Como ficar em paz quando você não atinge os seus objetivos

Como ficar em paz quando você não atinge os seus objetivos
Como ficar em paz quando você não atinge os seus objetivos

Como esse ano tem sido para você até agora? Você tem sido capaz de fazer tudo o que você definiu como meta?

Se sim, então louve ao Senhor! Celebre, agradeça, e se prepare para o que está por vir. Mas se não, não se sinta tão desencorajado.

Nós sabemos que pode ser fácil olhar para trás e sentir como se não tivéssemos alcançado muito. Deus também sabe disso, mas Ele não é nosso chefe ou pai severo que só aceitará o melhor e nada menos. Ele é nosso Pai amoroso que nos acompanha em nossos altos e baixos e nos capacita a continuar.

Aproveite esse momento para ter uma conversa honesta com Deus e deixe-o ajudar você a organizar seus pensamentos, para que você possa encontrar a paz, força e coragem para seguir em frente.

1. Leve a sua decepção a Deus

É normal se sentir decepcionado quando você não conseguiu alcançar o que pretendia fazer. Talvez você sinta que trabalhou duro o ano todo, mas é normal se sentir decepcionado quando você não consegue alcançar o que planejou fazer. Talvez você sinta que trabalhou duro durante muito tempo, mas não obteve os resultados que esperava. Talvez você estivesse querendo cuidar melhor da sua saúde ou passar mais tempo com família e amigos, mas de alguma forma o trabalho sempre parece tomar conta.

Mas se a decepção aumenta e se torna falta de encorajamento, será que, no fundo, acreditamos que essas conquistas nos definem — a nossa alegria e valor próprio? Será que pensamos: se não consigo fazer isso, então para que eu sirvo?

A decepção é devastadora quando direcionamos toda a nossa esperança nestes objetivos e chegamos a pensar que falhar em conquistá-los prova que somos inúteis ou que a alegria está fora do alcance. Talvez nos importamos mais com o que nós pensamos de nós mesmos em vez do que Deus pensa, e assim, em vez de corrermos para Ele, nos isolamos para tratar nossas feridas. 

O Senhor lembra e olha bondosamente para nós quando estamos em dificuldades (Salmos 136:23; 138:6). Que levemos as nossas decepções até Ele e as troquemos por Suas misericórdias sem fim (Lamentações 3:20-23). Continuemos a depositar nossas esperanças nele para que não permaneçamos decepcionados (Salmo 42:1-11, Isaías 49:23).

Quando formos tentados a deixar as nossas decepções se transformarem em autodesprezo, lembremos que Deus vê os nossos corações e é a opinião dele a nosso respeito que mais importa (1 Coríntios 4:5).

2. Aceite que o progresso leva tempo

Nós sabemos disso, mas quando se trata de trabalhar em direção aos nossos objetivos, muitas vezes nos sentimos pressionados a alcançar certas etapas em um determinado tempo.

Normalmente leva de dois a três anos para ser promovido? Eu vou fazer acontecer em um ano.

Comecei a fazer exercícios meses atrás, por que ainda não estou tão em forma e tonificado?

Eu ia ler 30 livros este ano, mas nem cheguei a 10.

Achamos que alcançar nossos objetivos é simplesmente uma questão de nos esforçarmos muito, e de certa forma, isso nos mostra como tendemos a estimar o progresso em termos de nossa própria força, força de vontade e senso de controle. Assim como o mundo gosta de nos dizer, se ao menos acreditássemos em nós mesmos, isso aconteceria!

Em marcante contraste com nosso mundo acelerado e impulsionado pela tecnologia, a Bíblia apresenta muitas imagens relacionadas à agricultura (Eclesiastes 11:6, Gálatas 6:7-9, Tiago 5:7) para destacar a importância da paciência e da perseverança (Provérbios 21:5, 2 Timóteo 2:3-6). Após termos feito a nossa parte, precisamos reconhecer que há um aspecto do crescimento e do progresso que está completamente sob o controle de Deus.

Precisamos reconhecer que há um aspecto do crescimento e do progresso que está totalmente sob o controle de Deus (Salmo 104:13-15, 1 Coríntios 3:7-8, 2 Coríntios 9:10).

Acima de tudo, Deus está mais empenhado em aumentar a nossa fé, caráter e amor por Ele. Quando mantemos esse objetivo maior em mente, isso nos ajuda a ter paciência conosco mesmos e a ser diligentes em todas as circunstâncias.

3. Seja justo com você mesmo

Dê a si mesmo o crédito para o que é devido. Como diz Gálatas 6:3-4, Se vocês se consideram importantes demais para ajudar os outros, estão apenas enganando a si mesmos. Cada um preste muita atenção em seu trabalho”.

