Colossenses 2:5

Pois, embora eu esteja longe, meu coração está com vocês…

Presença virtual

À medida que o novo coronavírus marchava pelo mundo, especialistas em saúde aconselharam o aumento do distanciamento físico entre as pessoas como meio de diminuir a propagação. Muitos países pediram a seus cidadãos para fazerem quarentena ou que permanecessem em seus lares. As empresas enviaram para casa os funcionários que podiam trabalhar remotamente, enquanto outros sofreram uma perda de emprego que lhes foi financeiramente debilitante. Como os outros, participei da igreja e de reuniões de pequenos grupos via plataformas digitais. No mundo todo, novas formas de comunhão foram praticadas apesar da separação física.

Não é apenas a Internet que nos permite manter um senso de conexão. Nós nos conectamos uns aos outros como membros do Corpo de Cristo por meio do Espírito. Paulo expressou essa noção séculos atrás em sua carta aos Colossenses. Embora ele não tenha pessoalmente fundado a igreja deles, Paulo se preocupou profundamente com eles e sua fé. E mesmo que Paulo não pudesse estar presente pessoalmente, lembrou-lhes que o seu coração estava com eles (Colossenses 2:5).

Nem sempre podemos estar com os que amamos por questões financeiras, de saúde ou outras razões práticas, e a tecnologia pode ajudar a preencher essa lacuna. Mesmo assim qualquer forma de conexão virtual empalidece em comparação com a “comunhão” que podemos experimentar como membros do Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27). Nesses momentos, podemos, como Paulo, alegrar-nos na firmeza de fé uns com os outros e, através da oração nos encorajarmos para “[entender] o segredo de Deus, que é o próprio Cristo” (Colossenses 2:2). Kirsten Holmberg

  1. de que maneira você usufrui da “comunhão” especial que os cristãos em Jesus compartilham?
  2. Quando a fé de outro cristão o ajudou a prosseguir em sua caminhada espiritual?
  3. Como podemos, como equipe de trabalho, encorajar melhor uns aos outros?
  4. Por que é importante orarmos por nossa equipe e seus membros? Que pedidos de oração podemos levar a Deus hoje?

Leitura bíblica / Colossenses 2:1-5

Quero que saibam quantas lutas tenho enfrentado por causa de vocês e dos que estão em Laodiceia, e por muitos que não me conhecem pessoalmente. Que eles sejam encorajados e unidos por fortes laços de amor e tenham plena certeza de que entendem o segredo de Deus, que é o próprio Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento. Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos bem elaborados. Pois, embora eu esteja longe, meu coração está com vocês. E eu me alegro de que estejam vivendo como devem e de que sua fé em Cristo seja forte.