Guiados pelo Espírito - Poder do Espírito que Habita
Guiados pelo Espírito - Poder do Espírito que habita

LIÇÃO 1

Poder do Espírito que habita

LEIA: Gálatas 4:1-7

Você quer saber como pode se tornar um herdeiro da promessa de Deus e receber as incríveis bênçãos que vêm com ela? Se esse é o desejo do seu coração, então deixe Paulo levá-lo por esse processo. Ele começa contrastando a era atual da liberdade espiritual em Cristo com a era passada da imaturidade espiritual sob a lei. Para explicar, ele usa a ilustração de uma situação familiar.

O jovem herdeiro do patrimônio de seus pais só será o proprietário integral quando atingir a maioridade. Até lá, ele é menor de idade e fica sob a responsabilidade de guardiões e curadores (Gálatas 4:2). Eles não apenas detêm o patrimônio em confiança, mas também atuam como seus tutores, sujeitando o jovem herdeiro a controle e restrições. Embora seja dono de toda a propriedade, a criança neste momento não é melhor do que um escravo (v.1). Quando ela crescer e atingir a maioridade, no entanto, estará livre de supervisão, e a propriedade estará sob seu controle total.

Da mesma forma, todos nós já estivemos sob tutela.

Paulo compara esse período à escravidão sob os “princípios básicos do mundo” (v.3). No caso dos judeus, isso teria sido escravidão às suas leis e tradições; para os gentios, talvez seu culto e ritos pagãos. Mas isso foi antes de Cristo vir.

Essa antiga ordem terminou quando Deus enviou Seu Filho no tempo que Ele havia determinado (vv.2,4). A vinda de Cristo inaugura uma era de liberdade espiritual para todos os que se voltam para Ele. Ele é o Filho de Deus – a segunda pessoa na Trindade – e o Filho do Homem (“nascido de uma mulher”, v. 4), e aquele que, embora “nascido sob a lei”, guardou a lei perfeitamente (v.4). Portanto, é Ele, não a lei, que está em posição privilegiada para nos salvar. A morte deste Deus-Homem perfeito na cruz pelos nossos pecados liberta-nos eficazmente da escravidão da lei e abre o caminho para “nos adotar como seus filhos” (v.5).

O Deus que nos concede a filiação também faz viver em nossos corações "o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: “Aba, Pai'".

Isso para que sejamos encorajados a nos aproximarmos de Deus como nosso Pai celestial. A presença do Espírito, portanto, é a evidência de que somos filhos de Deus. E como tal, nos tornamos herdeiros de Deus, com todos os direitos e privilégios que essa posição traz (v.7). Assim, à luz desse entendimento, como alguém poderia querer retornar à antiga ordem da lei (ou culto e ritos pagãos) e ser escravizado novamente?

Que bênção incrível: do cativeiro à liberdade e de escravo a herdeiro! Em Cristo, os crentes realmente alcançaram a maioridade: não são mais escravos sob supervisão, mas filhos maduros e herdeiros de Deus. Eles vivem na liberdade de Cristo, experimentando o cuidado de Deus, seu Pai, e o poder do Espírito Santo que habita em nós.

Pensando sobre

  • De fato, Cristo nos abençoou grandemente. O que a liberdade de Cristo significa para você?
  • Nesta semana, como você pode responder a essa incrível bênção de Cristo de maneira prática?

Estudo feito por Khan Hui Neon.