Como se declarar cristão no trabalho

Como se declarar cristão no trabalho
Como se declarar cristão no trabalho

É assustador ser um cristão no ambiente de trabalho atualmente.


Se alguém descobrir que somos cristãos, há uma boa chance de que automaticamente suponham que somos intolerantes, preconceituosos e racistas.

Teremos conversas desconfortáveis defendendo nossas visões religiosas. Portanto, é natural que queiramos ficar em silêncio, nunca deixar ninguém saber que somos cristãos e evitar qualquer conversa sobre Jesus.

Trabalho alguns dias por semana como médico em hospitais (além do meu trabalho ministerial como palestrante). Um dia, uma enfermeira me perguntou: “O que você faz pelo resto da semana?” Respirei fundo e murmurei: “Trabalho em tempo integral no ministério cristão.” Intrigada, ela perguntou: “O que isso significa?”

Respirei ainda mais fundo e murmurei: “Eu falo para as pessoas sobre Jesus, por meio da Bíblia.”

Houve um silêncio surpreendente. O sorriso dela desapareceu e ela se afastou. Aquela enfermeira me ignorou pelas horas seguintes. Pensei comigo mesmo: “Ah. Pronto. Eu a ofendi.”

Mas mais tarde, durante o dia, ela se aproximou de mim e disse: “Sou uma cristã praticante em tempo integral. Vou à igreja todos os domingos. Aliás, estou indo para o retiro da igreja neste fim de semana.”

Dessa vez, pensei: “Uau! Mesmo sendo cristã, ela não sabia como me dizer que também era cristã.”
Se nós, como cristãos, estamos encontrando dificuldades para confessar a nossa fé a outro cristão no ambiente de trabalho, quais são as chances de contarmos a nossos colegas de trabalho não cristãos sobre a nossa fé?

No entanto, temos um desejo ardente de contar a nossos colegas de trabalho não cristãos sobre Jesus. Passamos tanto tempo com eles, mas não sabemos como nos revelar como cristãos para eles.

Então, o que podemos fazer para contar a nossos colegas de trabalho sobre Cristo sem constrangimento? Tenho três dicas rápidas.

1. Em seu trabalho, orgulhe-se de pertencer a Jesus

Mateus 10:32-33 pode parecer um pouco assustador quando o lemos pela primeira vez. Começa dizendo: “Quem me reconhecer em público aqui na terra, eu o reconhecerei diante de meu Pai no céu. Mas quem me negar aqui na terra, eu também o negarei diante de meu Pai no céu.” Portanto, se eu negar Jesus no trabalho, então Jesus me negará! Mas esses versículos também dizem o oposto: Jesus orgulhosamente nos reconhece diante de Deus Pai. Jesus diz ao Seu Pai: “Essa pessoa é minha. Tenho orgulho de tê-la.”

Isso significa que também podemos orgulhosamente pertencer a Jesus. Jesus está comigo, e eu estou com Ele!

Às vezes, é assustador ser um cristão no trabalho porque nos sentimos muito sozinhos. É como ser um torcedor de um time, numa partida muito esperada, rodeado por uma multidão de torcedores do time adversário!

Mas o objetivo desses versículos é mostrar que não estamos sozinhos. Jesus está conosco. Na verdade, Jesus tem orgulho de estar conosco no ambiente de trabalho. Ele se gaba disso para Seu Pai.

Da mesma forma, nós também podemos nos orgulhar de pertencer a Jesus no ambiente de trabalho. Mas o que exatamente isso significa?

Acho que é um pouco como agora, em que sou definitivamente um homem de família. Nem sempre foi assim. Por muito tempo, eu era solteiro. Dirigia um carro esportivo estritamente para duas pessoas. Morava no porta-malas do meu carro. Passava pelas casas das pessoas na hora do jantar esperando um convite para uma refeição.

Mas agora sou um homem de família. E tenho orgulho disso. Não estou me gabando disso. Quero dizer simplesmente que é tão parte de quem eu sou que transborda em mim – na maneira como penso, me comporto e falo.

Por exemplo, se me pedem para trabalhar um turno extra, automaticamente digo que não posso porque prometi levar minha esposa para sair no aniversário dela. Ou quando as pessoas perguntam sobre meu fim de semana, falo sobre os jogos de futebol dos meus filhos. Ou se alguém precisa de carona, dou uma carona no meu monótono e sem graça furgão familiar cinza – completo com cadeirinhas de bebê, embrulhos de salgadinhos e manchas de chocolate.

É a mesma coisa com se orgulhar de pertencer a Jesus no ambiente de trabalho. É tão parte de quem somos que nossa lealdade a Jesus deve transbordar de nós.

Oferecemos livremente orar por alguém quando compartilham uma preocupação conosco. Não ficamos desconfortáveis quando falamos sobre levar nossos filhos ao grupo de jovens da igreja na sexta-feira à noite. Quando as pessoas perguntam sobre meus planos para a Páscoa, falo sobre o significado especial que tem para mim como cristão.

