A Bíblia - Sermão de Charles Spurgeon

Embora eu lhes tenha dado minhas leis, agem como se elas não se aplicassem a eles. Oséias 8.12

Esta é a queixa de Deus contra Efraim. Inclinar-se para repreender as Suas criaturas que incorrem em erro não é uma prova irrelevante da Sua bondade. Curvar a Sua cabeça para observar assuntos terrestres é um grande argumento de Sua graciosa disposição. Se Ele quisesse, poderia cobrir-se com a noite como se ela fosse uma vestimenta. Poderia colocar as estrelas em torno do Seu pulso formando pulseiras e amarrar os sóis em torno de Sua testa como uma coroa. Poderia morar sozinho muitíssimo acima deste mundo, no sétimo céu, e olhar com calma e silenciosa indiferença para todos os atos de Suas criaturas. Ele poderia fazer o que os pagãos supunham que seu Júpiter fez — sentar-se em silêncio perpétuo, às vezes acenando com a sua terrível cabeça para fazer os destinos se moverem ao seu bel-prazer. Porém, Júpiter nunca pensava nas pequenas coisas da Terra, descartando-as de sua percepção, absorvido no interior de seu próprio ser, engolido para dentro de si mesmo. Ele vivia sozinho e retirado. E eu, como uma das criaturas de Júpiter, poderia me colocar à noite no topo de uma montanha, olhar para as estrelas silenciosas e dizer: “Vocês são os olhos de deus, mas não olham para mim. A sua luz é o presente de sua onipotência, mas os seus raios não são sorrisos de amor para mim. Deus, o todo-poderoso criador, esqueceu-me, sou uma gota desprezível no oceano da criação, uma folha seca na floresta dos seres, um átomo na montanha da existência. Ele não me conhece. Estou sozinho, sozinho, sozinho!”. Porém, não é assim, amados. O nosso Deus é diferente. Ele percebe cada um de nós! Não há um pardal ou uma minhoca que não se encontre nos Seus decretos. Não há uma pessoa em quem Seus olhos não estejam fixos. Nossos atos mais secretos são conhecidos por Ele. O que quer que façamos, suportemos ou soframos, os olhos de Deus ainda recaem sobre nós e estamos sob o Seu sorriso — porque somos o Seu povo. Ou debaixo de Sua fronte franzida — porque nos desviamos dele.

Ó, quão infinitamente misericordioso é Deus, que, olhando para a raça humana, não extingue sua existência com um sorriso! Vemos no nosso texto que Deus olha para o homem, porque diz de Efraim: “Embora eu lhes tenha dado minhas leis, agem como se elas não se aplicassem a eles”. Você percebe como Deus não afasta o homem com Seus pés quando vê o pecado deste homem? Ele não o agita pelo pescoço sobre o abismo do inferno até seu cérebro chacoalhar e depois o larga para sempre. Em vez disso, Ele desce do Céu para arrazoar com as Suas criaturas! Ele argumenta com elas, coloca-se, por assim dizer, no nível do pecador, declara as Suas queixas e invoca Sua reclamação. “Ó Efraim, eu lhes escrevi as grandes coisas da minha Lei, mas vocês não as aplicaram!” Meus amigos, venho aqui esta noite a serviço do Senhor, para lhes suplicar, como embaixador de Deus, para atribuir pecado a muitos de vocês; para colocar isso em seu coração pelo poder do Espírito, para que vocês possam estar convencidos do pecado, da justiça e do julgamento vindouro. O crime que lhes imputo é o pecado que o texto expõe. Deus lhes escreveu as grandes coisas de Sua Lei, mas vocês agem como se elas não se aplicassem a vocês! É a respeito desse livro abençoado, a Bíblia, que eu quero falar esta noite. Aqui está o meu texto — esta Palavra de Deus. Aqui está o tema do meu discurso, um tema que exige mais eloquência do que eu possuo; um assunto sobre o qual mil oradores podem falar ao mesmo tempo. Um tema poderoso, vasto e incompreensível, que poderia ocupar toda a eloquência ao longo da eternidade e, ainda assim, continuaria inesgotável!

No tocante à Bíblia, tenho três coisas a dizer esta noite e todas elas estão no meu texto. Primeiro, seu autor: “Eu lhes tenha dado”. Segundo, seus assuntos — as grandes coisas da Lei de Deus. E em terceiro, a maneira comum como ela é tratada — foi considerada pela maioria dos homens como não aplicável.

