O verbo enviar

Jesus Cristo é o Verbo de Deus. Ele é a poderosa Palavra por meio da qual tudo foi e continua sendo chamado à existência. Ele é a Palavra que sustenta todas as coisas (HEBREUS 1:3), e nele vivemos, movemo-nos e existimos (ATOS 17:28). Sim, nele nos movemos! E por Sua Palavra, o Verbo declara: IDE!

Falando sobre o assunto

Todas as coisas foram feitas por intermédio de Cristo e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. Através do Verbo, Deus criou o mundo, separou terra e mar, fez nascer ores e árvores fru feras, colocou nos céus as estrelas e fez surgir as estações. Também criou os animais de toda sorte de espécies.

No sexto dia, disse Deus: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão” (GÊNESIS 1:26). Por isso, o salmista declara que Ele nos fez e dele somos (SALMO 100:3). Fomos feitos Seu povo, Seu rebanho. Mas o que Cristo afirma acerca da multidão que está à sua volta é que são “como ovelhas sem pastor” (MATEUS 9:36), aflitas e desamparadas. E por quê?

Algo aconteceu entre a criação e a vinda de Cristo, que nos tirou da condição de rebanho pertencente ao Senhor. O pecado entrou no mundo por meio da desobediência de Adão e Eva, e desde então, todos pecamos.

Além disso, o pecado nos afastou da maravilhosa glória de Deus. Sobre isso, Isaías 53:6 explicita: “Todos nós nos desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos caminhos. E, no entanto, o SENHOR fez cair sobre ele os pecados de todos nós”. Ao nos voltarmos para nossos próprios caminhos, desejos e vontades, ficamos como ovelhas sem pastor.

Cristo, o Bom Pastor

Contudo, para nossa esperança, Cristo é o Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ove- lhas. Sobre Ele recaíram todas as nossas iniquidades e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Pela fé em Seu sacrifício não somos mais ovelhas aflitas e desamparadas. Fomos reconciliados ao cuidado do Bom Pastor.

É interessante que Cristo, ao olhar para aquelas pessoas disse que elas eram como ovelhas perdidas, e aos Seus discípulos declarou que a seara era grande e que Ele precisava de mais trabalhadores.

Cristo está chamando os discípulos a se responsabilizar pelas Suas ovelhas. Isso fica nítido quando diz a Pedro: “‘Simão, lho de João, você me ama mais do que estes?’. ‘Sim, Senhor’, respondeu Pedro. ‘O Senhor sabe que eu o amo’. ‘Então alimente meus cordeiros’, disse Jesus” (JOÃO 21:15). E, antes de ascender aos Céus, comissiona Seus discípulos: IDE!

O mesmo Verbo por intermédio de quem fomos criados para ser Seu rebanho é o que declara: IDE! Preguem o Evangelho de arrependimento e reconciliem as ovelhas perdidas ao seu Bom Pastor! (MARCOS 16:15)

Porém, em cada um dos evangelhos, antes da Grande Comissão, Cristo ressalta o que os Seus discípulos precisavam saber ou possuir para cumprir a missão que lhes seria confiada.

O que saber antes de ir?

Em Mateus, antes do IDE, Ele afirma: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada” (MATEUS 28:18). Cristo tem toda a autoridade para salvar. Nada pode detê-lo. Ele venceu o pecado e todo o domínio das trevas. O Senhor Deus reina! E como são belos os pés daqueles que proclamam a Sua autoridade e reinado (ISAÍAS 52:7).

Jonas, não queria pregar na cidade de Nínive justamente porque sabia que o Senhor era poderoso para salvar até mesmo a cidade mais temível da época (JONAS 2).

Em Marcos 16:14-15, antes do IDE, Jesus repreende os discípulos pela falta de fé na Sua ressurreição. Para que pregassem era preciso que cressem em Sua ressurreição.

Paulo afirma que, por possuir espírito de fé e crer na ressurreição de Cristo, proclamava o evangelho (2 CORÍNTIOS 4:13). Amados, pode ser que creiamos na ressurreição de Cristo, mas quantas vezes deixamos de pregar ou pregamos sem ousadia, agindo como se Cristo não estivesse vivo entre nós?

No evangelho de Lucas, antes de enviá-los, Jesus lhes concede entendimento acerca das Escrituras. Compreensão da mensagem do evangelho de que o Filho de Deus, o Messias revelado desde Moisés até os profetas, deveria morrer para o perdão de nossos pecados.

Por m, em Atos 1, Cristo os instrui a esperar pelo poder do Espírito, que viria sobre eles, a m de que pudessem ser testemunhas dele em toda a Terra. Assim, o cumprir do IDE não consistiria em linguagem persuasiva, mas em demonstração do Espírito e de poder (1 CORÍNTIOS 2:1).

Desse modo, contemplamos Cristo Jesus: o Verbo da criação. Afinal, fomos criados para ser Seu rebanho e ser impactados por Seu amor eterno. Jesus é o Bom Pastor que deu a vida por Suas ovelhas. E somos chamados a agir sobre a Palavra, e responder ao Verbo que a nós ordena: IDE!

Onde encontrar na Bíblia?

MARCOS 16:14-15 (ARA)

Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

ATOS 1:8 (ARA)

…mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Questões para debate

  1. Você já reconheceu Cristo como seu Bom Pastor?

  2. Há algo que o impede de cumprir o IDE?

  3. Você tem buscado se capacitar no Reino para poder cumprir o IDE?

Oração

Senhor Jesus, tu és o nosso Bom Pastor e te somos gratos por isso. Agradecemos-te por teres olhado para nós, quando aflitos e desamparados, e deste Tua vida, morrendo por nossas iniquidades. Como Pedro, Senhor, queremos nos responsabilizar pelas ovelhas que ainda não foram resgatadas para o Teu rebanho. Enche-nos de ousadia, por causa da Tua autoridade. Dá-nos Senhor, espírito de fé, crendo no poder da Tua ressurreição que realiza a salvação hoje. Concede-nos uma compreensão profunda da Tua cruz, Jesus. E enche-nos do Teu Espírito Santo, pois queremos pregar o evangelho com poder.

Rebeca Gandara

Medicina — Jesus na UFPR