5 fatos sobre John Wesley

5 fatos sobre John Wesley
5 fatos sobre John Wesley

Você conhece o teólogo britânico John Wesley? Este grande homem de Deus deixou um grande legado que continua a influenciar muitas vidas. Seus ensinamentos sobre a Palavra de Deus têm inspirado gerações e ajudam a moldar a prática cristã no movimento metodista.

Queremos compartilhar com você 5 fatos sobre a vida de John Wesley, para que você conheça um pouco mais sobre mais este autor da nossa série clássica de devocionais Dia a dia.

1. John Wesley veio de uma grande família

Muitas famílias inglesas, durante o século 18, tinham uma grande quantidade de filhos, isso pode ser explicado devido a alta taxa de mortalidade infantil da época. A mãe de John Wesley, Susanna, teve  – por exemplo – mais 24 irmãos. E mais tarde, ao se casar, teve 19 filhos. John foi o 15º entre eles. 

2. Sua conversão transformadora

Mesmo que John Wesley tenha crescido numa família cristã e tenha sido ministro da igreja anglicana, ele considerou sua verdadeira conversão aos 34 anos, o seu momento transformador. Foi no dia 24 de maio de 1738, durante um culto em Londres onde era feita a leitura do prefácio de Lutero à epístola aos Romanos. Ali ele sentiu seu coração “estranhamente aquecido” e pôde experimentar uma profunda experiência de comunhão com Deus, o que fortaleceu sua fé e deu início ao seu papel como um líder espiritual influente.

3. John Wesley se opunha firmemente à escravidão

Ele sentiu-se inspirado a se unir ao movimento abolicionista quando leu um panfleto escrito pelo Quaker Anthony Benezet. Wesley ficou tão tocado que, com frequência, pregava contra o comércio de escravos e chegou a escrever seus Pensamentos sobre a Escravidão – um panfleto que denunciava publicamente essa prática. 

4. Wesley é um dos homens mais viajados da história!

Independentemente das condições do tempo, ele chegava a seguir com seu cavalo cerca de 90 km por dia. Por ano, Wesley chegou a viajar mais de 7 mil quilômetros. Em toda a sua vida, ele viajou a cavalo mais de 400 mil quilômetros. Sua missão? Pregar a mensagem de Cristo.

5. A expressão “vamos concordar em discordar” é creditada a ele

Muitas vezes Wesley e George Whitefield, que eram amigos, discordavam em assuntos diversos. Os dois tinham o mesmo entusiasmo pelo evangelismo, mas não chegavam a um acordo sobre questões da salvação humana (soteriologia). O que mais tarde causou uma rivalidade e partidarismo pelas teologias de ambos pela perspectiva de seus seguidores. No culto fúnebre do Whitefield, John Wesley minimizou a questão: “Existem muitas doutrinas de natureza menos essencial… Nelas, podemos pensar e permitir que outros pensem, podemos concordar em discordar. Mas enquanto isso, mantenhamos firmes os fundamentos essenciais…”

Dia a dia com John Wesley

Conheça o mais novo lançamento da série Dia a dia, um devocional anual com escritos de John Wesley.

Dia a dia com John Wesley​

Conheça o mais novo lançamento da série Dia a dia, um devocional anual com escritos de John Wesley.​