Conexão Universitária – Chamado pra quê?

Sempre ouvimos falar que precisamos descobrir nosso chamado. “Você precisa saber porque está nesta Terra.” De fato, devemos despertar as pessoas para que descubram o seu chamado em Deus, mas muitas vezes pecamos em não explicar o porquê de descobri-lo. Em uma perspectiva terrena, descobrir e viver o chamado de Deus faz com que vivamos de maneira segura, tendo a certeza de que o Senhor tem o melhor para nós. Porém, isso não quer dizer que viver o chamado de Deus fará com que os problemas desapareçam e que tudo sejam flores sempre. Ao contrário de muitos cristãos que vivem no modo sobrevivência, no qual são movidos por oportunidades ou necessidades, os que decidem viver o chamado de Deus são movidos por propósito.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

1 CORÍNTIOS 7:20 NAA

Cada um permaneça na vocação em que foi chamado.

 

EFÉSIOS 2:10

Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Quando falamos sobre “chamado”, existe sempre a confusão com o termo “vocação”. O apóstolo Paulo, falando à igreja em Corinto, disse: “Cada um permaneça na vocação em que foi chamado” (1 CORÍNTIOS 7:20 NAA). Os dois termos em uma única frase. A palavra “vocação”, do grego klesis, significa: chamado, convocado, convidado. A palavra “chamado”, do grego kaleo, significa: chamar, convidar, ser chamado, ser convidado. A palavra klesis é uma forma reduzida de kaleo, ou seja, uma vocação é um chamado. Então, não existe aquela crise que muitas pessoas tentam resolver colocando vocação e chamado como coisas distintas, ambas são a mesma coisa. Tim Keller e Katherine Alsdorf, no livro Como integrar fé e trabalho (Ed. Vida Nova, 2014), afirmam:

 

“Algo só é uma vocação ou um chamado quando alguém nos chama a realizá-lo e fazemos o trabalho por causa de quem nos chamou, e não por nossa causa. Nosso trabalho diário só é um chamado se for reconcebido como designação de Deus para servirmos ao próximo.”

 

Viver o chamado que Deus tem para nós é viver alinhado com o coração dele, fazendo Sua vontade e vivendo da maneira mais relevante possível. Porém, não é viver como um robô programado. Somos parceiros do Senhor aqui na Terra. Ao mesmo tempo que Ele é Senhor, e nós devemos cumprir Suas ordenanças, Ele é um Pai que ama se relacionar com os Seus filhos. Somente quando nos tornarmos íntimos é que Ele revelará Seus anseios a respeito de nós. Após termos consolidado nossa intimidade com o Senhor, precisaremos manter o nosso coração disponível para o que Ele deseja realizar aqui na Terra por nosso intermédio, e isso implicará diretamente em nosso chamado. Contudo é importante lembrar constantemente que Deus não precisa de nós para realizar o Seu plano, mas nos escolheu para sermos parceiros dele!

 

Agora podemos responder à pergunta que é título do nosso devocional, usando as palavras do apóstolo Paulo à igreja em Éfeso: “Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós” (EFÉSIOS 2:10, DESTAQUE ADICIONADO). Não somos somente salvos, somos salvos para as boas obras, visando o benefício das pessoas. Nosso dever é revelar Cristo! Porém cada um o revelará de um modo; este modo é o nosso chamado.



QUESTÕES PARA DEBATE

1-Você tem convicção de que, de fato, foi chamado para realizar o que está fazendo hoje? O que embasa a sua resposta?

2- Você tem exercido seu chamado com diligência e excelência? De que forma?

3- Por meio do seu chamado, qual o impacto que você pode ocasionar na vida das pessoas?



ORAÇÃO

Pai, ajuda-nos a cumprir nosso chamado aqui na Terra. Dá-nos forças para realizá-lo! Que tudo que façamos seja para te glorificar; que vivamos de maneira digna de provocar um sorriso em Teu rosto! Viver para ti e para Tua glória jamais será um fardo para nós. Que estejamos cada vez mais perto de ti para ouvirmos a Tua direção sobre o que fazer. Agradecemos-te, Pai, por nos escolheres para fazer parte do Teu plano eterno! Nós te amamos! Em nome de Jesus. Amém!



João Rech

Psicologia — Dunamis Pockets PUCPR