Em 1940, o exército alemão invadiu a Holanda e os outros Países Baixos. A partir daí a vida dos ten Boom mudou para sempre. Seu irmão, foi o primeiro da família a se envolver no movimento de Resistência ao nazismo. Pouco depois, seu pai e irmãs também aderiram e passaram por extensos e extenuantes treinamentos para aproveitarem a fachada da relojoaria e esconder judeus perseguidos. 

Uma passagem secreta, construída atrás do guarda-roupas do quarto de Corrie, era o pequeno cômodo que esconderia até seis hóspedes durante as frequentes inspeções nazistas. Corrie se tornou uma das líderes do movimento ajudando a encaminhar vários judeus a esconderijos seguros.

Em 28 de fevereiro de 1944, um traidor entregou ao exército nazista informações que os conduziram ao Beje. No final daquele dia, 35 pessoas, incluindo a família de Corrie, foram presas e encaminhadas a campos de concentração. 

A vida no campo era quase insuportável, mas Corrie e  Betsie passaram seu tempo compartilhando sobre o amor de Jesus com suas colegas de prisão. Muitas delas se converteram em meio àquela situação terrível. 

Hoje no Dia Internacional da Lembrança do Holocausto trazemos a memória histórias como a de Corrie, que além do legado histórico com o salvamento de tantas vidas – às custas de seu próprio martírio-, ensinou ao mundo sobre o poder da fé em Cristo, em meio aos maiores sofrimentos e perdas, e sobre o perdão, resultante de um coração próximo a Deus.

Corrie nos deixou diversas reflexões sobre como a fé é capaz de vencer o mal, vamos ver algumas delas?

Já fui, muitas vezes, protegida pelo poder divino. Certa vez, quando eu estava na prisão, fui levada à presença de um tenente que me fez muitas perguntas. Havia a possibilidade de eu ser fuzilada!

Depois de ele ter me perguntado muitas coisas, me dirigi a ele:

—Posso lhe perguntar algo?

—Vá em frente, ele respondeu.

—Em sua vida há trevas ou luz?

—Somente trevas.

Então eu lhe falei sobre o caminho da salvação. Minha irmã Betsie também havia sido interrogada pelo mesmo tenente e ela também lhe apresentara o evangelho. Ela ainda lhe perguntou se permitiria que ela orasse em seu favor. O tenente me contou depois: “Jamais me esquecerei da oração que sua irmã fez”. Por fim, o Senhor tocou o coração desse tenente e nos tornamos amigos. 

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. ROMANOS 12:21

Senhor, te agradeço porque é Teu desejo me guardar também, com Teu poder divino.

Naquela prisão, o tenente ainda tinha sua tarefa para cumprir e enfim chegou o dia em que ele me mostrou os papéis que ordenavam não apenas minha sentença de morte como também de toda a minha família e meus amigos.

—Você pode explicar estes papéis?, ele perguntou.

—Não, eu não posso, tive de admitir.

De repente ele tomou os papéis e os lançou no fogo! Quando vi as chamas destruindo aqueles documentos de condenação, eu compreendi que havia sido guardada pelo poder de Deus e compreendi, como nunca antes, o significado de Colossenses 2:14: 

…tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, [Jesus] removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz. 

Nós te louvamos, Senhor, por Tua constante proteção e por Teu amor e perdão tão vastos como o oceano.

“Posso orar sobre as pequenas dificuldades que enfrento em minha vida, ou somente devo orar a respeito dos grandes problemas?”

Um dia, quando eu estava terrivelmente resfriada, no campo de concentração, Betsie, minha irmã, orou pedindo um lenço para mim. Nós rimos a respeito daquela oração um tanto tola, mas apenas poucos minutos depois uma senhora chegou perto de mim e estendeu-me um lenço! Não sabemos quais as coisas que Deus considera importantes. O que sabemos é que Ele responde nossas orações — até mesmo aquelas que contêm pedidos aparentemente de pouco significado.

…Nada tendes, porque não pedis. TIAGO 4:2

Senhor, tu te importas conosco, e não ficarás aborrecido quando te fizermos pedidos sobre pequenas coisas, pois somos Teus filhos.

Dia a dia com Corrie ten Boom

Artigo retirado de trechos do livro

Dia a dia com Corrie ten Boom

Artigo retirado de trechos do livro