2. Não espere ter tudo "em ordem"

As Escrituras dizem que temos “vasos frágeis de barro que contêm esse grande tesouro. Assim, fica evidente que esse grande poder vem de Deus, e não de nós” (2 Coríntios 4:7). Este versículo me diz que Deus traz Seu evangelho ao mundo dentro de “vasos de barro” entediantes, mundanos e comuns – nós! Isso significa que Deus nos usa – não apesar de nossas fraquezas, mas por causa de nossas fraquezas – para falar do evangelho aos nossos amigos.

É um pouco como os motociclistas que muitas vezes escolhem andar com o que são chamadas de café racers. Essas motos são antigas, barulhentas, vazam óleo e soltam muita fumaça. Sim, eles poderiam escolher motos mais novas, mais rápidas e mais potentes, mas não há diversão nisso. As café racers têm charme, beleza e personalidade porque são lentas e pouco confiáveis.

Da mesma forma, Deus poderia escolher pessoas mais talentosas e habilidosas para falar aos nossos amigos sobre Jesus. Mas em vez disso, Deus escolhe nos usar.

A maioria de nós está preocupada por não sermos talentosos o suficiente para falar sobre Jesus no trabalho. Somos tímidos demais. Muito socialmente desajeitados. Muito baixos na hierarquia. Mas é exatamente por isso que Deus nos usará. Não apesar de nossas fraquezas. Mas precisamente por causa dessas fraquezas.

No meu trabalho com o City Bible Forum, muitas vezes encontro pessoas que falam de Jesus a seus colegas de trabalho. São aquelas que também comparecem aos nossos eventos do City Bible Forum com um grupo de amigos não cristãos para ouvir nossas palestras.

Mas, ao mesmo tempo, quando falo com essas pessoas, elas são extremamente tímidas e socialmente desajeitadas. Muitas vezes são trabalhadores de escritório de baixa hierarquia. Mas talvez seja exatamente por isso que também são os evangelistas mais eficazes. Deus usa a sua timidez – porque tais pessoas são menos propensas a ofender. Deus as usa mesmo desajeitadas – porque tais pessoas são menos propensas a serem impetuosas, abrasivas e autossuficientes. Deus usa seus empregos de posição inferior – porque as pessoas não se sentirão coagidas a dizer sim a um convite.

3. Pergunte aos seus colegas de trabalho sobre a religião deles!

Você se lembra das aulas de laboratório de química do Ensino Médio? Muitas vezes, todos os ingredientes estão lá para uma reação química. Mas nada aconteceria até adicionarmos um catalisador, que impulsionaria os outros ingredientes a reagir.

É a mesma coisa ao falar com nossos colegas de trabalho sobre Jesus. Muitas vezes, todos os ingredientes já estão lá: temos o relacionamento, a confiança e o capital social. Mas nada acontecerá até que façamos uma pergunta catalisadora que impulsione a conversa para o próximo nível.

Exemplos dessas perguntas catalisadoras são: “Você tem uma fé?” “Com qual religião seus pais o criaram?”, “O que há de melhor em ser ateu/budista/muçulmano/etc?”

Essas perguntas dão permissão ao nosso amigo para falar sobre o sagrado. Nosso trabalho agora é simplesmente ouvir para entender, não para responder. O objetivo é permitir que eles tenham uma conversa segura sobre o que é mais profundo e verdadeiro para eles. Eles têm permissão para serem vulneráveis. Eles não serão julgados. Em vez disso, serão ouvidos e compreendidos.

E se dermos a eles espaço para uma conversa segura sobre suas crenças sagradas, mais cedo ou mais tarde, eles nos darão espaço para uma conversa segura sobre nossas crenças.

Nos últimos meses, perguntei aos meus colegas sobre sua crença no budismo e os ouvi falarem sobre sua religião e o que ela significa para eles. E agora, eles estão começando a me fazer perguntas sobre minha fé e me dando permissão para falar sobre Jesus!

Compartilhar Jesus em nossos ambientes de trabalho seculares pode ser assustador, especialmente porque nossos locais de trabalho são tão diversos e não queremos ofender ninguém. Ou talvez pensemos que só podemos falar de Jesus para nossos colegas de trabalho se formos extrovertidos com vidas incríveis, deslumbrantes e sem pecado. 

Então, simplesmente ficamos em silêncio e evitamos qualquer conversa sobre a nossa fé. Mas não precisa ser assim. Jesus está conosco no trabalho; não estamos sozinhos. Ele se orgulha de nos ter, então podemos nos orgulhar de pertencer a Ele. E Ele deseja nos usar exatamente como somos – vasos de barro quebrados – para sermos Seus instrumentos do evangelho. Compartilhar Jesus com nossos colegas de trabalho não precisa ser um grande momento evangelístico. Pode ser algo simples como: “Ei, me conte mais sobre sua fé…” e dar a eles um espaço seguro para falar.

Originalmente publicado por ymi.today.