É tentador cair na mentalidade do tudo ou nada, de forma que quando você não alcança algo, seu primeiro pensamento é: “ah, não fiz nada mesmo, sou inútil”. Mas você realmente não fez nada? Provavelmente deu alguns passos em direção aos seus objetivos, e se realmente se esforçou, então celebre o que você alcançou.

Não se trata tanto de dizer a si mesmo: eu sou o melhor! (o que na verdade é vago e pouco útil), mas sim de lembrar o que realmente aconteceu: Eu consegui fazer isso e aquilo. Eu consegui progredir. Então, agradeça a Deus por ajudá-lo a realizar essas coisas. Podemos ecoar as palavras de 1 Coríntios 15:10, reconhecendo que trabalhamos duro, mas tudo é pela graça de Deus.

No entanto, se você realmente não deu nenhum passo em direção ao seu objetivo, não se culpe por isso. Em vez disso, vá a Deus e fale com Ele (e com você mesmo) honestamente:

Deus, eu sei que disse que queria ficar saudável, mas não fiz nada a respeito disso. Você me perdoaria por procrastinar e ceder à preguiça? Ajuda-me a me perdoar também, para que eu possa recomeçar e tentar novamente.

4. Aproprie-se da perspectiva de Deus sobre crescimento e sucesso

Para crescermos como filhos de Deus, precisamos ter uma visão equilibrada de nós mesmos, não inflada nem deprimida. Romanos 12:3 diz: “Com base na graça que recebi, dou a cada um de vocês a seguinte advertência: não se considerem melhores do que realmente são. Antes, sejam honestos em sua autoavaliação, medindo-se de acordo com a fé que Deus nos deu.”

No contexto, Paulo está falando sobre os dons que Deus nos deu, e ele realmente apresenta um comando duplo: Primeiro, não pense no seu dom como sendo inferior ou superior, mas concentre-se em qual papel ele desempenha na visão do todo; segundo, o seu dom destina-se a ser usado em serviço aos outros, não para provar a si mesmo em termos do que pode fazer.

Tudo isso nos diz que devemos crescer no amor e no serviço, e o sucesso é refletido pela nossa fiel busca por essas coisas — não pelo número de pessoas que servimos e ajudamos! Mas mantendo um coração consistentemente puro que anseia por essas coisas.

Enquanto isso, 1 Pedro 4:7 nos diz: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam sensatos e disciplinados em suas orações.”

Novamente, aqui estão duas coisas para nos ajudar a ver a perspectiva de Deus: Primeiro, o tempo é essencial porque o Senhor está vindo em breve, então fizemos o nosso melhor com o que Ele nos deu? Segundo, queremos estar com a mente sóbria para podermos orar com intensidade, amar a Deus e aos outros em tudo o que fazemos.

5. Peça ao Espírito Santo para guiá-lo adiante

Antes de partir, Jesus nos prometeu o Espírito “que nunca os deixará” (João 14:16-17). Como nosso conselheiro e defensor, o Espírito “os guiará a toda a verdade ” (João 16:13) e “lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” (João 14:26). Isso é a chave para a sabedoria, que precisamos para estabelecer e trabalhar em direção aos objetivos corretos.

Não precisamos fazer as coisas sozinhos e nos sentir derrotados ou ansiosos quando não conseguimos, pois o Espírito “nos ajuda em nossa fraqueza […] iintercede por nós com gemidos inexprimíveis […] de acordo com a vontade de Deus” (Romanos 8:26-27). Quando seguimos o Espírito de perto, não precisamos nos preocupar em estar agindo fora da vontade de Deus.

Por fim, como Jesus disse (e o Espírito nos lembra): “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14:27). Essa paz pela qual ansiamos desesperadamente é encontrada no Espírito Santo (Romanos 8:6, Gálatas 5:22-25). Permaneçamos próximos dele a cada dia.

O Espírito nos ajuda a viver pela fé. E quando permanecermos fiéis a Jesus, nunca ficaremos para trás — ou além da Sua redenção.

Ele nos diz: “venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28). Podemos perseverar e trabalhar duro apenas se tivermos essa segurança descansada em Jesus. Saber que Ele alcançou a perfeição por nós nos liberta da ansiedade, decepções e arrependimentos resultantes de todas as nossas falhas, e nos capacita a continuar trabalhando em direção aos nossos objetivos, especialmente o de prosseguir para conhecer plenamente a Cristo (Filipenses 3:12-14).

Originalmente publicado por ymi.today.