançar, mas em sua forma plena e verdadeira. Isso fica ainda mais nítido nesta declaração de Jesus: “Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade” (JOÃO 15:8).

Ó, que grande privilégio é ser um discípulo de Jesus e produzir frutos que trazem glória ao nosso Deus. Isso, sem sobra de dúvida, é uma marca inconfundível de que servimos e seguimos o Seu Filho, Jesus, nosso Salvador!

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Onde tenho procurado por amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio?

2- Minha identidade, cultura e vivência expressam nitidamente que fui salvo por Cristo e produzo o fruto do Espírito?

3-Tenho me preocupado em frutificar para o reino de Deus, mais do que frutificar para meus próprios interesses?

 

ORAÇÃO

Querido Deus, meu desejo é produzir frutos que revelem o Céu e glorifiquem a ti. Perdoa-me por eu nem sempre manifestar, em minha vida, o que significa ser verdadeiramente um discípulo de Cristo. A partir de hoje, anseio por desenvolver o fruto do Espírito, permanecendo em Teu Filho, Jesus, e glorificando a ti, Pai. Que em mim se encontre amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Que minha vida sirva única e exclusivamente para a Tua glória, Senhor, e que eu carregue as marcas de um verdadeiro seguidor de Cristo. Em nome de Jesus. Amém!

Roberto Olegário

Teologia / Jornalismo — Pastor da Igreja Harã