  1. Primeiro, quanto a este livro, quem é O AUTOR? O texto diz que é Deus. “Embora eu lhes tenha dado minhas leis”. Aqui está a minha Bíblia — quem a escreveu? Eu a abro e descubro que ela consiste em uma série de tratados. Os cinco primeiros tratados foram escritos por um homem chamado Moisés. Eu viro as páginas e encontro outros. Às vezes, vejo que o escritor é Davi; outras vezes, Salomão. Aqui eu leio Miqueias, depois Oseias, depois Amós. Ao avançar, em direção às páginas mais luminosas do Novo Testamento, vejo Mateus, Marcos, Lucas e João, Paulo, Pedro, Tiago e outros, mas, ao fechar o livro, pergunto-me quem é o seu Autor. Esses homens reivindicam conjuntamente a autoria? São eles os compositores desse grandioso volume? Dividem a honra entre si? Nossa santa religião responde: Não! Este volume é a escrita do Deus vivo — cada letra foi escrita por um dedo Todo-poderoso. Cada palavra dele saiu dos lábios eternos, cada sentença foi ditada pelo Espírito Santo. Embora Moisés tenha sido empregado para escrever suas histórias com sua caneta ardente, Deus guiou aquela caneta. Pode ser que Davi tenha tocado a sua harpa e deixado sair doces salmos melódicos de seu dedilhar, mas Deus moveu as suas mãos sobre as cordas vivas de sua harpa dourada. Pode ser que Salomão tenha cantado cânticos de amor ou proferido palavras de consumada sabedoria, mas Deus dirigiu seus lábios e deu eloquência ao pregador. Se eu sigo o trovejante Naum quando seus cavalos trilham as águas, ou Habacuque quando ele vê as tendas de Cusã em aflição; se leio Malaquias, quando a Terra está ardendo como um forno; se me volto à suave página de João, que fala de amor, ou aos robustos capítulos inflamados de Pedro, que falam do fogo devorando os inimigos de Deus; se me volto a Judas, que lança anátemas sobre os inimigos de Deus — em todos os lugares onde encontro Deus falando —, é a voz de Deus, não a do homem! As palavras são de Deus, as palavras do Eterno, do Invisível, do Todo-Poderoso, do Jeová desta Terra! Esta Bíblia é a Bíblia de Deus. E quando a vejo, pareço ouvir uma voz brotando dela e dizendo: “Eu sou o Livro de Deus — Homem, leia-me. Eu sou a escrita de Deus — abra as minhas páginas, porque fui escrita por Ele. Leia-me, pois Ele é o meu Autor e você o verá visível e manifesto em toda parte”. “Embora eu lhes tenha dado minhas leis”.
  1. Nosso segundo ponto é: OS ASSUNTOS DOS QUAIS A BÍBLIA TRATA. As palavras do texto são: “Embora eu lhes tenha dado minhas leis”. A Bíblia trata de coisas grandiosas, unicamente de coisas grandiosas. Nada há na Bíblia que não seja importante. Todos os seus versículos têm um significado solene e, se ainda não descobrimos isso, esperamos ainda fazê-lo. Vocês têm visto múmias enroladas com faixas de linho. Bem, a Bíblia de Deus é semelhante. Ela é um vasto rolo de linho branco, tecido no tear da verdade. Vocês terão de continuar desenrolando-a, rolo após o rolo, antes de encontrar o real significado dela bem lá no fundo! E quando vocês tiverem encontrado o que pensam ser uma parte do significado, ainda precisarão continuar desenrolando, desenrolando — e por toda a eternidade vocês estarão desenrolando as palavras desse maravilhoso volume! Contudo, na Bíblia só se encontram coisas grandiosas. Deixem-me dividi-las, para ser mais breve. Primeiro, todas as coisas contidas nesta Bíblia são grandiosas — mas, em segundo, algumas são as maiores de todas.

