Guiados pelo Espírito - Andar no Espírito
Guiados pelo Espírito - Andar no Espírito

LIÇÃO 2

Andar no Espírito

Leia: Gálatas 5:16-21

 

A chave para viver na liberdade de Cristo é negar a carne guardando um mandamento importante: amar o próximo como a si mesmo. Isso envolve duas partes. Veremos a primeira parte na leitura de hoje e a segunda na próxima.       

Paulo sabe que nenhuma ordem externa pode nos coagir a servir uns aos outros humildemente em amor. O desejo deve vir de dentro de nós, criados pelo Espírito Santo. Paulo aconselha: continue andando no Espírito (Gálatas 5:16), siga-o de perto e deixe que Ele o capacite a fazer a vontade de Deus, dirigindo todos os seus pensamentos, palavras e ações. Nossa imersão total em Sua liderança, Paulo é rápido em prometer, excluirá a carne de nossa vida.

Por que Paulo tem tanta certeza?

Porque o Espírito se opõe absolutamente à carne. Ele não tem nada em comum com ela (v.17). Sendo seu oposto direto, Seu domínio em nossa vida significará o fim da carne. Mas há mais. Enquanto o Espírito pode vencer a carne, ela é impotente contra o Espírito. Além disso, continua Paulo, o propósito da luta do Espírito contra a carne é impedir que os cristãos façam o que a carne quiser. Em suma, o Espírito não é apenas capaz, Ele também está disposto, portanto, a carne não tem absolutamente nenhuma chance.

A boa notícia que Paulo nos traz é que o poder de vencer a carne está no Espírito, não na lei – como sugerido pelos judaizantes – ou em alguma outra regra, seja judaica ou pagã (v. 18). A carne ama regras, manipulando-as para nos aprisionar. Antes não conseguíamos encontrar saída, mas guiados pelo Espírito agora somos livres para fazer a vontade de Deus.

Mas por que a carne é tão detestável?

“Basta ver como ela age e você saberá”, responderia Paulo. Ele então recita uma lista que inclui cinco grupos de atos da carne (vv.19-21): sexuais (imoralidade, impureza e sensualidade); religiosos (idolatria, feitiçaria); relacionais (ódio, discórdia, ciúmes, acessos de raiva, ambição egoísta, dissensões, divisões e inveja); destemperança (embriaguez, orgias); entre outros. Entendemos pelo versículo 21 que Paulo não quer dizer que a lista seja exaustiva (“e coisas semelhantes”). Tais atos são tão obviamente maus que nenhuma especulação é necessária (v. 19).

Todo ato tem uma consequência. Deus não ficará de braços cruzados; e  assim  Paulo repete severamente uma advertência que deve ter dado antes: aqueles que persistirem em viver assim não desfrutarão nem experimentarão o governo de Deus em suas vidas. Perderão a herança de Deus: o Seu reino (v. 21).

Andando no Espírito somos livres para fazer a vontade de Deus. O que também negará o controle da carne sobre nós.

Pensando sobre

  • Sugira algumas maneiras que podem ajudá-lo a andar no Espírito e negar a carne.
  • Como o fato de entender as obras da carne ajuda você a andar no Espírito?

Estudo feito por Khan Hui Neon.