Agradecemos a Deus por Ele ser nosso Mestre onisciente e por podermos aprender a lidar com situações e circunstâncias complicadas da vida em Seu manual de instruções, a Bíblia!

E se alguém quiser processar você e tirar sua camisa, entregue seu casaco também. Se alguém te obrigar a andar um quilômetro, vá com eles duas milhas. Dá a quem te pede, e não te afastes de quem te pede emprestado (Mateus 5:40-42).

Fazer o mínimo parece tentador. Afinal, não é como se tivéssemos créditos extras por ir além do nosso dever, certo?

Mas Jesus tem uma visão diferente sobre isso. Na verdade, Ele se esforça para ajudar os outros, seja em nosso trabalho ou em nossos relacionamentos. E ele não apenas nos disse para fazer isso, ele foi exemplo para nós.

Então, seja em nossa escola, trabalho ou em nossos relacionamentos, vamos dar tudo o que fazemos – e ainda mais.

Então, em tudo, faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. (Mateus 7:12)

Deus não faz acepção de pessoas, e todos são iguais aos Seus olhos. Portanto, Ele espera que tratemos todos da mesma forma, sejam eles o melhor aluno ou o colega chato.

Considere como Cristo mostrou compaixão e graça aos marginalizados da sociedade – até mesmo nós, enquanto éramos tão indignos de Seu amor. Assim como Cristo nos perdoou e nos acolheu em Sua família, não deveríamos fazer o mesmo com os outros?

Filhinhos, não nos limitemos a dizer que amamos uns aos outros; demonstremos a verdade por meio de nossas ações. (1 João 3:18)

Com que frequência dizemos casualmente que vamos “marcar algo” com alguém, sem levar adiante? Ou fazemos um grande show dizendo que vamos ajudar nossos amigos ou colegas com suas tarefas, apenas para ficar em silêncio sobre o assunto quando eles nos procuram em busca de ajuda?

O fato é que nossas ações falam mais alto que nossas palavras. O resultado genuíno de nossas ações revela se queremos dizer o que dizemos e se somos confiáveis.

Lábios mentirosos são abominação para o SENHOR, mas os que agem com fidelidade são o seu deleite (Provérbios 12:22).

Ops, exageramos nossas habilidades para conquistar essa vaga de emprego e agora estamos nos sentindo um pouco culpados. Ou dissemos aos nossos chefes que nos esforçamos ao máximo em nossa proposta, quando começamos a prepará-la na noite anterior. Dizer a verdade é um dos tesouros mais valiosos deste mundo e, ao falar a verdade, refletimos a fonte de toda a verdade: Jesus, e falar a verdade agrada a Deus.

Não faça nada por ambição egoísta ou vaidade. Em vez disso, com humildade, valorize os outros acima de si mesmo. (Filipenses 2:3-4)

A maioria de nós é programada pela sociedade para acreditar que o sucesso é chegar ao topo e que todos devem chegar lá usando o que for preciso. Mas Jesus tem uma visão diferente sobre isso.

Liderança e sucesso aos olhos de Jesus não significa ser o líder. Na verdade, trata-se de servir humildemente aqueles ao nosso redor. Jesus nos mostrou como era servir aos outros, Ele lavou os pés de Seus discípulos como um exemplo de como poderíamos servir uns aos outros (João 13:1-17).

Podemos não estar lavando fisicamente os pés de nossos colegas de classe ou de trabalho, mas para nós, trata-se de servi-los de maneira prática. Talvez esteja se oferecendo para ajudar a comprar o almoço para um amigo ocupado ou buscá-lo para o trabalho se soubermos que ele está tendo problemas com o carro.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.

Ilustração por: @chiketania