Conexão Universitária — Eternidade

Estudo semanal #48 Conexão universitária

Eternidade

Horas, dias, meses, anos. Nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Presente, passado e futuro. Conjugação verbal. Variação de espaço em razão da velocidade média. Curto, médio e longo prazo. Cinco anos de graduação, dois anos de mestrado e quatro de doutorado. Planos, otimização, produtividade, processos.

 

Parece que a existência humana e terrena está atrelada ao tempo, tendo prazo de validade, ou ao menos sendo dependente dele. As grandes crises que as pessoas enfrentam podem estar relacionadas ao senso de finitude ante a um projeto que não prossegue, a dúvida quanto ao que virá após uma conquista, um término de relacionamento que pensou-se durar para sempre ou até mesmo uma vida que inesperadamente chega ao fim. Será que a vida acaba no último suspiro? A. W. Tozer afirmou desconhecer qualquer ponto da fé cristã que seja capaz de manter sua significância ao ser despido do conceito de eternidade. Esta semana, conversaremos um pouco sobre isso.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

ISAÍAS 40:28-31

Você não ouviu? Não entendeu? O Senhor é o Deus Eterno, o Criador de toda a terra. Ele nunca perde as forças nem se cansa, e ninguém pode medir a profundidade de sua sabedoria […]. Até os jovens perdem as forças e se cansam, e os rapazes tropeçam de tão exaustos. Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças…



2 CORÍNTIOS 4:16-18

Por isso, nunca desistimos. Ainda que nosso exterior esteja morrendo, nosso interior está

sendo renovado a cada dia […]. Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

O Deus Eterno

Temos um pouco de dificuldade de compreender o que não tem começo nem fim. Sabemos que um dia nascemos e que, naturalmente, nossos dias terminarão. Entretanto, quando nos deparamos com as verdades bíblicas, conhecemos o Deus que existe desde a eternidade (HABACUQUE 1:12 NAA), que é Deus antes mesmo do mundo existir (SALMO 90:2), chamado de Deus Eterno (ISAÍAS 40:28), cuja Palavra é eterna (MATEUS 24:35) e que não sofre a influência do tempo: traduzindo em nossa perspectiva, Ele é “o mesmo ontem, hoje e para sempre” (HEBREUS 13:8). Esse Deus que habita na eternidade (ISAÍAS 57:15) encarnou para dar vida eterna àqueles que nele cressem (JOÃO 3:16).

 

A eternidade falou ao tempo

Quando o Verbo se fez carne, o Deus Eterno falou ao tempo. Lembremos que a concepção do pecado trouxe consigo morte à humanidade (ROMANOS 5:12), limitação à sua existência e separação da vida em Deus. Jesus não conheceu o pecado e se entregou à morte, mas esta não o segurou; afinal, se o aguilhão do pecado é a morte (1 CORÍNTIOS 15:56), a morte não teve poder de prevalecer onde o pecado não habitou. Assim, Jesus Cristo ressuscitou, tomou as chaves da morte (APOCALIPSE 1:18) e nos concede vida por meio de Sua graça. Cremos que Jesus, que é a ressurreição e a vida, revestirá de incorruptibilidade nosso corpo mortal, que se desvanece com o tempo (1 CORÍNTIOS 15:53), e com Ele viveremos eternamente. O tempo e a morte, ouviram que seus dias estavam contados, quando o Verbo encarnado bradou: “ESTÁ CONSUMADO” (JOÃO 19:30, DESTAQUE ADICIONADO).

 

A eternidade no ser temporal

Jesus junto ao poço falou à mulher samaritana: “…quem bebe da água que eu dou nunca mais terá sede. Ela se torna uma fonte que brota dentro dele e lhe dá a vida eterna” (JOÃO 4:14). Já dizia o sábio: “Ele [Deus] colocou um senso de eternidade no coração humano…” (ECLESIASTES 3:11). Podemos crer que esse senso leva à uma busca e anseios que só o Senhor pode saciar. Há algo que apenas Cristo pode conceder; de fato, a vida eterna é conhecê-lo (JOÃO 17:3). Ademais, Paulo ressalta que o nosso corpo físico que envelhece pelo tempo não pode impedir o que se renova interiormente dia após dia (2 CORÍNTIOS 4:16) e nossos olhos devem estar atentos ao que não vemos, pois é eterno. Se estamos em Cristo, que nossos olhos sejam abertos para a eternidade, afinal, “se nossa esperança em Cristo vale apenas para esta vida, somos os mais dignos de pena em todo o mundo” (1 CORÍNTIOS 15:19).



QUESTÕES PARA DEBATE

 

1- Quais são as marcas que o tempo tem deixado em você?

2- O que mais ocupa sua mente? Propósitos passageiros ou eternos?Por quê?

3- Se você não tem certeza da vida eterna, deseja conhecer a Jesus? O que você pensa a respeito da eternidade?





ORAÇÃO

Pai, que nossos olhos estejam naquilo que é eterno; sabemos que só tu Tens as palavras de vida eterna. Enche-nos de esperança ao te conhecer a cada dia mais profundamente, a fim de que transbordemos vida eterna onde quer que estejamos. Em nome de Jesus. Amém!

 

Tieme Harfouche

Engenharia Florestal — Jesus na UFPR