JESUS, EXEMPLO DE SUBMISSÃO

 

Submissão significa obediência, e o maior símbolo de submissão em toda história, humana e bíblica, foi à entrega do Senhor Jesus à morte de cruz. “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (FILIPENSES 2:5-8).

Indiscutivelmente, Cristo foi e é o nosso maior exemplo de submissão. Ele se submeteu ao Pai, e foi obediente até a morte para nos salvar, mesmo sem merecermos esta graça proveniente de Deus. É sobre isso que conversaremos esta semana.

 

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

JOÃO 13:14

E uma vez que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros.

LUCAS 22:42

Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, que seja feita a tua vontade, e não a minha.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Gostaria de destacar dois momentos da narrativa bíblica em que podemos observar a submissão de Jesus, visto que somos chamados a agir da mesma forma.

Primeiramente, perceba, em João 13:1-17, a submissão de Jesus em relação aos Seus discípulos, o momento em que Ele lava os pés deles. Jesus “levantou-se da mesa, tirou a capa e enrolou uma toalha na cintura. Depois, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés de seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura” (vv.4-5). O Senhor Jesus, o Filho de Deus que se fez homem, veio à Terra e assumiu a função de servo. Ele declarou: “…uma vez que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês” (vv.14-15). Ele foi submisso para nos ensinar o que é submissão.

Cristo fala que aqueles que não têm os seus pés limpos não têm “comunhão” com Ele (v.9). Logo, para isso, alguém precisa se colocar à disposição para lavar os pés da igreja, a fim de que ela tenha comunhão com o Senhor. Porém, para que isso ocorra é necessário parar de buscar por posições de destaque ou de poder, e empenhar-se em desenvolver o caráter submisso de Cristo, usufruindo da Sua alegria enquanto trabalha nisso. Então, “agora que vocês sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem” (v.17). Aprendamos com Cristo o valor da submissão!

Em segundo lugar, pontuo aqui o momento em que Jesus se submete a vontade de Deus: “Pai, se queres, afaste de mim este cálice. Contudo, que seja feita a tua vontade, e não a minha” (LUCAS 22:42), e morre na cruz. Jesus foi submisso e obediente ao Pai até a morte, e morte de cruz. Apesar de saber o quanto sofreria, Ele se sujeitou à vontade do Pai e sofreu por nós, em nosso lugar. Jesus, o homem sem pecado algum, se fez como um cordeiro, entregando a própria vida em favor de nós.

 

Vale lembrar que a cruz e tudo o que Ele sofreu era para nós, você e eu, suportarmos e passarmos, visto que a morte era o custo pelo pecado. Mas, Jesus, o homem mais submisso que já existiu em toda a história da humanidade, se entregou e morreu em nosso lugar.

Observe estes dois passos que tornam possível seguir o exemplo de submissão de Jesus:

 

Negar-se a si mesmo (LUCAS 9:23)

Embora não seja uma tarefa fácil, é o que Jesus diz para fazermos. Isso significa que dia após dia devemos dizer não à natureza humana decaída, nos desviarmos dos desejos da carne (GÁLATAS 5:19-21) e amarmos ao Senhor acima de todas as coisas.em Gálatas 1:10 que não devemos buscar a aprovação das pessoas, é je nos tornamos suscetíveis à idolatria. Tratando-se das redes sociais, talvez a idolatria do “eu” seja a mais difundida, e é por isso que precisamos ficar atentos quanto ao nível de influência que sofremos ao estarmos conectados a elas.

Amar o próximo como a si mesmo (MATEUS 22:39)

Nem sempre é fácil amar as pessoas como a nós mesmos, principalmente pessoas distantes, desconhecidas ou aquelas que nos feriram em algum momento. Contudo, amar o nosso próximo é um ato de submissão ao Senhor, pois ao tomarmos essa decisão, estamos cumprindo um mandamento que Ele nos deixou.

Seja obediente ao Senhor, busque ouvir e fazer a vontade de Deus, pois assim entrará no reino dos Céus (MATEUS 7:21). Jamais se submeta a algo ou a alguém que vai contra os princípios bíblicos e que rejeita ou distorce a verdade do Senhor. Escolha seguir o exemplo de submissão de Jesus e experimente a alegria advinda da obediência a Deus.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Para você, ser submisso é algo fácil ou difícil? Por quê?

2- Como você entende, hoje, o ato simbólico de lavar os pés de alguém?

3-O quão submisso você tem sido a Deus? E às pessoas? Como pode melhorar a sua experiência quanto a isso?

 

ORAÇÃO

Jesus, muito obrigado pelo Teu ato de tão grande submissão demonstrado na cruz. Agradeço-te por teres sido submisso ao Pai até a morte, e morte de cruz, tornando-te assim o maior exemplo de submissão para a Tua Igreja. Ensina-me a ser submisso a ti em amor e a ter esse coração para com o meu próximo a fim de abençoá-lo, e não por querer algo em troca. Que o meu desejo seja somente agradar a ti. Em nome de Jesus. Amém!

 

Geovanna Greschuk

Engenharia Industrial Madeireira — Jesus na UFPR