Quando você ganha pessoas para Jesus Cristo, é a maior alegria. Sua formatura é emocionante, o dia do seu casamento é emocionante, e seu primeiro bebê é emocionante, contudo a coisa mais emocionante que você pode fazer é ganhar alguém para Cristo. E é algo contagiante. Uma vez que o faça, você não quer parar.

Desafio você a orar: “Querido Deus, desejo essa experiência. Desejo saber o que é servir como Seu embaixador e ganhar alguém para Jesus Cristo”.

Seja qual for o nosso lugar no Corpo de Cristo, vamos ampliar nossa visão para convidar mais uma pessoa para o reino de Deus. Afinal, Deus não tem um plano A, um plano B e um plano C para evangelizar o mundo. Ele tem apenas um plano — você e eu.

Algumas das nossas ações ou palavras mais importantes como embaixadores de Deus serão em casa. A menos que nossos filhos vejam a diferença que Cristo faz em nosso viver e ouçam o evangelho de forma clara, eles, por certo, rejeitarão o cristianismo.

Deus planejou que a casa seja o lugar onde a Sua Palavra é ensinada, vivida e passada de geração a geração: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, ao deitar-te, e ao levantar-te” (DEUTERONÔMIO 6:6,7).

Uma das formas mais importantes que os pais usam para comunicar sua fé a seus filhos é conduzi-los à adoração em família. O tempo para o estudo da Bíblia e oração deve ser uma parte natural, agradável e diária de sua vida familiar. Envolva seus filhos na leitura e reflexão bíblica . Procure ser criativo; é uma tragédia deixar alguém entediado quando se está ensinando a Bíblia.

Acredito que todos nós precisamos da igreja. Precisamos nos encontrar como grupos de crentes para nos dedicarmos à “doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (ATOS 2:42). Afinal, a igreja não é um edifício ou uma denominação; trata-se de pessoas. E acredito que Deus esteja agindo hoje entre muitos cristãos através de toda a nossa nação.

Você já é membro de uma igreja local? Ore para que Deus aja de uma maneira poderosa para avivar as igrejas no mundo.

Moisés levou 40 anos no deserto para perceber que ele não era nada. Deus estava lhe dizendo: “Não preciso de uma sarça bonita, ou de uma sarça culta, ou de uma sarça eloquente. Se Eu for usá-lo, vou usá-lo. Não será você fazendo algo para Mim, mas Eu fazendo algo por seu intermédio”.

Um pregador sugeriu que a sarça no deserto fosse um monte de galhos secos que mal haviam se desenvolvido, mas ainda assim Moisés teve que tirar os calçados. Por quê? Porque era terra santa. Por quê? Porque Deus estava na sarça!

Eu era como aquela sarça. Não podia fazer nada para Deus. Todas as minhas leituras, estudos, perguntas e tentativas de me moldar segundo outras pessoas eram inúteis. Tudo em meu ministério era inútil se Deus não estivesse em mim! Não é de se admirar que me sentia tão frustrado: somente o Senhor poderia fazer algo acontecer.

Deus ama ouvir homens e mulheres falarem bem de Seu Filho. No entanto, como é fácil para nós nos tornarmos silenciosos e ineficazes seguidores de Cristo por causa de desânimo, falta de resultados ou alguma outra desculpa. Você fala bem do Filho de Deus? Se não, qual é a sua desculpa?

Em um artigo franco e desafiador intitulado Desculpas, o professor de seminário Norman L. Geisler admite que mesmo no ministério  há 18 anos, ele nunca testemunhou de Cristo. Suas desculpas lhe soam familiares?

“Eu não tinha o dom do evangelismo. Era óbvio para mim que alguém como Billy Graham tinha, e era igualmente óbvio que eu não”.

“Eu não gostava de evangelismo impessoal, então fazia ‘evangelismo por amizade’. Não enfiaria o evangelho goela abaixo de ninguém”.

