Onde está Deus na minha faculdade?

Muitas vezes na correria de nossas aulas, entregas de trabalhos, semana de provas, entre outras coisas que a vida universitária nos proporciona, deixamos oportunidades diárias passar, como conversar com alguém, abençoar alguém, ou às vezes, até mesmo, ajudar alguém em algo relacionado a faculdade.

E nós como cristãos precisamos estar atentos para onde está Deus na nossa sala de aula, na nossa faculdade, no nosso estágio, em todos os lugares, pois Deus tem que estar em todos os lugares. Lembre-se que Ele pode te dar oportunidades específicas para semear em outras vidas.

Falando sobre o assunto

Deus não está na discussão exagerada

Muitas vezes quando estamos em sala de aula, é comum começar uma conversa sobre um determinado assunto em que há divergência de ponto de vista entre os participantes. Existe uma grande probabilidade de uma conversa ou debate se tornar em discussão. Nós, como cristãos, não podemos fortalecer esse tipo de situação, pois Deus nos dá algumas direções sobre como devemos falar e agir: “Falar sem antes ouvir os fatos é vergonhoso e insensato” (PROVÉRBIOS 18:13); “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira” (PROVÉRBIOS 15:1); “Quem se ira facilmente provoca brigas, mas quem tem paciência acalma a discussão” (PROVÉRBIOS 15:18).

Então, precisamos ser os pacificadores e não aqueles que também “alimentam” a discussão de algo que não é a vontade de Deus.

Deus está nas pequenas oportunidades

Quando menos esperamos, Deus manda uma brisa suave: pessoas que estão precisando ouvir dele e ser amadas. Tais oportunidades podem ocorrer dentro da sala de aula, durante o intervalo, no caminho de uma sala para outra, ou até mesmo na cantina ou R.U. Mas para aproveitar esses momentos, precisamos ser sensíveis àquilo que Deus deseja fazer.

Precisamos estar sempre atentos sobre qual é a necessidade do outro, a fim de aproveitar as oportunidades para evangelizar e anunciar as boas-novas. Cristo deseja ter um encontro com as pessoas, Ele deseja resgatar as ovelhas perdidas. As pessoas estão sedentas por algo que somente Jesus pode suprir e oferecer; e nós passamos por elas diariamente. Deus está em pequenas coisas!

“Ouve as súplicas de teu servo e de Israel, teu povo, quando orarmos voltados para este lugar. Sim, ouve-nos dos céus onde habitas e, quando ouvires, perdoa-nos” (1 REIS 8:30).

Onde encontrar na Bíblia?

1 REIS 19:11-13

“Saia e ponha-se diante de mim no monte”, disse o SENHOR. E, enquanto Elias estava ali, o SENHOR passou, e um forte vendaval atingiu o monte. Era tão intenso que as pedras se soltavam do monte diante do SENHOR, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto. Depois do terremoto houve fogo, mas o SENHOR não estava no fogo. E, depois do fogo, veio um suave sussurro. Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com a capa, saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz disse: “O que você faz aqui, Elias?”.

Questões para debate

1. Quais oportunidades Deus tem lhe dado para acalmar situações?
2. Como oferecer uma resposta branda?
3. Quais oportunidades o Senhor tem promovido para que você o apresente a pessoas que ainda precisam conhecê-lo?

Oração

Deus, muito obrigado por todos esses privilégios que o Senhor tem nos dado. Entendemos que se o Senhor nos colocou onde estamos, é para fazermos a Tua vontade, o Teu querer. Por isso, pedimos a ti ajuda para acalmarmos as discussões e a não fazermos parte delas. Também queremos nos dispor a parar e ouvir as necessidades das pessoas com as quais nos deparamos todos os dias. Pai, não nos deixes perder nenhuma oportunidade de falar do Teu amor a elas, em nome de Jesus. Amém!

Diego Lopes
Bacharelado em Educação Física — 3DU UniBrasil

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais