JEJUM ESPIRITUAL

Jamais ouvimos falar de um avivamento nos dias bíblicos, ou em qualquer outra época na Terra, sem a prática da Palavra, da oração e do jejum. O jejum é uma chave poderosa para um grande destravamento espiritual e, realizado com a motivação correta, pode romper limites inimagináveis na esfera do sobrenatural divino, algo que talvez jamais aconteceria por outro meio. Ele nos leva a um nível mais profundo de intimidade com Deus, aumenta a nossa fome e sede por Ele e diminui a força da nossa natureza carnal ao tomarmos decisões.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

ESDRAS 8:23

Assim, jejuamos e pedimos com fervor que nosso Deus cuidasse de nós, e ele atendeu à nossa oração.

LUCAS 5:34-35

Jesus respondeu: “Por acaso os convidados de um casamento jejuam enquanto festejam com o noivo? Um dia, porém, o noivo lhes será tirado, e então jejuarão”.

MATEUS 6:16

Quando jejuarem, não façam como os hipócritas, que se esforçam para parecer tristes e desarrumados a fim de que as pessoas percebam que estão jejuando. Eu lhes digo a verdade: eles não receberão outra recompensa além dessa.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

O que é o jejum bíblico?

O jejum bíblico é, em essência, uma abstinência intencional de alimentos que visa propósitos espirituais. É uma ferramenta utilizada na busca por Deus, e que potencializa a mortificação dos desejos da natureza carnal (GÁLATAS 5:19-21), levando-nos a desejar intensamente as coisas celestiais. Quão facilmente permitimos que coisas dispensáveis tenham prioridade em nossa vida, e rapidamente suspiramos por coisas das quais não precisávamos antes de elas nos escravizarem. O jejum nos ajuda a manter o equilíbrio na vida, pois torna a nossa natureza humana submissa ao Espírito Santo, e nos auxilia a viver sob a direção de Deus enquanto mortificamos as paixões da carne (1 CORÍNTIOS 6:12; 9:27).

 

Por que jejuar?

Mais do que qualquer outra disciplina, o jejum revela as coisas que nos controlam. Ele traz à tona o que está lá bem escondidinho em nosso interior, influenciando nosso comportamento de forma negativa. Esta prática desentulha nosso coração e ouvidos espirituais para que possamos ouvir a voz do Espírito Santo e sermos conduzidos por Ele ao quebrantamento e arrependimento.

Ele também nos lembra de que nosso maior alimento é a palavra que procede da boca de Deus (MATEUS 4:4), portanto, por mais que estejamos nos abstendo de comida física, a prática do jejum nos leva a usufruir de um banquete no qual nos deleitamos com a presença e a Palavra de Deus.

A eficácia do jejum

Para que vejamos os inúmeros benefícios do jejum espiritual em nossa vida, nossa motivação ao praticá-lo precisa ser correta! O jejum bíblico sempre tem como foco central algum propósito espiritual, como por exemplo nos levar ao centro da vontade de Deus a fim de que, conduzida à luz da Palavra, a nossa vida seja ajustada a ela. Nosso foco é agradar a Deus, tocar o Seu coração e agir conforme a direção da Sua perfeita vontade. Sendo assim, cuidado para não realizar o jejum motivado por fins egoístas ou buscando o aplauso de pessoas, como faziam os fariseus (MATEUS 6:16-18). Logo, a eficácia do jejum, entre outras coisas, conformará a nossa vida à de Deus e nos fará mais sensíveis à Sua voz e ao Seu agir.

Por certo, não há regras determinadas sobre quando e como jejuar, mas a recomendação quanto a sua prática é inegável. O próprio Cristo jejuou: “…depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites…” (MATEUS 4:2 NAA). No entanto, é necessário ter a motivação correta e propósitos específicos, alinhados o Senhor e à Bíblia, para realizá-lo; caso contrário, acabará em uma prática vazia.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1- De que maneira você entende a relevância do jejum para sua vida? Essa é uma prática à qual você tem se dedicado?

2- Quais têm sido as motivações para você jejuar (ou não)? Sua postura é coerente com a orientação bíblica?

3- Aquilo com o qual você tem alimentado sua alma é algo que o conduz para mais perto de Deus ou o encorajado a viver segundo os desejos carnais e padrões mundanos?

ORAÇÃO

Senhor, agradeço-te por Tua Palavra, que é lâmpada para os meus pés e me ensina a caminhar conforme Tua vontade. Que eu possa fluir e crescer na prática do jejum, e que a Tua Palavra seja o meu principal alimento todos os dias. Que ela me firme na verdade e me ajude a ser um verdadeiro cristão. Em nome de Jesus. Amém!

 

Sarah Godoy

Pastora Arena jovem — CESNT