Livres para obedecer — Conexão Universitária

Conexão Universitária Estudo #51 Livres para obedecer

Livres para obedecer

 

A expressão bíblica: “‘Tudo é permitido’, mas nem tudo convém” (1 CORÍNTIOS 10:23), é usada por muitos jovens como pretexto para justificar a liberdade para fazer qualquer coisa, mesmo aos cristãos. Este princípio indica que há liberdade para as pessoas quanto às suas ações, mas que não se podem evitar as consequências de seus atos; por conta disto, todos deveriam considerar o que pode acontecer em decorrência das escolhas que fazem. Na prática, muitos não desejam obedecer, mas querem apenas a autonomia para fazer o que quiserem e acreditarem ser inofensivo. Estes caem no engano de pensar que é impossível usufruir da liberdade e, ao mesmo tempo, ter um compromisso de obediência.




ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

JOÃO 8:33-36 

“Mas somos descendentes de Abraão”, disseram eles. “Nunca fomos escravos de ninguém. O que quer dizer com ‘Vocês serão libertos’?” Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: todo o que peca é escravo do pecado. […] Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato”



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

É impossível não estar sujeito a nada: por mais livres que as pessoas tentem ser, um pequeno detalhe dentro das circunstâncias pode mudar seus rumos e impedir planos. Um simples prego na estrada pode parar um veículo e fazer com que um compromisso importante seja perdido. É preciso humildade, acima de tudo, antes que o anseio por estar no controle da situação retire o cristão do caminho reto e lhe coloque em um estado de presunção maligna (TIAGO 4:13-17).

 

Entretanto, o que Jesus e muitos de Seus discípulos alertavam é ainda mais difícil de aceitar: todos os que não creem em Cristo estão cegos por causa de Satanás (2 CORÍNTIOS 4:4) e vivem obedecendo aos seus comandos, estando mortos espiritualmente (EFÉSIOS 2:1-2). Isso faz com que, além de tudo, tenham uma percepção parcial da realidade, o que já é uma limitação à sua liberdade.

 

Isso é evidenciado em uma conversa entre Cristo e os judeus. Eles não admitiam necessitar da verdade para serem libertos e, com isso, rejeitavam a própria libertação. Mesmo tendo Deus revelado a Abraão, Seu servo, que sua descendência seria escravizada, 400 anos antes que isto ocorresse (GÊNESIS 15:13), os judeus, séculos depois, teimavam em dizer que justamente por serem descendentes de Abraão nunca foram escravos de ninguém.

Foi para sermos livres da condenação ao inferno, da influência do pecado e de Satanás, que Cristo veio trazer a verdade e o Espírito da verdade (JOÃO 14:15-17; 18:37). Dessa forma sobrenatural, os inimigos da nossa alma são vencidos: “somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (ROMANOS 8:37) e não somos mais escravos do pecado, podendo ser livres de continuar pecando (ROMANOS 6).

 

Homens carnais apenas enxergam a conversão como um compromisso com uma religião ou com uma instituição religiosa, que lhe exigirá o cumprimento de certos deveres contrários às suas vontades. Entretanto, o que ocorre na verdade é que quanto mais alguém é moldado por Deus, mais esta pessoa é livre e purificada para fazer o que é bom. O servo de Deus recebe desejos novos e apropriados, buscando mais fazer a vontade do Pai do que argumentar para que o Senhor faça um pouco da vontade dela (TITO 2:14–3:7).

 

QUESTÕES PARA DEBATE

 

  1. O que você tem escolhido: se aproximar da vontade de Deus ou viver no limite entre o certo e o pecado? Qual a sua principal motivação para isso?
  2. Existe algo que é errado de acordo com a Palavra de Deus, mas você tem relativizado? O quê?
  3. Em sua opinião, por que é difícil para as pessoas entenderem que a melhor escolha é viver conforme a vontade do Senhor, já que Ele sabe o que é melhor para elas?



ORAÇÃO

 

Senhor Deus, agradeço-te por ter nos libertado por meio de Cristo! Ajuda-nos a viver para fazer o que é certo e não sermos afetados por pressões exteriores. Que possamos entender que é um privilégio receber a verdade e até mesmo de sofrer por ela, como fizeste Tu e tantos na história da Tua Igreja. Peço-te que nos dê um novo coração, que se torne cada vez mais parecido com o Teu, a ponto de desejarmos diminuir para honrarmos o Teu santo nome. Faz-nos pessoas cada vez mais livres dos ídolos modernos para que sempre digamos “sim” aos Teus planos. Pedimos em nome de Jesus. Amém!

 

Luiz Hammerer

Engenheiro Civil — Jesus na UFPR