LEIA: Efésios 6:1-4

Venho de uma cultura oriental, com muitas tradições e crenças. Aceitei Jesus Cristo em minha vida aos 15 anos e quando meu pai descobriu, sofreu muito. Durante dias, ele não conseguia dormir bem à noite. Ele sentiu que tinha falhado como pai porque não conseguia manter a família unida. Sua filha escolheu abandonar a tradição da família, e optou por seguir um “deus ocidental”. 

Eu amo meu pai, mas neste assunto, eu sabia que não podia obedecê-lo. Por isso, tornei-me a primeira cristã da minha família.

Então, o que significa obedecer ao mandamento de Deus honrando nosso pai e nossa mãe? (Êxodo 20:12)

“Honra” é uma palavra pesada — literalmente. A palavra é kaved, que é hebraico para “pesado” ou “denso”. Honrar os pais, portanto, é dar o devido peso à sua posição. Inclui falar respeitosamente com eles, e falar gentilmente sobre eles. E este é o quinto mandamento do Decálogo, que segue imediatamente após quatro mandamentos sobre amar a Deus. Por inferência, o amor a Deus deve vir primeiro.

O apóstolo Paulo coloca desta forma: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer” (Efésias 6:1)

Para obedecer a Deus indo ao seminário, Francis Schaeffer teve que dizer aos seus pais: “Eu amo vocês, e sinto muito por fazê-los infelizes, mas estou convencido de que é isso que Deus quer que eu faça, e eu vou fazê-lo.” Sua obediência resoluta a Deus foi, no final, o meio de trazer primeiro seu pai e depois sua mãe à fé em Jesus Cristo. Mas mesmo indo contra a vontade de seus pais, Schaeffer mostrou-lhes respeito e bondade. 

Você está guardando o quinto mandamento? Se estiver, tudo vai dar certo com você e você será abençoado por Deus. É o primeiro mandamento com promessa (v.2). — Poh Fang Chia 


Pensando sobre:

1.  Como seria honrar os pais em diferentes estágios de vida — da adolescência à vida adulta?

2. Quais são algumas situações em que podemos precisar obedecer ao Senhor, em vez de obedecer aos pais? Como podemos fazer isso respeitosamente?

3. O que você gostaria de fazer para honrar seus pais hoje?