1 Coríntios 12:21

O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você…”

Eu sou as mãos dele

Jia Haixia perdeu a visão em 2000. Seu amigo Jia Wenqi perdeu os braços quando criança. Mas eles encontraram uma maneira de contornar suas deficiências. “Eu sou suas mãos e ele os meus olhos”, diz Haixia. Juntos, eles estão transformando sua aldeia na China.

Desde 2002, esses dois amigos têm a missão de revitalizar um terreno baldio perto da casa onde moram. Todos os dias Haixia sobe nas costas de Wenqi para cruzar um rio até o local. Wenqi então “entrega” uma pá a Haixia com o pé, antes que Haixia coloque um balde em uma vara entre a bochecha e ombro dele. E enquanto um cava, o outro rega, os dois plantam árvores — mais de 10.000 até agora. “Trabalhando juntos, nós não nos sentimos incapacitados, de jeito nenhum”, diz Haixia. “Somos uma equipe”.

O apóstolo Paulo iguala a igreja a um corpo, cada parte necessitando da outra para funcionar. Se a igreja fosse só olhos, não haveria audição; se fosse só ouvidos, não haveria sentido do olfato (1 Coríntios 12:14-17). “ O olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você’”, diz Paulo (v.21). Cada um de nós desempenha um papel na igreja com base em nossos dons espirituais (vv.7-11, 18). Como Jia Haixia e Jia Wenqi, quando combinamos nossas forças, podemos trazer transformação ao mundo.

Dois homens combinando suas habilidades para revitalizar um terreno baldio. Que imagem da Igreja em ação! Sheridan Voysey

  1. Como você tem experimentado, como Paulo escreveu, que a igreja é um corpo e cada parte é necessária?
  2. Quando você ou alguém que você conhece usou um dom espiritual para ajudar outras pessoas?
  3. De que modo podemos combinar e celebrar nossos dons individuais e forças melhor em nossa equipe de trabalho?
  4. Você é grato pelos dons e talentos que os outros possuem em nossa equipe?

Leitura bíblica / 1 Coríntios 12:12-21

12 O corpo humano tem muitas partes, mas elas formam um só corpo. O mesmo acontece com relação a Cristo. 13 Alguns de nós são judeus, alguns são gentios, alguns são escravos e alguns são livres, mas todos nós fomos batizados em um só corpo pelo único Espírito, e todos recebemos o privilégio de beber do mesmo Espírito. 14 De fato, o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas partes diferentes. 15 Se o pé diz: “Não sou parte do corpo porque não sou mão”, acaso, por isso, deixa de ser parte do corpo? 16 E se a orelha diz: “Não sou parte do corpo porque não sou olho”, será que, por isso, deixa de ser parte do corpo? 17 Se o corpo todo fosse olho, como vocês ouviriam? E, se o corpo todo fosse orelha, como sentiriam o cheiro de algo? 18 Mas nosso corpo tem muitas partes, e Deus colocou cada uma delas onde ele quis. 19 O corpo deixaria de ser corpo se tivesse apenas uma parte. 20 Assim, há muitas partes, mas um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você”. E a cabeça não pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês”.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais