Decidi sarar!

Muitas pessoas ao nosso redor estão machucadas, sofrendo com feridas abertas. O mundo hoje machuca mais do que cura. Há mais pessoas doentes do que sãs.

Somos chamados por Deus para fazer a diferença neste mundo, e uma forma eficaz de cumprir a vontade do Senhor é levando cura às pessoas.

Vamos ver hoje, a partir de um episódio na vida de Pedro, como podemos fazer isso.

Falando sobre o assunto

Quem não quer ser curado? Acredito que todo mundo, mas tomar a decisão de mudar algo em nossa vida requer algumas etapas e processos. Podemos olhar a história de Pedro como exemplo.

Pedro foi um dos discípulos de Jesus. Era um hábil pescador. Porém o Senhor o chamou para o ministério, então o seu alvo, que antes era o de pescar peixes, converteu-se em pescar  pessoas. Tudo ia muito bem, até Jesus ser preso e crucificado. A partir da morte do Senhor, a vida de Pedro pareceu ter perdido o sentido. Então, como o exemplo dele pode ainda nos ajudar a curar pessoas?

Não volte aos velhos hábitos

“Simão Pedro disse: ‘Vou pescar’” (JOÃO 21:3).

Quando Jesus transforma a nossa vida, devemos entender que Ele tem o melhor para nós e se tentarmos fazer algo sem a direção dele, a tendência é que não dê certo.

Pedro voltou a pescar peixes depois que Jesus morreu e ressuscitou, ele voltou aos seus velhos hábitos. Esse discípulo e mais alguns outros “entraram no barco e foram”, porém, como o Senhor os havia chamado para uma nova vida, eles “não pegaram coisa alguma a noite toda” (JOÃO 21:3).

Reconheça Jesus

“Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Ele perguntou: ‘Filhos, por acaso vocês têm peixe para comer?’. ‘Não’, responderam eles. Então ele disse: ‘Lancem a rede para o lado direito do barco e pegarão’. Fizeram assim e não conseguiam recolher a rede, de tão cheia de peixes que estava” (JOÃO 21:4-6).

Jesus pode mudar nossa história quando entendemos que Ele tem o poder de nos trazer aquilo que necessitamos (alegria, por exemplo), e nos suprir sempre. Quando andamos fielmente com Ele e o amamos de fato, nossos olhos se abrem: “O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: ‘É o Senhor!’” (v.7).

Cuide dos cordeiros de Deus

Uma forma eficaz de se curar é buscando ajudar os outros. Mas como? Se estou “enfermo”, como posso ajudar alguém? Jesus usou ações simples para curar muitas de minhas feridas: o abraço de um amigo, o sorriso de minha mãe dentre outras coisas.

Você pode estar fraco e debilitado, mas não pare de lutar. Jesus deseja curar suas feridas. Se você crer nisso, faça a oração ao final deste texto.

Onde encontrar na Bíblia?

LUCAS 5:24
“…eu lhes mostrarei que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados”. Então disse ao paralítico:
“Levante-se, pegue sua maca e vá para casa”.

JOÃO 21:15-16

Depois da refeição, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?”. “Sim, Senhor”, respondeu Pedro. “O senhor sabe que eu o amo”. “Então alimente meus cordeiros”, disse Jesus. Jesus repetiu a pergunta: “Simão, filho de João, você me ama?”. “Sim, Senhor”, disse Pedro. “O senhor sabe que eu o amo”. “Então cuide de minhas ovelhas”, disse Jesus.

Questões para debate

1. Como saber quem precisa ser curado?
2. Quais atitudes podem machucar alguém?
3. Que tipo de ações podem trazer cura às pessoas?

Oração

Senhor, quero ser curado para contribuir com a cura dessa geração. Leva-me para mais perto de ti e ensina-me a andar em Teus caminhos. Peço perdão pelas minhas falhas e erros, e a ti entrego todo o meu ser. Em nome de Jesus. Amém!

Robin William
Administração Uniandrade — 3DU/Un icelula