Gostaria de esboçar uma abordagem simples, passo a passo, que usei para compartilhar minha fé com os outros. Ao seguir esse método, evitei argumentos desnecessários que impediriam uma apresentação completa do evangelho. Primeiro, faço cinco perguntas para determinar a condição espiritual da outra pessoa. Durante este tempo, estou sondando por informações e prestando atenção. Em seguida, peço que a pessoa leia quatro versículos-chave da Bíblia e pergunto o que os versículos dizem a ela. O objetivo aqui não é pregar, mas permitir que o Espírito Santo traga convicção à medida que a pessoa lê e pensa sobre as verdades das Escrituras. O terceiro passo é outra série de cinco perguntas. Estas resumem as verdades dos versículos que a pessoa acabou de ler, e pedem uma decisão de receber a Cristo.

Quando você faz perguntas, permite que as pessoas expressem seu ponto de vista. As pessoas adoram dar suas opiniões. Quando você fizer uma pergunta, não dê sua própria resposta. Então você não vai acabar em alguma trilha de coelho. No minuto em que a outra pessoa disser que vai reencarnar ou fracassar quando morrer, você vai querer entrar e responder. Mas não!

Além das perguntas a seguir, às vezes uso outras perguntas introdutórias de “ponte”. Aqui está um dos meus favoritos: você vai à igreja em algum lugar? É tão inofensivo. Essa pergunta pode servir como uma transição eficaz para as cinco perguntas a seguir.

1 – Você tem algum tipo de crença espiritual?

Esta primeira pergunta não pergunta às pessoas se elas acreditam em Deus. Isso lhe dará a resposta: “Não é da sua conta”. Mas se você perguntar a eles se eles têm alguma crença espiritual, eles falarão com você, alguns por 5 ou 10 minutos. Deixe-os falar, porque quando terminarem, eles terão muito pouco para brigar com você. Se eles simplesmente responderem sim sem explicar, passe para a próxima pergunta.

2 – Para você, quem é Jesus?

Quando você pergunta a uma pessoa o que ela pensa sobre Jesus, ela geralmente responde: “O Filho de Deus” ou “O homem que morreu na cruz”. Mas se eu lhe perguntasse quem é Jesus, espero que sua resposta reflita seu relacionamento pessoal com Ele. Espero que você diga: “Meu Senhor e meu Salvador”. Então, ouça atentamente a resposta da pessoa.

3 – Você acha que existe um Céu e um inferno?

A terceira pergunta é segura. É uma questão intelectual. Ele simplesmente pergunta o que eles acreditam sobre a vida futura.

4 – Se você morresse agora, para onde iria? Se o Céu, por quê?

Perguntei a uma mulher: “Você acha que existe um Céu e um inferno?” Suas palavras exatas foram “Absolutamente não”. Mas a quarta pergunta é pessoal. Então, quando perguntei a ela para onde ela iria quando morresse, ela disse: “Céu, é claro”. A questão foi de sua cabeça para seu coração. Quando você começa a falar sobre o aspecto pessoal da vida de uma pessoa, ela fica muito séria. Se as pessoas responderem: “Céu”, você pergunta: “Por quê?” A resposta que elas dão irá identificar suas verdadeiras crenças. Se disserem “não sei”, passe para a próxima pergunta.

5 – Se o que você acredita não fosse verdade, você gostaria de saber?

A última pergunta é difícil. Jesus enlouqueceu os fariseus e saduceus com perguntas difíceis, então não peça desculpas por perguntar  coisas assim.

Há duas respostas possíveis para a pergunta número 5. Sim ou não. Se sim, você continua. Se a resposta for não, pare. E eu vou lhe dizer o que vai acontecer quase toda vez que você parar. A pessoa dirá: “Bem, você não vai me contar?” Muito raramente você receberá um “não”  Se você receber um não, lembre-se, o problema não é seu, é de Deus.

Reflita:

Quais são as circunstâncias em que você ouviu o evangelho pela primeira vez? Como você respondeu? Olhando para trás, como poderia ter sido diferente?

A pergunta nº 2 é: Para você, quem é Jesus? Que tipo de resposta seria mais surpreendente para você? Como você responderia? O que você perguntaria a seguir?

As primeiras perguntas sugeridas acima são apenas sondagens para ver se o coração de uma pessoa está pronto para considerar a salvação em Cristo. Que tipos de respostas lhe dirão se é? Você consegue pensar em alguma variação que possa funcionar melhor para você? O que eles são?

Leia Colossenses 4:2-6. Que tipo de atitude devemos ter quanto a compartilhar nossa fé? Como podemos nos preparar para essas oportunidades? (vs. 2) Como poderíamos estar orando na expectativa de compartilhar nossa fé? (vs. 2-4)

Quais são alguns dos argumentos que podem ser antecipados quando você compartilha sua fé? Por que é importante compartilhar nossa fé sem discussão?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais