BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS ESCRITA

 

Quando entreguei o meu coração a Jesus e comecei a frequentar uma igreja, percebi, ao ouvir as pregações, que muitas das práticas que eu mantinha na minha vida não agradavam a Deus. Meu amor e gratidão pelo que Jesus estava realizando em mim eram tão intensos que eu queria alegrar o coração do Senhor com um novo estilo de vida. Mas como é possível conhecer aquilo que agrada ou não ao coração de Deus? A Bíblia nos fornece a resposta: Jesus Cristo. A forma como Ele viveu exemplifica muito bem como podemos praticar o que agrada a Deus.

Algo a se destacar no estilo de vida de Jesus era o quanto Ele conhecia, citava e praticava as Escrituras. E esse é um modelo fundamentado na verdade que Seus discípulos devem seguir. “Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (JOÃO 8:32). Essa verdade é a Palavra de Deus, exposta na Bíblia, a qual temos de forma tão acessível hoje.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

SALMO 119:9

Como pode o jovem se manter puro? Obedecendo à tua palavra.

 

SALMO 119:105

Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.

 

MATEUS 22:29

Jesus respondeu: “O erro de vocês está em não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus”.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

A Bíblia é a revelação de Deus para nós. Ela nos dá a oportunidade de conhecer a Deus, pois nos revela Seu caráter e natureza, bem como Sua onipotência, onisciência e onipresença e Seu propósito em criar o ser humano, o mundo e tudo o que nele há. Ela é verdade que promove vida, pois nos apresenta a Jesus como Salvador e nos orienta sobre como viver de acordo com os princípios nela prescritos. 

Ela é um manual para o ser humano

A Bíblia não é simplesmente um livro de histórias, ela é um manual de conduta e de direcionamento para o ser humano saber o que Deus aprova ou não. Ela é um dos caminhos mais rápidos e fáceis de conhecer o agir de Deus. Nela encontramos resposta para todos os nossos problemas e questionamentos, além de conselhos que nos levarão a uma vida de vitórias, apesar das dificuldades.

Ela é uma carta de amor e esperança

Por meio da Palavra de Deus, podemos ver claramente que Ele é um Pai gracioso, que nos ama (JOÃO 3:16) e deseja uma vida plena e abundante para cada um de nós (JOÃO 10:10).

O inimigo pode até se levantar contra a nossa vida, mas Deus é fiel e justo para nos guardar e nos garantir a salvação nele (SALMO 91). Nada pode nos separar do Seu amor (ROMANOS 8:38-39)! Por vezes, passamos por situações de tristeza neste mundo, seja por conta das pessoas que amamos, ou por sermos abandonados, ou injustiçados, ou traídos, mas ainda assim devemos perseverar em fé. Na Bíblia podemos ver que Deus é fiel e jamais nos deixará enquanto nosso coração permanecer fiel a Ele (2 TIMÓTEO 2:13). Com Ele, nunca estaremos sozinhos!

Ela nos livra de enganos

A Bíblia nos ensina a andar nos caminhos de vida e paz do Senhor, que nos levarão a viver de maneira firme e acertada para construirmos um futuro não somente aqui, neste mundo presente, mas também na eternidade. As Escrituras deixam claro que nos últimos dias, às vésperas da volta de Jesus, existirão muitas pessoas pregando a Palavra de Deus de forma distorcida, com a intenção de levar muitos ao engano, afastando-os da perfeita vontade do Senhor. Logo, somente o conhecimento da Palavra de Deus pode nos proteger para não sermos levados por falsas doutrinas, não apenas hoje, mas em dias futuros (MATEUS 22:29).

Em suma, a Bíblia é o manual para vida, a carta de amor do Pai para nós e a espada do Espírito de Deus para nos proteger de falsos ensinamentos, que nos levam para longe de Deus por meio do engano. É preciso conhecer a Deus e a Sua Palavra, que é luz, para nos mantermos íntegros e caminharmos em segurança em meio as trevas que envolvem este mundo.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Você tem usado a Bíblia para orientar e iluminar o seu caminho? Se não, o que o impede?

 

2-Agora que sabe o quanto é importante conhecer a Palavra de Deus, pare e reflita sobre sua constância na leitura da Bíblia.

3- Como você pode incluir seu conhecimento bíblico em sua rotina diária?

 

ORAÇÃO

Senhor, graças te damos pela Tua Palavra. Ela nos conduz com muito amor, graça e paz pelo melhor caminho que poderíamos seguir: o Teu Filho, Jesus. Dá-nos o discernimento da Tua Palavra e ajuda-nos a permanecer fielmente nela. Em nome de Jesus. Amém!

Sarah Godoy

Pastora Arena Jovem — CESNT