IGREJA PRA QUÊ?

Por não entender a função da igreja e o que verdadeiramente ela representa, muitos questionam a necessidade de fazer parte dela. Essas pessoas, geralmente, utilizam um discurso como: “a igreja sou eu”; isso, na maioria das vezes, origina indivíduos conhecidos por “desigrejados”. Para trazer luz ao que hoje compreendemos como igreja, devemos considerar a etimologia do termo, visto que a palavra em português não lembra muito sua origem. Igreja vem da palavra grega εκκλησία (ekklesia ou eclésia), que pode ser traduzida literalmente como “chamados para fora”. Contudo, apenas a tradução literal de tal termo não abrange seu verdadeiro e profundo significado. Afinal, o que é a igreja?

 

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

MATEUS 16:18 

Agora eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as forças da morte não a conquistarão.

1 CORÍNTIOS 12:12-14

 O corpo humano tem muitas partes, mas elas formam um só corpo. O mesmo acontece com relação a Cristo. Alguns de nós são judeus, alguns são gentios, alguns são escravos e alguns são livres, mas todos nós fomos batizados em um só corpo pelo único Espírito, e todos recebemos o privilégio de beber do mesmo Espírito. De fato, o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas partes diferentes.

EFÉSIOS 2:19-22 Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. […] Por meio dele, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Chamados para fora? 

A palavra ekklesia é geralmente traduzida por igreja, mas também pode ser traduzida por assembleia. Ela é a combinação de ek, que denota origem; e de klesia, derivada da expressão kaleo. Dessa forma, você pode traduzir ek como de dentro de, de, por, ou para fora de; e kaleo como chamar (em alta voz), convidar, dar ou receber nome, chamar alguém pelo seu nome, ostentar um nome ou título.

No final do século 6 a.C., a pólis de Atenas introduziu uma nova forma de governo, a democracia, e em 594 a.C. Sólon permitiu que todos os cidadãos atenienses participassem dela, exceto os thetes (a classe social mais baixa). Nesse contexto, a ekklesia era a assembleia popular, aberta a todo cidadão grego. A assembleia era responsável por declarar guerra, pensar em estratégias militares, eleger o general e os funcionários da cidade-estado, além de nomear e eleger magistrados.

No Novo Testamento, a palavra ekklesia aparece 114 vezes, 62 vezes apenas nas cartas de Paulo. Temos um ótimo exemplo em Mateus 16:18, quando Jesus se dirige a Pedro e diz: “…você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…”; aqui é possível perceber que essa palavra não era novidade no contexto de Jesus. De fato, a sua origem está intimamente ligada ao contexto político da democracia grega, porém, ganha novas dimensões a partir da edificação da Igreja de Jesus.

Podemos concluir que, desde sua origem, a Igreja de Cristo não é necessariamente um lugar, edifício ou construção, pois no contexto grego era a convocação dos cidadãos para exercer seus direitos políticos na pólis ateniense. Logo, no Novo Testamento, a ekklesia não significa simplesmente aqueles que são “chamados para fora”, mas, parafraseando Filipenses 3:20, podemos dizer que Eclésia é a convocação de todos os cidadãos do Céu, que vivem aqui neste mundo, para a comunhão dos santos que aguardam ansiosamente a volta do Salvador.

Igreja pra quê? 

O apóstolo Paulo declara que fomos feitos “concidadãos do povo santo e membros da família de Deus”, e que “juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas” (EFÉSIOS 2:19-20), da qual o próprio Cristo é a pedra angular, e nele somos firmemente unidos constituindo um templo santo para o Senhor. Isso já seria motivo suficiente para cumprirmos nosso papel como Igreja, entendendo não somente que somos um só corpo, mas que somos um só corpo com Cristo, sendo o lugar da Sua habitação. melhorar um pouco e pensar que já atingimos um nível suficiente. “Ah, já melhorei nisso, então está bom”; “Já vou em todos os cultos, então está bom”; “Já estou fazendo isso e aquilo, então está bom”.

A igreja se manifesta, então, quando aqueles que foram chamados por Jesus se encontram e desenvolvem relacionamento; é onde aqueles que foram separados do mundo, pertencendo agora exclusivamente a Deus, prestam culto e manifestam comunhão em um local físico. Não existe assembleia de um homem só; logo, sozinho você não é a Igreja.

Assim que nos tornamos membros da família do Pai, Ele também nos convoca a fazer discípulos de todas as etnias para fazerem parte do corpo, no qual Cristo é o cabeça.

Mediante o nosso relacionamento como Igreja somos transformados, curados, tratados, forjados, aprimorados e provados. Por conta dessa realidade, amamos e damos suporte uns aos outros, pois somos um só corpo, uma só família, uma nação santa para o Senhor. Portanto, mesmo que nossa pátria seja o Céu, temos deveres e responsabilidades aqui e agora para com o nosso supremo Líder: o Deus Todo-poderoso, o Criador do Céu e da Terra, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, Aquele que sustenta o Universo com a palma da mão, a quem chamamos de Pai.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. O que é a Igreja e como é possível ser parte dela?
  2. Por que ter comunhão com o corpo, a família de Deus, é importante?
  3. De que maneira você pode ser Igreja dentro da universidade? 

 

ORAÇÃO

Querido Deus e Pai, Tu tens nos chamado para nos relacionarmos contigo e com os Teus filhos. Teu mandamento nos pede para que amemos o nosso próximo como amamos a nós mesmos; diante disso, pedimos-te que nos ensines a amar nossos irmãos. Ensina-nos a ser um só corpo, a ter o coração alinhado ao Teu e a ser Igreja conforme a Tua Palavra nos instrui. Livra-nos também de toda a mentira que possa prejudicar nossa comunhão como Igreja. Em nome de Jesus. Amém!

André Nobre 

História — UFOPA