Conexão Universitária – Tudo é uma questão de tempo

A procrastinação está inteiramente relacionada a como lidamos com o tempo e de que forma o administramos. Deixar algo para fazer depois, com a desculpa de que será feito, não é adiar uma atividade por se estar ocupado no momento, mas agir por preguiça. Sim, procrastinação é só uma outra palavra para denominar o velho pecado chamado preguiça.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

PROVÉRBIOS 13:4

O preguiçoso muito quer e nada alcança, mas os que trabalham com dedicação prosperam.

ECLESIASTES 3:1

Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Quando adotamos atitudes erradas, seja administrando mal a nossa agenda ou deixando as coisas para depois, podemos perder duas coisas muito preciosas: tempo e paciência.

Devemos glorificar a Deus por meio do nosso tempo, administrando de forma equilibrada nossas diversas atividades. O tempo nos é dado por Deus, mas se não soubermos usá-lo da melhor forma, não será possível dar conta de tudo o que precisamos (ou queremos) fazer. Deus não se agrada do coração preguiçoso, que acaba também caindo em outras áreas, como a murmuração. Quando não enxergamos que sofremos com o pecado da preguiça, tornamo-nos mais resmungões e damos desculpas para qualquer tarefa que deveria ser executada. Neste ambiente com várias atividades atrasadas e palavras azedas, é fácil irritar-se e perder a paciência tentando resolver algo. 

O que podemos fazer para progredirmos nesta área, superando essa dificuldade?

Autoavaliação

Faça uma autoavaliação, questione-se! Em quais lugares e situações você está mais suscetível a procrastinar? Acredito que existam algumas áreas que você negligencia e outras que abraça com a maior alegria, mas não se esqueça: faça tudo para a glória de Deus, não somente aquilo que você mais gosta.

Mudança de hábito

A procrastinação só aparece na sua vida por causa de maus hábitos desenvolvidos, por isso é importante que a autoavaliação seja seguida por uma mudança na sua rotina, trazendo mais disciplina para as atividades que exerce! Comece com as pequenas coisas do dia a dia, seja diligente e ensinável em suas novas atividades.

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Exercitando a autoavaliação, quais desculpas você identifica que usa para deixar de executar alguma tarefa? Qual atividade você costuma deixar para mais tarde? Por quê?

2- Como a procrastinação influencia de forma negativa a sua vida?

3- Quais hábitos você pretende abandonar para vencer a preguiça?

ORAÇÃO

Deus, perdoa-nos do pecado da preguiça e da procrastinação. Sabemos que o tempo é algo precioso para nós e que precisamos saber administrá-lo, então nos ajuda a investir melhor o nosso tempo em atividades que engrandeçam o Teu nome. Ajuda-nos a vencer os pecados que nos afastam de ti. Mostra-nos as áreas em que precisamos melhorar a fim de conseguirmos te servir da melhor forma! Assim oramos. Em nome do Teu Filho amado, Jesus. Amém!

Isabelle Almeida

Jornalismo — Intervalo Vida PUCPR