Você acha difícil assumir o controle de seus pensamentos? Você costuma ser cercado por pensamentos negativos ou se vê constantemente lutando contra medos?

Paulo escreveu à igreja de Filipos, dizendo: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nisso.” (Filipenses 4:8-9). Parece ótimo, não é? Mas por onde começamos?

Aqui estão cinco dicas rápidas que podem nos ajudar a reorientar nossos pensamentos:

Uma coisa de cada vez. Há algo do qual nós precisamos nos livrar? Existem programas de TV, filmes, músicas ou romances que estão nos levando a pensamentos pecaminosos? Mesmo que não haja nada inerentemente errado em gostar dessas coisas, devemos prestar atenção ao aviso de Paulo: “Tudo é permitido, mas nem tudo convém” (1 Coríntios 10:23). 

Somos facilmente tentados à inveja, luxúria, comparações ou até mesmo vícios. Há algo em sua vida neste momento que se aproveita dessa fraqueza? Se assim for, afaste-se disso. Ficar sem assistir o próximo episódio ou o final da temporada não vai acabar com você. Em vez disso, podemos dar esse tempo a Deus e pedir a Ele que trabalhe em nossos corações.

Depois de eliminarmos as coisas ruins, é hora de encontrar outra coisa para preencher nosso tempo e nossos pensamentos. Podemos procurar coisas que sejam belas, que falem com nossas emoções e imaginação de maneira significativa. O próprio ato de admiração e inspiração é um presente de Deus. Ele é o primeiro criador da beleza (Eclesiastes 3:11).

Por isso, podemos encontrar coisas que retratam o que é verdadeiro, nobre, correto, puro ao nosso redor. Vamos procurar histórias, músicas e arte que nos inspirem e apontem nossos corações para Deus!

Assim como nossa imaginação e emoções precisam ser preenchidas com boa arte, nosso intelecto precisa se envolver com o conhecimento e a verdade. Podemos fazer isso aprendendo mais sobre o mundo ao nosso redor, assim como Aquele que criou tudo.

Você já se perguntou o quão pesada uma nuvem pode ser? Você sabia que a Lua completa uma rotação em seu eixo exatamente na mesma velocidade em que completa uma rotação em torno da Terra? Isso significa que só vemos o mesmo lado da Lua na Terra. Você já percebeu que as flores de amendoim florescem acima do solo, mas as nozes crescem na terra? Há tantos detalhes minúsculos e impensáveis ​​que Deus colocou em prática!

Este mundo revela a esplêndida obra de Deus (Salmo 19) e exercitar nosso intelecto e aprender mais sobre nosso mundo pode nos levar a uma profunda admiração pelo Criador.

Mais importante do que alimentar nossa imaginação e nosso intelecto, precisamos nos concentrar em nossas necessidades espirituais. Ao reorientar nossos pensamentos, o que pode ser mais importante do que voltar nosso foco para nosso relacionamento com Deus?

O melhor lugar para começar é simplesmente lendo a Bíblia e procurando entendê-la. Isso realmente nos ajudará a focar em quem Deus é. Você pode escrever uma lista de Seus atributos? Deus é amoroso (1 João 4:8), sempre presente (Hebreus 13:5-6), conhece todas as coisas (Salmo 139:2), sempre no controle (Mateus 10:29-31)… O que mais você pode pensar?

Agora dê uma boa olhada nessa lista e pergunte a si mesmo, como a natureza de Deus tem se manifestado em sua vida recentemente? Como Ele mostrou Sua presença em suas circunstâncias? De que maneira Ele o lembrou de Seu amor? Quando realmente começarmos a procurar, com certeza encontraremos as impressões digitais de Deus em toda a nossa vida.

Explorar seletivamente livros e artigos escritos por cristãos respeitados também pode nos desafiar a uma compreensão mais profunda das verdades fundamentais.

Finalmente, uma ótima maneira de reorientar nossos pensamentos é ter ótimas conversas com irmãos e irmãs em Cristo. Para iniciar conversas, tente fazer perguntas como: “O que Deus tem feito em sua vida ultimamente?” ou, “O que você tem aprendido em sua leitura da Bíblia recentemente?” É emocionante ver como outras pessoas estão se conectando com Deus e, muitas vezes, isso também nos inspira em nosso próprio relacionamento com Deus.

Certamente, ouvir sobre como Deus tem atuado na vida de nossos amigos é mais interessante do que debater sobre o destino de personagens fictícios ou se entregar a conversa fiada. Por isso, mesmo nos pequenos detalhes dos nossos dias, façamos questão de nos debruçar sobre as coisas que são excelentes!

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.