Todas as coisas que há na Bíblia são grandiosas. Algumas pessoas pensam que não importa em quais doutrinas você acredita — que é irrelevante qual igreja você frequenta — que todas as denominações são semelhantes. Bem, eu repudio a Sra. Intolerância acima de quase todas as pessoas do mundo e nunca lhe faço elogios ou louvores — mas há outra pessoa a quem odeio igualmente, o Sr. Tolerante, um personagem bem conhecido, que descobriu que todos nós somos semelhantes. Ora, eu acredito que um homem pode ser salvo em qualquer igreja. Alguns foram salvos na Igreja de Roma — alguns homens benditos, cujos nomes eu poderia mencionar aqui. E sei, bendito seja Deus, que multidões são salvas na Igreja da Inglaterra — ela tem em seu âmago inúmeros homens piedosos e de oração. Penso que todas as denominações de cristãos protestantes têm um remanescente segundo a eleição da graça e algumas delas precisaram ter um pouco de sal, caso contrário se corromperiam. Porém, quando digo isso, vocês imaginam que acho que todas estão no mesmo nível? Todas são igualmente confiáveis? Um grupo diz que o batismo infantil é certo, outro diz que é errado; contudo, vocês dizem que os dois são certos? Eu não consigo ver isso. Um ensina que somos salvos pela graça, outro diz que somos salvos pelo livre-arbítrio. E, mesmo assim, vocês acreditam que os dois estão certos? Não compreendo isso. Um diz que Deus ama o Seu povo e nunca deixará de amá-lo. Outro diz que Ele não amou o Seu povo antes de este o amar — que, frequentemente, Ele os ama e depois deixa de amá-los e os afasta! Os dois podem estar certos no principal. Porém, podem estar certos quando um diz “Sim” e o outro diz “Não”? Preciso de óculos que me permitam olhar para trás e para a frente ao mesmo tempo, antes que eu possa ver isso! Não pode ser, senhores, que ambos estejam certos! Porém, alguns dizem que as divergências entre eles residem em questões não essenciais. Este texto diz: “Embora eu lhes tenha dado minhas leis”. Nada há na Bíblia de Deus que não seja grandioso. Algum de vocês já se sentou para ver qual era a religião mais pura? Vocês dizem: “Ó, nunca nos demos ao trabalho de fazê-lo. Nós fomos exatamente onde nosso pai e mãe iam”. Ah, essa é uma razão profunda, de fato! Vocês foram aonde seus pais iam. Eu achei que vocês fossem pessoas sensatas. Não pensei que fossem para onde outras pessoas os puxam, mas que fossem por sua própria decisão. Amo meus pais acima de tudo que respira, e o simples pensamento de eles acreditarem que algo era verdadeiro me ajuda a pensar que aquilo é correto. Porém, não os segui — eu pertenço a uma denominação diferente — e agradeço a Deus por isso. Posso receber meus pais como irmãos e irmãs em Cristo, mas jamais pensei que, por eles serem uma coisa, eu deveria ser igual. Nada disso. Deus me deu um cérebro e eu o usarei. E, se vocês tiverem intelecto, usem-no também. Nunca digam que não importa. Importa, sim. O que Deus colocou aqui tem enorme importância — Ele não teria escrito algo que fosse insignificante. O que quer que haja aqui tem algum valor; portanto, procurem todas as perguntas, testem todas pela Palavra de Deus. Não tenho medo de ter o que eu prego testado pela Bíblia. Apenas me deem um campo justo e nenhum favor, e a Bíblia. Se eu disser qualquer coisa contrária a ela, retirá-la-ei no próximo domingo. Por ela eu fico de pé, por ela eu caio. Procurem e vejam, mas não digam “Não importa”. Se Deus diz algo, deve ser importante sempre.

