COSMOVISÃO CRISTÃ

Cosmovisão é um conceito surgido dentro da Igreja Cristã, mas formulado pelo filósofo alemão Immanuel Kant. Houve várias apropriações do conceito na filosofia e na psicologia, inclusive criticando-o quanto à ideia de cosmovisão como cognição, isto é, um conjunto de ideias e crenças. Pode-se comparar a cosmovisão a um par de óculos, por meio de cujas lentes a realidade seria interpretada e crenças, estabelecidas. Esse exemplo é aplicável; contudo, um detalhe importante é a precedência da orientação espiritual. Herman Dooyeweerd afirma: “A cosmovisão só é transformada quando há uma operação do Espírito Santo de Deus no coração do ser humano”. Dessa forma, a inclinação muda, o coração se volta para o Deus verdadeiro e, então, torna-se possível a mudança de crenças, comportamento e outras coisas.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

ROMANOS 5:17

A morte reinou sobre muitos por meio do pecado de um único homem. Ainda maior, porém, é a graça de Deus e sua dádiva de justiça, e todos que a recebem reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

ROMANOS 12:2

Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

COLOSSENSES 1:20

…por meio dele, o Pai reconciliou consigo todas as coisas. Por meio do sangue do Filho na cruz, o Pai fez as pazes com todas as coisas, tanto nos céus como na terra.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Pilares da cosmovisão cristã

Podemos delimitar alguns pilares que nos permitem identificar uma cosmovisão cristã, ou seja, grandes temas e princípios que extraímos da Palavra de Deus: a Criação, a Queda, a Redenção e a Consumação. Isso define a cosmovisão cristã, pois a narrativa bíblica de Gênesis a Apocalipse trata desses quatro temas.

A Bíblia apresenta o Deus Todo-poderoso que já existia antes da Criação, ou seja, desde sempre, que criou tudo de modo perfeito pelo poder da Sua Palavra. A Bíblia relata a Queda proveniente da desobediência do homem; com isso, a criação se corrompe, e essa corrupção não é apenas moral ou apenas espiritual, é também física (nasceram espinhos no jardim e morremos por causa do pecado). Paulo fala em Romanos 5:17 que, por meio da transgressão de um só homem, a morte passou a fazer parte da realidade de toda humanidade. Diante desse fato, temos Jesus, Filho de Deus, que é enviado para redimir a criação corrompida. Paulo declara que todas as coisas, as que estão no Céu e as que estão na Terra, são redimidas em Cristo Jesus, pois “por meio dele, o Pai reconciliou consigo todas as coisas” (COLOSSENSES 1:20). O escopo da Redenção é cósmico, isto é, Jesus traz o Universo inteiro de novo para Deus — o Universo que era imperfeito, caído, e que agora volta a se conectar com Deus. Por fim, aguardamos a Consumação dos tempos que ocorrerá com a segunda vinda de Jesus. A Bíblia encerra o Apocalipse com esta declaração: “vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram…” (APOCALIPSE 21:1 NAA), assim, teremos novamente uma criação perfeita. À luz da narrativa bíblica, são esses elementos que determinam a cosmovisão cristã.

Renovação da mente

Harry Blamires, em seu livro A mente cristã: como um cristão deve pensar? (Ed. Shedd Publicações, 2006), afirma que a mente cristã tem a habilidade de pensar sobre qualquer coisa tendo como base e princípio a Palavra de Deus. Esse processo passa pela mudança de nossa cosmovisão e do nosso entendimento. Precisamos orar para que Deus renove nosso entendimento e nosso coração. Precisamos conhecer a Deus e estudar Sua Palavra para conhecê-la, afinal, “o povo está sendo destruído, pois lhe falta de conhecimento” (OSEIAS 4:6 NAA).

Devemos buscar a redenção, propiciada por Deus, de qualquer área que esteja ao nosso alcance. Em outras palavras, no lugar em que Ele nos colocou, devemos realizar o que Ele nos chamou para fazer. Ao usarmos nossos dons, talentos, qualidades e limites, o mover do Céu acontecerá ali. É nesse lugar que Deus realizará coisas incríveis, pois é Ele quem faz novas todas as coisas.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Como ter uma cosmovisão cristã faz diferença em nossa vida?

2- Leia 1 Coríntios 10:31. Qual é o desafio em viver integralmente a nossa fé?

 

3- De que forma as pessoas têm buscado redenção fora de Cristo?

 

 

ORAÇÃO

Senhor, agradeço-te pela revelação que Tu nos trazes por meio da Tua Palavra e, também, pelo mover do Teu Espírito em nós e por meio da nossa vida. Como redimidos, ensina-nos a viver segundo a cultura do Teu reino, de forma a influenciar os lugares em que tens nos colocado com a redenção que Tu propicias em Cristo. Ajuda-nos a manter o nosso coração e mente alinhados à Tua vontade e a aguardar em fidelidade a Consumação dos séculos. Em nome de Jesus. Amém!

 

Christian Britto

Sociologia — UFPR