Conexão Universitária – O abandonar a fé

O abandonar a fé

Você sabe o que é apostasia? Apostasia significa um abandono completo da fé e costumes que alguém possuía. Tendo em vista que a apostasia pode ocorrer de forma oculta ou aberta, ela acaba sendo uma decisão particular de cada indivíduo. A apostasia é uma realidade dos últimos dias (1 TIMÓTEO 4:1), mas quero caminhar com você em uma conversa abordando o que nos leva a abandonar a fé.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

2 TESSALONICENSES 2:3

Não se deixem enganar pelo que dizem, pois esse dia não virá até que surja a rebelião [apostasia] e venha o homem da perversidade, aquele que traz destruição.n

 

JEREMIAS 2:13

Pois meu povo cometeu duas maldades: Abandonaram a mim, a fonte de água viva, e cavaram para si cisternas rachadas, que não podem reter água.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Uma cisterna é um lugar onde se pode armazenar água da chuva. No contexto de Jeremias, não havia encanamento e as pessoas precisavam buscar água direto das. Alguns cavavam cisternas para reter as águas que vinham da chuva, facilitando seu armazenamento e transporte. O profeta faz aqui uma comparação para alertar o povo de um grave problema: além de desprezarem o verdadeiro Deus (a água mais pura e de qualidade, que vinha diretamente da fonte), eles estavam depositando a sua confiança em algo que não era firme (haviam construído cisternas rachadas).



Preguiça

 

O primeiro motivo que faz uma pessoa caminhar para a apostasia é a preguiça. Quando conhecemos a Cristo começamos uma caminhada de busca pela presença dele. Imagine que Jesus é um tesouro inesgotável e você precisa conhecê-lo por completo. O profeta Jeremias diz: “Se me buscarem de todo o coração, me encontrarão” (JEREMIAS 29:13). Procurar a Deus envolve colocar todo o nosso coração à disposição dele, abandonando as paixões e desejos antigos. Isso se intensifica quando você entende que precisa renunciar a si mesmo para seguir Jesus. “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (MATEUS 16:24). As renúncias feitas geram algo muito maior em nosso interior (2 CORÍNTIOS 4:17). Fazer uma cisterna significa não buscar o alimento espiritual na fonte, mas sim através de um intermediário. Pregações no Youtube, Facebook e Instagram são uma bênção, mas não podem substituir o seu momento de devocional íntimo com Deus. Livros que falam sobre a Bíblia não podem substituir a leitura bíblica diária. Precisamos buscar a fonte de água da vida, de modo que nosso espírito seja nutrido pelas palavras do Senhor..

 

Busca dos próprios prazeres

Outro ponto que nos leva a caminhar para a apostasia é o hedonismo, quando queremos atender aos nossos desejos carnais. Em 2 Timóteo 2:22, Paulo aconselha: “Fuja!”. Isso significa que esses desejos virão até você mesmo que você não os procure. Apenas ser tentado em alguma área, desejando algo, não significa que você está pecando; mas se você se rende a tais desejos, acaba se desviando da vontade do Senhor. Aquilo que fere a santidade de Deus gera morte em nossa vida. Tome cuidado para não ceder a uma forma de paganismo: quem adora às “divindades” apresenta as suas petições, isto é, roga para que alguma vontade sua seja feita. O que Paulo nos ensina em Romanos 12:1 é totalmente o contrário: nós nos apresentamos como sacrifícios a Deus, de forma que não fazemos exigências, apenas nos entregamos em Seu altar para sermos consumidos por Ele. Todas as vezes que os nossos desejos se tornam prioridade, nos colocamos no lugar do Senhor. Uma vida de discipulado, com Cristo, exige que abandonemos tudo para segui-lo.

 

Como vencer a apostasia?

Talvez você tenha percebido que está abandonando os caminhos do Senhor, se rendendo a apostasia. Neste caso, você precisa lembrar-se que Jesus é a fonte de água viva: “…mas quem bebe da água que eu dou nunca mais terá sede. Ela se torna uma fonte que brota dentro dele e lhe dá a vida eterna” (JOÃO 4:13-14). Jesus desfaz o abismo que nos separa de Deus estabelecido pelo pecado e pela indiferença com Deus, ensinando-nos a viver guiados pelo Espírito Santo e no Seu poder. Após você receber a Jesus é necessária uma mudança de mentalidade (ROMANOS 12:2). Conheceremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus quando ouvirmos a Sua Palavra, aprendermos os princípios dela, passarmos a temer o Senhor e praticarmos Sua vontade (DEUTERONÔMIO 31:12). Vença a apostasia: não abandone as palavras do Senhor e mantenha-se fiel ao seu relacionamento íntimo com o Espírito Santo!



QUESTÕES PARA DEBATE

 

1-Olhando para sua rotina hoje, como você pode reservar mais tempo para se relacionar com Deus?

2- Você se encontra em um lugar de apostasia da fé? Se sim, como você pretende mudar isso? Se não, o que o tem mantido firme em fé? 

3- Como permanecer intensamente em um relacionamento com Deus?




ORAÇÃO

 

Deus, agradeço-te por Tuas misericórdias se renovarem todas as manhãs, por Tua graça estar disponível e eu poder me fortalecer nela. Ajuda-me, Senhor, a ter minha mente renovada e a permanecer firme no relacionamento contigo. Perdoa-me por agir orgulhosamente como se eu fosse o centro da adoração e ensina-me a ter prazer na Tua Lei. Que os Teus estatutos estejam cravados no meu coração e que os meus olhos permaneçam em ti, mesmo diante de uma cultura deturpada, do cansaço e dos prazeres. Que eu seja uma árvore plantada junto a um ribeiro de águas correntes em Teu jardim. Em nome de Jesus. Amém!

 

Ariella Hanna

Educação Física UFPR — CRU Curitiba