Leia Mateus 5:3-12

Cada uma das bem-aventuranças, ou beatitudes, descreve tanto a identidade do verdadeiro discípulo de Jesus quanto o seu destino.

É surpreendente que Jesus anuncie que os mais felizes, ou mais favorecidos por Deus, sejam os pobres, os que choram, os humildes, os que têm fome e sede, os misericordiosos, os de coração puro, os pacificadores e os perseguidos. Essas descrições são meras constatações dos fatos, não mandamentos. Elas são todas extraídas das descrições que o Antigo Testamento faz do povo fiel a Deus, que busca o único que pode ajudá-los, especialmente em tempos de crise (por exemplo, Isaías 61).

“Felizes são os pobres de espírito” (v.3) serve como uma apresentação de todas as bem-aventuranças. Pobreza de espírito diz respeito àqueles que reconhecem que não são, essencialmente, independentes. Eles carecem dos recursos necessários para transformar suas circunstâncias, sejam elas materiais ou espirituais. Tais pessoas olham para o Senhor, o único que pode prover tudo o que eles precisam. Jesus declara que as pessoas mais abençoadas são aquelas que estão conscientes de sua total dependência de Deus e que têm uma devoção resoluto a Ele.

É importante lembrar que todas as bem-aventuranças são maneiras diferentes de descrever o discípulo de Jesus: trata-se da mesma pessoa sendo descrita por diferentes perspectivas, assim como podemos descrever um cristão como alguém nascido de novo, justificado, um santo ou um membro do corpo de Cristo. Você não pode se encaixar numa dessas descrições sem se encaixar nas outras. O discípulo de Jesus chora, tem fome de justiça e é um pacificador.

Não devemos nos esquecer da última bem-aventurança: felizes são os perseguidos por causa de sua lealdade a Jesus (v.10). Isto é um traço do verdadeiro discípulo assim como a humildade e a pureza de coração. As pessoas fiéis a Deus sempre sofreram algum tipo de maltrato. Não se surpreenda quando o mundo se opuser a você; na verdade, se surpreenda se isso não acontecer.

É bom sermos lembrados de nossa verdadeira identidade. O mundo ou ignora o povo de Deus como sendo insignificantes, ou ativamente os maltrata e ataca. No final, há apenas uma opinião que importa: a de Deus. E Deus diz que os Seus filhos são os que são verdadeiramente felizes.

Reflita:

  • Os verdadeiros discípulos de Jesus são descritos como “pobres de espírito”. De que formas você tem consciência de sua pobreza espiritual?

  • Quais são as características práticas de alguém que tem fome e sede de justiça?

  • Releia cada bem-aventurança listada por Jesus nesta passagem e diga como você sente que elas afetam sua interação com sua família, amigos e colegas de trabalho.