PAZ EM MEIO À GUERRA

É comum vermos pessoas desejando paz umas às outras em ocasiões como na virada de ano ou num aniversário. Também ouvimos sobre paz quando nos deparamos com um contexto de guerra, assim como no caso recente entre Ucrânia e Rússia. Apesar de desejarmos a paz em um mundo onde o caos reina, é difícil encontrarmos um momento de paz. Parece-nos que, a cada instante, surge uma nova notícia preocupante. Muitos lares estão em conflitos constantes, e para piorar, parece-nos, novamente, impossível encontrar paz no contexto universitário. Desejamos que as pessoas tenham paz e queremos ter paz em nossa vida, mas o que é a paz, afinal? De onde ela vem, e como podemos viver em paz?



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

JOÃO 14:27

Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se aflijam nem tenham medo.

JOÃO 16:33

Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo.

FILIPENSES 4:7

Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Durante a minha graduação na faculdade, percebi que a maioria dos meus colegas sofriam com problemas de ansiedade. Eu achava muito estranho ver como as pessoas estavam constantemente ansiosas e geralmente dopadas por causa dos remédios. E o que me chamava mais a atenção era saber que meus colegas sofriam com ansiedade cursando psicologia. Eu pensava comigo mesma: “Se estamos todos doentes, como iremos tratar alguém? Como falaremos sobre paz se não a experimentarmos?”.

O que é paz e de onde ela vem?

Certamente você também já lidou com uma situação de estresse intenso, pois todos nós lidamos com isso. O problema não está em ter momentos de ansiedade (algo normal), o problema é quando a ansiedade toma conta da nossa vida e já não conseguimos mais ter paz. Conforme Filipenses 4:9, a paz que vem de Deus estará conosco quando colocarmos em prática o que aprendemos na Sua Palavra. Ou seja, a paz perfeita vem somente de Deus, e ela permanece conosco a partir de um posicionamento prático da nossa parte. Jesus declarou: “Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo” (JOÃO 16:33). A definição de paz, segundo a Palavra, não é a ausência de circunstâncias ruins ou a ausência de conflitos, como se encontra nos dicionários. Muitas vezes, em nossa mente, acreditamos que encontraremos paz quando as coisas se resolverem, mas ao lermos Filipenses 4:7, compreendemos que a paz oriunda de Deus excede a todo entendimento, ela vai além de toda e qualquer circunstância, por isso, o mundo não a entende.

Como permanecer em paz em meio a circunstâncias desfavoráveis?

A partir do momento em que entendemos que a paz é um presente que podemos encontrar apenas em Deus (VEJA JOÃO 14:27), passamos a entender que para experimentá-la no dia a dia, precisamos, primeiramente, aceitar essa dádiva que nos é dada pelo próprio Deus e, em seguida, exercitá-la pela prática da Sua Palavra. Contudo, vamos ser sinceros: é muito mais fácil falar do que fazer, não é mesmo? Às vezes, pensamos que a paz é automática quando seguimos Jesus, mas de acordo com Filipenses 4:6-7, é um posicionamento que deve partir de nós. Perceba no texto que Deus nos recomenda a não ficarmos ansiosos, e em seguida nos mostra como fazer isso na prática: “…orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez” (v.6). E ainda: “Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor” (v.8). Quando colocamos a Palavra de Deus em prática, Deus vem e realiza aquilo que para nós é impossível: guarda nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus.

Como viver em paz com os outros?

Deus deseja que vivamos em paz, tanto em nosso coração, quanto uns com os outros. No entanto, como a Bíblia nos exorta em Colossenses 3:15, precisamos permitir “que a paz de Cristo governe o [nosso] coração”, visto que somos “chamados a viver em paz…”. Devemos ainda, “no que depender de” nós, viver “em paz com todos” (ROMANOS 12:18). De fato, é possível posicionar-se em amor sincero, a fim de construir diálogos e relacionamentos, mas precisamos entender que paz não é a ausência de conflitos. Portanto, não devemos agir como alguns que acabam deixando de compartilhar a verdade do evangelho para tentar evitar conflitos a todo custo. Certamente, por mais que façamos todo o possível para manter a paz, nem sempre o outro lado estará disposto à mesma coisa; porém, lembremo-nos de que prestaremos contas a Deus pela nossa própria disposição em manter a paz.



QUESTÕES PARA DEBATE

1- Você tem experimentado a paz de Cristo em seu coração? Se não, por quê?

2- Quais atitudes você tomará a partir de hoje para experimentar a paz “que excede a todo entendimento” em sua vida?

3-No que depende de você, tem buscado viver em paz com as pessoas à sua volta? De que forma?



ORAÇÃO

Senhor, perdoa-me por andar ansioso com muitas coisas. Agradeço-te por me presenteares com a Tua paz. Ajuda-me a colocar em prática aquilo que tenho aprendido em Tua Palavra. Que eu possa sempre lembrar-me de entregar tudo em oração a ti, mesmo que seja necessário fazer isso várias vezes ao dia. Eu quero experimentar e permanecer com a Tua paz em meu coração, e quero fazer o possível, no que depender de mim, para viver em paz com as pessoas à minha volta. Em nome de Jesus. Amém!

Mylena Machado

Psicologia — Pocket UFGD