Um dia, porém, um pregador visitante literalmente destruiu as desculpas de Geisler dizendo: “Sou missionário há anos e nunca fui chamado… a mim, apenas foi ordenado como ao restante de vocês”. Essa afirmação surpreendeu Geisler, e ele se tornou um pescador de homens.

Qual o tamanho de sua visão? Alguma vez você já sonhou sobre o que Deus pode fazer por seu intermédio a fim de ajudar a ganhar o mundo para Jesus Cristo em nossa geração? Afinal, como disse Oswald Smith, a única geração que pode alcançar esta geração é a nossa geração.

A evangelização não é uma opção na vida cristã. Paulo admitiu: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1 CORÍNTIOS 9:16). Seja pregando ou orando, viajando ao redor do globo terrestre ou falando com os vizinhos, todos devemos ser parte do ganhar o mundo para Jesus Cristo.

O desejo do apóstolo Paulo de ganhar o mundo para Jesus Cristo sempre me desafia. Apesar dos apedrejamentos, espancamentos e outras provaçõesque sofreu, ele procurou tornar as chamas do avivamento ainda mais brilhantes.

Depois de estudar a vida de Paulo e outros grandes evangelistas na história da Igreja, estou convencido de que Deus usa cruzadas evangelísticas para alcançar milhões de vidas e trazer centenas de milhares para o Seu reino. Creio também que Deus usa outros métodos. Paulo disse: “Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns” (1 CORÍNTIOS 9:22). Testemunhar a um amigo é tão importante quanto pregar para uma multidão. Deus faz a obra, não importa o método que usemos. É através do poder do Espírito Santo e pela graça de Deus que as pessoas são salvas.

Ele não nos desafia simplesmente a ter grandes sonhos e grandes planos; Ele acrescenta: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (JOÃO 14:13,14).

Que promessa incrível! Deus quer que lhe peçamos qualquer coisa. Mas, mesmo que Ele nos tenha chamado para sermos Seus embaixadores, ficamos indecisos e fazemos rodeios. “Peça para mim. O que você está esperando?”, diz o Senhor.

“A oração não é conquistar a relutância de Deus, mas se apropriar da disposição de Deus”, disse Phillips Brooks. Deus já conhece os nossos sonhos e planos. Ele não diz: “Convença-me!” Ele simplesmente diz: “Peça”.

O primeiro passo na vida cristã é confessar que Jesus é o Senhor (ROMANOS 10:9). À medida que amadurecemos, entendemos mais plenamente quem Jesus realmente é — o Rei dos reis e Senhor dos senhores (1 TIMÓTEO 6.15). 

Cada passo posterior na vida cristã envolve obedecer a Jesus como Senhor. O apóstolo João nos diz: “Sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos” (1 JOÃO 2:3). Na medida em que sabemos e cremos que Jesus é Senhor, nós o obedecemos. A Bíblia chama isso de “o temor do Senhor”.

O temor do Senhor implica numa profunda reverência e temor de Deus — e uma reação correspondente à obediência. “Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos” (SALMO 112:1).

Como cristãos, todos nós podemos olhar para trás, quando entregamos nossa vida a Jesus Cristo. Tomei essa decisão crucial enquanto participava de um acampamento de verão de duas semanas nas montanhas da Argentina.

Quase não consegui dormir naquela noite, estava tão empolgado por entregar minha vida a Cristo! Afinal de contas, é a decisão mais importante que qualquer um pode fazer. Quando você pensa sobre isso, comparado a receber a vida eterna, nenhuma outra decisão é tão importante.

S. Lewis disse muito bem: “Nenhum homem está pronto para viver a vida na Terra até que esteja pronto para a vida no Céu”. Juntos, vamos proclamar o evangelho onde quer que o Senhor nos conduza, para que tantas pessoas quanto possível possam estar prontas.

Hábitos saudáveis para o crescimento espiritual

Artigo baseado no livro

Hábitos saudáveis para o crescimento espiritual

Artigo baseado no livro