ALEGRIA NA COMUNHÃO

A palavra comunhão tem muitos significados, pode ser entendida como socializar, comunidade, o que é comum ou amizade, além de outros. Isso me traz muitas lembranças sobre o período em que estive na universidade, e o quanto procurava entender sobre a importância de estar em comunhão e celebrar aquele momento com meus amigos, familiares e a minha igreja local. O fato é que, durante nossa jornada como universitários, muitas vezes somos movidos pela vasta lista de afazeres e de compromissos com os estudos; com isso, podemos ter uma tendência a querer caminhar sozinhos, nos isolarmos, e nos esquecemos de que há alegria na comunhão com nossos amigos, igreja e, inclusive, com a nossa família. No estudo desta semana veremos o quanto é bênção, da parte de Deus, vivermos em comunhão.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

HEBREUS 10:24-25

Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente…

 

SALMO 55:14

Como era agradável a comunhão que desfrutávamos quando acompanhávamos a multidão à casa de Deus!

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Todas as vezes que leio sobre comunhão, eu me lembro de Jesus. Para mim, o maior exemplo de relacionamento, de socialização e amizade vem de Jesus, em como Ele se relacionava com Seus discípulos. Quando começamos a ler o Novo Testamento, particularmente os quatro evangelhos que narram a trajetória de Jesus aqui na Terra, e os Seus ensinamentos ao pequeno grupo de 12 pessoas, podemos observar como Jesus priorizava a comunhão, o estar junto, o encorajar uns aos outros, de forma que eles não deixavam de se reunir. Hoje, podemos constatar os frutos da comunhão na vida daqueles homens que andaram com Jesus. O Senhor não andava sozinho.

Quando entrei na faculdade de direito, em 2015, eu estava tão feliz em realizar um sonho, que comecei a estudar sem parar. Nesse meio tempo, o propósito pelo qual eu estava naquela faculdade ainda não tinha passado pela minha cabeça, visto que eu estava focada em outras coisas. Eu passei a negligenciar, mesmo que de forma involuntária, o fato de que precisava ser sal e luz naquele ambiente, que eu precisava fazer diferença ali.

Lembro-me de que orei ao Senhor e, após um tempo, fui presenteada com grandes amigos. Juntos nós abrimos um núcleo para falar de Jesus na universidade em que estudávamos.

Durante nossos longos cinco anos de faculdade posso dizer, com toda a certeza, que aprendemos o poder e a importância de estarmos juntos em comunhão naquelas reuniões. Por vezes as pessoas vinham falar o quanto eram abençoadas pelos 20 minutos em que orávamos e ficávamos juntos compartilhando ensinamentos sobre Jesus.

O que quero dizer com isso é que não precisamos caminhar sozinhos. Nossa comunhão com Deus, com nossos amigos, com nossa família e nossa igreja gera a força que precisamos para continuarmos caminhando. Além disso, esta união nos propicia ensinamentos que nos capacitam a passar pela faculdade ou por qualquer outro processo com sabedoria.

Comunhão é ter um momento de oração em conjunto como fazíamos nas reuniões, é ouvir, servir e também significa crescer mutuamente, ou até mesmo sofrer juntos.

A comunhão com nossos amigos nos permite, às vezes, criar alguns laços para toda vida; a comunhão com a nossa família auxilia a fortalecer o amor que sentimos uns pelos outros, e isso nos ajuda a passar pelas adversidades da vida; a nossa comunhão com Deus nos conduz a viver de forma plena sabendo que Ele cuida de todas as coisas, pois a fidelidade dele nos alcança em todo tempo; e a nossa comunhão com a igreja nos propicia um lugar onde aprendemos cada vez mais sobre Jesus e a servir a Deus com maior intensidade, como Ele deseja que façamos. Por tudo isso e muito mais, não negligenciemos o poder que existe na comunhão!

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Você valoriza a comunhão ou ela é algo que fica em segundo plano? Por quê?

2- Para você, quais são os ambientes que mais estimulam o esfriamento da comunhão? O que motiva isso?

3-O que você pode fazer para melhorar seu relacionamento de comunhão com Deus, sua igreja, seus amigos ou familiares?

 

ORAÇÃO

Senhor, entendemos a importância e a alegria de vivermos em comunhão. Que o Teu Espírito Santo nos desperte para o que é realmente mais importante no Teu reino. Enche-nos da alegria proveniente da comunhão. Peço-te que, por mais que nossa agenda esteja lotada, Tu nos ensines sobre o quanto é abençoador estar em comunhão com nossos amigos, nossa família, nossa igreja e, acima de tudo, contigo. Agradeço-te por não nos deixares sozinhos. Em nome de Jesus. Amém!

Andreza Braga

Direito — CEUMA