Porém, embora tudo na Palavra de Deus seja importante, nem tudo é igualmente importante. Existem certas verdades fundamentais e vitais nas quais precisamos crer, caso contrário nenhum homem seria salvo. Se vocês quiserem saber em que precisam acreditar, se quiserem ser salvos, encontrarão as grandes coisas da Lei de Deus entre essas duas capas — todas elas estão contidas aqui. Como uma espécie de compilação ou resumo das grandes coisas da Lei, lembro-me de, certa vez, um amigo meu dizer: “Ah, pregue os três R e Deus sempre o abençoará”. Eu disse: “Quais são os três R?”. E ele respondeu: “Ruína, redenção e regeneração”. Eles contêm a essência da divindade e da ruína. Todos nós fomos arruinados na queda. Todos nós perdemos quando Adão pecou e todos somos arruinados por nossas próprias transgressões. Todos nós somos arruinados por nosso próprio coração mau e nossas próprias vontades perversas. E todos seremos arruinados se a graça não nos salvar. Em seguida, há um segundo R, de redenção. Somos resgatados pelo sangue de Cristo, o Cordeiro sem defeito e sem mancha. Somos resgatados pelo Seu poder. Somos resgatados por Seus méritos. Somos resgatados por Sua força. Depois, há o R de regeneração. Se fomos perdoados, também precisamos ser regenerados, porque nenhum homem pode participar da redenção se não for regenerado. Que ele seja tão bom quanto queira; que ele sirva a Deus como imagina, tanto quanto gosta — se ele não for regenerado e não tiver um novo coração, um novo nascimento, ainda estará no primeiro R, o da ruína! Estas coisas contêm um resumo do evangelho. Acredito que há um resumo melhor nos cinco pontos do Calvinismo — eleição segundo a presciência de Deus; a depravação natural e a pecaminosidade do homem; redenção particular pelo sangue de Cristo; chamado eficaz [graça irresistível] pelo poder do Espírito — e definitiva perseverança dos santos pelos esforços do poder de Deus. Penso que é preciso crer em tudo isso para a salvação. Mas não gostaria de escrever um credo como o Atanasiano, começando com: “Para ser salvo, antes de tudo é necessário negar a fé católica, que fé é essa” — quando chegasse a esse ponto, eu pararia, porque não saberia o que escrever. Eu sustento toda a Bíblia e nada além da Bíblia, mas não me cabe elaborar credos. Porém, peço-lhes que pesquisem as Escrituras, porque esta é a palavra de vida.

  1. Nosso último ponto é o TRATAMENTO QUE A POBRE BÍBLIA RECEBE NESTE MUNDO.

Ela é considerada inaplicável. O que significa a Bíblia ser considerada não aplicável? Primeiro, significa que ela é muito inaplicável para algumas pessoas porque elas nunca a leem. Lembro-me de, em certa ocasião, ter lido a história sagrada de Davi e Golias; havia uma pessoa presente, positivamente crescida até a idade madura, que me disse: “Meu querido! Que história interessante! Em que livro ela está?”. E lembro-me de uma pessoa que veio a mim em particular — falei-lhe sobre a sua alma — ela me contou quão grande era a vontade que sentia de servir a Deus. Porém, encontrava outra lei em seus membros. Abri uma passagem de Romanos e li: “Não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”. Ela disse: “Isso está na Bíblia? Eu não sabia”. Não a culpei por ela não ter se interessado pela Bíblia até então. Mas fiquei imaginando que poderia haver pessoas que nada sabiam acerca de tal passagem! Ah, vocês sabem mais sobre o seu livro-caixa do que sobre a sua Bíblia. Vocês sabem mais sobre os seus diários do que sobre o que Deus escreveu. Muitos de vocês lerão um romance do início ao fim e o que receberão? Um bocado de espuma ao terminarem! Porém, vocês não conseguem ler a Bíblia — esse alimento sólido, duradouro, substancial e satisfatório fica sem ser ingerido, trancado no armário da negligência, enquanto qualquer coisa que o homem escreva é avidamente devorada como se fosse a caça do dia. “Embora eu lhes tenha dado minhas leis, agem como se elas não se aplicassem a eles.

Vocês nunca a leram. Faço essa grande acusação contra vocês. Talvez digam que não devo lhes cobrar coisas assim. Sempre penso ser melhor ter uma opinião pior de vocês do que uma demasiadamente boa. Eu os acuso disso — vocês não leem as suas Bíblias. Alguns de vocês nunca a leram de ponta a ponta. Sei que falo o que o seu coração precisa dizer ser uma verdade sincera. Vocês não são leitores da Bíblia. Dizem ter a Bíblia em suas casas — será que penso que são tão pagãos a ponto de não terem uma Bíblia? Porém, quando foi a última vez que a leram? Como sabem que seus óculos, que vocês perderam, não foram usados com ela nos últimos três anos? Muitas pessoas não folheiam as suas páginas há um longo tempo e Deus poderia dizer-lhes: “Embora eu lhe tenha dado minhas leis, você age como se elas não se aplicassem a você”.

