Leia Mateus 5:3-12

Já falamos sobre a identidade daqueles que Deus chama de felizes. Agora, na segunda parte de cada verso, Jesus nos diz por que eles são felizes. Vimos a identidade do povo de Deus, e agora Jesus anuncia o seu maravilhoso destino.

Assim como as descrições das bem-aventuranças referem-se a cada verdadeiro discípulo, da mesma forma é com as promessas. Não é como uma daquelas promoções que oferecem grandes descontos, mas apenas em alguns produtos específicos. Todas essas incríveis promessas são para cada seguidor de Jesus.

A primeira e a última promessa são iguais: “…pois o reino dos céus lhes pertence” (vv.3,10). Em outras palavras, os discípulos de Jesus são benditos desde já porque vivem sob a amorosa lei e cuidado de Deus. Entretanto, as outras promessas são todas futuras: “…serão consolados […] herdarão a terra […] serão saciados”.

É claro que, apesar de essas promessas serem para o porvir, já usufruímos delas em parte. Entretanto, as receberemos plenamente na volta de Jesus, quando o reino de Deus será completamente estabelecido. Por exemplo, Jesus promete que Seus seguidores serão consolados (v.4), mas já recebemos a consolação de Deus (2 Coríntios 1:3-4). Ele nos diz que herdaremos a Terra e seremos chamados de filhos de Deus (vv.5,9), mas sabemos que já somos Seus filhos e filhas e herdeiros do Seu reino (Romanos 8:17). Semelhantemente, já recebemos misericórdia (1 Pedro 2:10) e plenitude (Colossenses 2:10).

Deixe-me ilustrar essa questão. Tenho quatro filhos, três dos quais vivem em outros países. Apesar de eles estarem distantes de mim, ainda sou o pai deles. É claro, quando estamos juntos, podemos conversar face a face, compartilhar uma refeição, caminhar juntos e brincar uns com os outros. Nós já somos filhos de Deus, mas, um dia, quando estivermos em Sua presença, teremos a plena experiência se sermos filhos de Deus.

Como a entrada de um grande banquete, podemos agora provar um aperitivo do maravilhoso destino que Deus planejou para Seus filhos. Este sermão é tanto uma descrição do povo abençoado por Deus quando, implicitamente, um convite para que todos venham e entrem nesse Reino. Deus pode transformá-lo e concede a você esta preciosa identidade e este destino glorioso.

Reflita:

  • Você já começou a experimentar essas promessas de Deus em sua vida hoje? Você consegue pensar em alguns exemplos específicos?

  • Como essas maravilhosas promessas de nosso destino eterno nos sustentam em tempos difíceis?

  • De que maneiras você já foi abençoado por Deus, familiares, amigos, colegas de trabalho ou por estranhos?