Conexão Universitária – A igreja e o universitário

A Igreja de Cristo é constituída por pessoas diferentes unidas pela mesma fé em Cristo, e que usam seus talentos para um único propósito em amor. Mesmo espalhados pelos diversos espaços geográficos do planeta ou desenvolvendo ações nas mais diversas instituições pelo mundo, continuaremos sendo um só corpo — o Corpo de Cristo —, e precisamos uns dos outros. De igual modo ocorre quando um cristão ingressa em uma universidade. Ele precisa compreender que foi enviado para uma missão de amor naquele lugar de formação, onde terá o desafio e a chance de desenvolver seus talentos e frutificar. Essa missão não pode ser solitária, mas uma responsabilidade de todos os demais que são Igreja do Senhor. É sobre isso que queremos refletir e orar esta semana.




ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

ROMANOS 13:8

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros. Quem ama seu próximo cumpre os requisitos da lei de Deus.



EFÉSIOS 4:16

Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor.




FALANDO SOBRE O ASSUNTO

A missão da Igreja de Cristo com os universitários Somos embaixadores nesta Terra, mas não de um rei e reino perverso e excludente; pelo contrário, quem nos comissionou esteve corporalmente conosco em amor, humildade e simplicidade. Quando temos a oportunidade de ingressar em um curso de graduação ou pós-graduação, continuamos sendo embaixadores das boas-novas em nossos campi e temos uma missão de amor com as pessoas que lá convivem. Não podemos nos tornar “ilhas de cristãos” pelas faculdades, precisamos permitir que nossos colegas e funcionários sintam um aroma suave e diferente em nós e que tenham a chance de saber que esse aroma é Jesus.

 

Igrejas locais e os universitários

Deus nos deu talentos para que, unidos, cumpramos funções específicas e ajudemos os demais a crescerem, de forma que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor. Em relação à nossa missão de amor em nossas universidades, precisamos dessa unidade de propósito entre os membros da Igreja para que Cristo seja revelado pela nossa união (JOÃO 17:21). Um cristão recém-chegado em uma universidade poderá ter dificuldades de conciliar as demandas acadêmicas e sociais que se apresentem, e precisará ser apoiado e orientado para não se descolar de sua missão. Outros precisarão ser incentivados a desbravarem espaços e tempos para anunciar o amor de Deus, pelo seu testemunho e se envolvendo com os grupos universitários cristãos. Para ambos, devemos o amor e nossas orações para avançarem sadios, com fé a fim de que no futuro desfrutem dos frutos de sua trajetória acadêmica.

 

A igreja local e o relacionamento com os acadêmicos não cristão

A igreja tem melhorado seu relacionamento com as universidades ao longo dos anos. Já podemos presenciar muitos líderes incentivando os jovens a ingressarem nos mais diversos cursos universitários. Contudo, precisam também avançar no seu relacionamento com os acadêmicos não cristãos, enxergá-los como pessoas amadas por Deus e que merecem respeito e orações. Nesse sentido, diversos grupos de cristãos universitários desenvolvem belíssimos trabalhos de acolhimento e discipulado nos campi para cristãos e não cristãos. Tanto uns quanto os outros precisam receber apoio e orações dos membros da igreja.




QUESTÕES PARA DEBATE

1-Além das questões de formação acadêmica, de que forma você compreende a sua missão na faculdade?

 

2- Como as igrejas locais ou unidas entre si podem apoiar seus membros universitários a semear e cuidar de colegas e funcionários nas universidades?

 

3- Em sua opinião, como a igreja pode melhorar o relacionamento dela com os acadêmicos não cristãos, para além de ações evangelísticas?



ORAÇÃO

Pai, neste momento elevamos nossa voz até o Teu trono de Graça para te agradecer por sermos a Tua Igreja amada, Corpo e Noiva de Jesus. Cuida de cada universitário cristão. Dá a eles forças, graça e sabedoria durante todos os dias de sua vida acadêmica. Revela a eles o Teu coração e os propósitos para os quais Tu os colocaste naquela universidade, curso, turno, turma. Pai, que, com simplicidade e no poder do Espírito Santo, cada universitário cristão seja um embaixador do Teu amor aos que não te conhecem. Contempla os não cristãos de cada faculdade, sejam estudantes ou funcionários; derrama Tua bondade sobre cada um deles, e assim terão a chance de te conhecer no campus universitário e serem iluminados por ti. Em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos. Em nome de Jesus. Amém!



Paulo de Jesus Professor — UFMA