Há outros que leem a Bíblia, mas, quando a leem, dizem que ela é horrivelmente seca. Aquele rapaz ali diz que ela é uma “chatice”. Essa é a palavra que ele usa. Ele diz: “Minha mãe me disse: Quando você for até a cidade, leia um capítulo todos os dias. Bem, eu pensei em agradá-la e disse que o faria. Bem, que gostaria de não o ter dito. Não li um capítulo ontem, nem anteontem. Estávamos muito ocupados. Não tive outro jeito”. Você não ama a Bíblia, não é? “Não, nada há nela de interessante.” Ah, foi o que pensei. Porém, pouco tempo atrás, eu não conseguia ver nada nela. Vocês sabem por quê? Cegos não conseguem ver, conseguem? Porém, quando o Espírito toca as escamas dos olhos, elas caem. E, quando Ele coloca colírio, a Bíblia se torna preciosa.

Terminarei após dizer uma palavra. Meu amigo filósofo diz que, para mim, pode ser muito bom exortar as pessoas a lerem a Bíblia. Porém, ele pensa existirem muitas ciências muito mais interessantes e úteis do que a teologia! Sou extremamente grato por sua opinião, senhor. A que ciência você se refere? A ciência da dissecção de besouros e organização de borboletas? Você diz: “Não, certamente não”. Então, a ciência de arrumar pedras e nos contar sobre as camadas da Terra? “Não, não exatamente isso.” Qual ciência então? Você diz: “Ó, todas as ciências são melhores do que a ciência da Bíblia”. Ah, senhor, essa é a sua opinião, e é por estar longe de Deus que você diz isso! Entretanto, a ciência de Jesus Cristo é a mais excelente das ciências! Que ninguém se afaste da Bíblia porque ela não é um livro de aprendizado e sabedoria. Ela é! Vocês querem conhecer astronomia? Está aqui — ela lhes fala do Sol da Justiça e da Estrela de Belém. Vocês querem conhecer botânica? Está aqui — ela lhes fala sobre a planta de renome — o Lírio que cresce no Vale e a Flor de Sarom. Vocês querem conhecer geologia e mineralogia? Devem aprender aqui — porque podem ler sobre a Rocha Eterna e a Pedrinha Branca com um nome gravado, o qual ninguém conhece. Vocês querem estudar história? Aqui está o mais antigo de todos os registros da história da raça humana. Seja qual for a sua ciência, venham e inclinem-se sobre este Livro, porque a sua ciência está aqui! Venham e bebam desta justa fonte de conhecimento e sabedoria, e vocês perceberão que se tornaram sábios para a salvação! Sábios e tolos, bebês e homens, senhores grisalhos, jovens e donzelas — falo a vocês, pleiteio junto a vocês, imploro-lhes, respeitem suas Bíblias e sondem-nas — porque creem que elas lhes dão vida eterna. E elas apontam para Cristo!

Concluindo… Vamos para casa praticar o que ouvimos. Ouvi falar de uma mulher que, quando lhe perguntaram o que lembrava do sermão do ministro, disse: “Não me lembro de nada. Era sobre pesos menores e quantidades erradas, e não me lembrei de nada além de ir para casa e queimar o alqueire.” Então, se vocês se lembrarem de ir para casa e queimar o alqueire, se vocês se lembrarem de ir para casa e ler suas Bíblias, terei dito o suficiente! E que, quando lerem as suas Bíblias, Deus, em Sua infinita misericórdia, derrame sobre sua alma os esclarecedores raios do Sol da Justiça pela ação do sempre adorável Espírito. Então, pela graça divina, vocês a lerão para seu proveito e para a salvação da sua alma. A respeito da BÍBLIA, podemos dizer —

Ela é o armário de conselhos revelados de Deus!

Onde bem-estar e aflição são ordenados

Para que todo homem possa saber o que lhe caberá.

A menos que seu próprio erro faça falsa aplicação,

Ela é o indicador para a eternidade!

Não pode perder o interminável êxtase

Quem leva esse mapa para se orientar.

Nem pode ser confundido aquele que fala segundo este Livro;

Ele é o Livro de Deus!

E se eu dissesse Deus dos livros? Que àquele que se irar

Com essa expressão, como se demasiadamente ousada,

Seus pensamentos se ocultem em silêncio até ele encontrar outro igual.

Esta é uma parte do sermão que foi extraído de The New Park Street Pulpit e pregado no Exeter Hall, em Strand, em 1855. Você pode encontrar o sermão completo na Bíblia de estudos e sermões de Charles Spurgeon, de Publicações Pão Diário.