Introdução à Apologética Cristã

A maioria de nós cresce aceitando como verdadeiras as coisas que nos ensinam. Quando crianças, aprendemos que a Terra é um globo, e não plana; que existem sete continentes e que o universo à nossa volta é composto por partículas minúsculas chamadas átomos, que por sua vez são compostos por partículas ainda menores. Se por acaso, crescemos numa uma família que abraça a fé cristã, aprendemos sobre as histórias de Abraão, José, Davi, Jesus e outros, e assim, aceitamos essas histórias como narrativas históricas. Além disso, fomos ensinados que existe um Deus, que a Bíblia é a revelação divina para a humanidade e que Jesus é o único Filho de Deus, que morreu pelos pecados do mundo e que ressuscitou dos mortos, oferecendo assim a vida eterna àqueles que o seguem.

No entanto, quer tenhamos crescido num lar cristão, ou tenhamos aceitado as crenças da fé cristã mais tarde na vida, em algum momento provavelmente já nos perguntamos se o que nos foi ensinado é de fato verdade. Talvez você tenha sido desafiado ou se questionado com perguntas como: “Como saber que Jesus ressuscitou dos mortos? Como saber que a Bíblia é verdadeira e não está cheia de erros ou ideias inventadas por pessoas do passado?”; ou “Como saber que Deus existe mesmo?” Essas são perguntas comuns que têm sido feitas à fé cristã há gerações, e são o tipo de questionamentos aos quais cada crente deve estar preparado para responder, tanto para si como para os outros.

Um dos versículos mais conhecidos da Bíblia que instrui os cristãos a estarem prontos para responder a esses tipos de perguntas encontra-se em 1 Pedro 3:15. O livro de 1 Pedro foi escrito para os crentes que haviam sido dispersos, na região onde fica a atual Turquia, e que estavam sofrendo perseguição por causa de sua fé. De fato, o propósito de Pedro, ao escrever essa carta, era incentivar seus leitores a manterem uma vida fiel e santa diante do sofrimento. Mas como eles poderiam viver fielmente em meio a tanta oposição?

Nos versículos que antecedem o trecho de 1 Pedro 3:15, o apóstolo Pedro lembra seus leitores que eles são os herdeiros de vários benefícios e bênçãos espirituais e que foram chamados a um determinado padrão de vida. Ele escreve que…

  • seus leitores nasceram de novo para uma esperança viva (1 Pedro 1:3);

  • eles devem preparar a mente para a ação e exercitar o autocontrole (1 Pedro 1:13);

  • eles devem viver de maneira santa neste mundo como testemunho de sua fé (1 Pedro 1:15);

  • eles, como pedras vivas, estão sendo edificados como um templo espiritual (1 Pedro 2:5);

  • eles devem suportar o sofrimento nas mãos do injusto como testemunho da fé em Deus, assim como Jesus fez em Sua própria vida e morte (1 Pedro 2:20-21);

  • eles devem ter o mesmo modo de pensar, cheios de compaixão e amor uns pelos outros, em misericórdia e humildade (1 Pedro 3:8);

  • eles não devem temer ameaças ou perseguições (1 Pedro 3:13-14);

  • eles devem estar preparados para explicar a fé que têm em Cristo (1 Pedro 3:15).

É ao último item dessa lista de benefícios e chamados que queremos dar destaque, pois é aqui que Pedro informa não apenas seus leitores, mas a todos os fiéis sobre uma das enormes responsabilidades que todos nós recebemos. Ou seja, estarmos prontos, sempre que solicitados, para explicar a esperança que temos em Cristo. Pedro escreve, em 1 Pedro 3:14-15: “Mas, ainda que sofram por fazer o que é certo, vocês serão abençoados. Portanto, não se preocupem e não tenham medo de ameaças. Em vez disso, consagrem a Cristo como o Senhor de sua vida. E, se alguém lhes perguntar a respeito de sua esperança, estejam sempre preparados para explicá-la.” 

Nas próximas lições, veremos os desafios que Pedro nos deixou nesses versículos.


Reflexão

Você está familiarizado com o estudo da Apologética Cristã?

Você pode pensar, por algum momento, em que [ponto ou circunstância] precisou defender sua fé em Cristo?