Leia Mateus 5:1-2

Minha esposa ama aeroportos. Não pelos voos, mas pelas pessoas: ela gosta de ver aquela multidão de pessoas diferentes. Porém, apesar de todas as nossas diferenças, de acordo com o Senhor Jesus, há apenas dois tipos de pessoas neste mundo: aquelas que são pobres de espírito e as que acreditam que não precisam depender de Deus (Mateus 5:1-2). Há dois caminhos na vida: um caminho fácil e um caminho difícil (7:13-14). Há duas portas que levam a dois destinos: a porta estreita para a vida eterna e a porta larga para destruição. Há dois tipos de árvores que geram dois diferentes frutos: a boa e a má (7:16-17). Há duas casas construídas em dois terrenos: na rocha e na areia (7:24-27).

No topo da montanha, Jesus ensina Seus discípulos, mas a multidão também está ouvindo (vv.1-2). No Sermão do Monte (capítulos 5–7), recebemos uma amostra do ensino de Jesus.

Em Mateus 4:23, o apóstolo nos dá uma de suas frases que resume o ministério de Jesus: “Jesus viajou por toda a região da Galileia, ensinando nas sinagogas, anunciando as boas-novas do reino e curando as pessoas de todo tipo de doenças”.

Se avançarmos 5 capítulos, encontraremos em 9:35 praticamente a mesma afirmação. Esses resumos indicam que o ministério de Jesus era essencialmente ensinar, o que incluía a pregação do evangelho, e curar. Os capítulos entre 4:23 e 9:35 são divididos em duas metades distintas: primeiro, uma seleção dos ensinos de Jesus (5–7), e, então, uma seleção de Seus milagres (8–9).

O Sermão do Monte é dirigido principalmente aos discípulos (5:1-2), aqueles que creram nele, deixaram tudo por Ele e tornaram-se membros do Seu Reino de graça e poder. Esses são os Seus verdadeiros discípulos.

É importante lembrar que estas palavras não têm como objetivo nos mostrar como se tornar membro do reino de Deus. Só pode ser membro do Reino quem for convidado, e o gracioso Rei convida todos a se achegarem a Ele. Entretanto, a membresia neste Reino traz responsabilidades. Deus nos salvou para que vivamos uma vida que o glorifique: “Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte” (Mateus 5:14), e abençoe as outras pessoas: “Vocês são o sal da terra” (Mateus 5:13).

Em resumo, este sermão nos mostra que há duas maneiras de viver: a maneira daqueles que respondem à graça divina, que leva à vida eterna, e a maneira daqueles que rejeitam o Filho, o que leva à destruição.

Reflita:

  • Por que é importante perceber que o sermão de Jesus foi dirigido principalmente aos que já eram Seus discípulos? Isso afeta a maneira como você lê e compreende este sermão?

  • Por que você acha que Jesus descreve a vida de discipulado como um “caminho difícil” e a entrada na vida eterna como uma “porta estreita”?