Como cumprir o chamado?

Muitas vezes, temos medo de assumir as responsabilidades que Deus coloca em nossas mãos. Temos medo de falhar, de não sermos bons o suficiente, de deixarmos a desejar, de passarmos vergonha. Existem alguns princípios que podemos seguir para cumprir, com excelência, o chamado que Deus nos faz.

 

Onde encontrar na Bíblia?

JOSUÉ 1:8-9 – Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer. Esta é minha ordem: Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem desanime, pois o SENHOR, seu Deus, estará com você por onde você andar.
MATEUS 14:29 – “Venha!”, respondeu Jesus. Então Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas em direção a Jesus.

Falando sobre o assunto

Na passagem de Josué 1:9, Josué está recebendo o cargo de liderança de toda a nação de Israel. Ele ocupará o lugar de Moisés, um dos maiores heróis da fé na Bíblia. O trecho dá a entender que Josué sentiu medo ao se deparar com aquela realidade, uma vez que seria responsável por liderar o povo no cumprimento da promessa de Deus de conquistar a Terra Prometida.
Josué teve medo e ainda assim foi bem-sucedido. Então,
creio que a pergunta mais importante aqui não é se você
teria medo, mas o que faria com o chamado de Deus,
mesmo tendo medo?

Se Deus chama você para cumprir uma tarefa, é normal temer. Você não é inferior a ninguém por causa disso. Na verdade, o temor mostra que você está lidando com a situação, sabendo da responsabilidade que isso envolve; significa que seus olhos estão abertos para a real influência do seu chamado. 

Nesse caso, então, o que fazer?

Para responder a essa pergunta, separei três fundamentos essenciais que a Bíblia nos ensina com relação ao cumprimento do nosso chamado:

Aprenda com quem já fez

Empenhe-se em aprender o máximo que puder com seus líderes e pessoas que admira na fé. Podemos ver, na história de Moisés, que Josué sempre o acompanhava em tudo o que ele fazia, principalmente quando se encontrava com Deus. Josué seguia o
exemplo de Moisés com relação a buscar ao Senhor, observava a forma como conduzia o povo, como tomava suas decisões para o destino da nação e muito mais.
Isso não fará você estar totalmente preparado, mas com certeza vai guiá-lo em muitos momentos. Compreenda que, muitas vezes, você viverá tempos difíceis. Nesses períodos, terá oportunidades de aprender em quais promessas do Senhor outros mais experientes na fé se asseguraram para vencer as dificuldades. Portanto, ter modelos cristãos em quem se espelhar é de grande importância.

Tenha um relacionamento íntimo com Deus

Nosso primeiro chamado, o qual está acima de todos, é para a salvação, estarmos reconciliados com Deus em Cristo, e a partir daí buscá-lo com integridade de coração e sermos apaixonados por quem Ele é. De nada adianta fazermos obras e mais obras em nome de Deus, e nunca o conhecermos verdadeiramente (JOSUÉ 1:8; SALMO 27:4; MATEUS 7:22-23).
Nosso maior propósito, na pregação do evangelho e no cumprimento de nosso chamado, é levar pessoas a conhecerem o Cristo que conhecemos. Não temos como pregar Cristo sem o conhecermos; não temos como dar bons frutos sem o Espírito Santo. Portanto, sem relacionamento com Deus, não há ministério, assim como sem fé não há como agradá-lo.

Creia na Palavra

Creia na Palavra de Deus sobre a sua vida. Josué creu que conquistaria a Terra Prometida e seguiu confiante. Um grande exemplo de fé foi o de Pedro quando andou sobre as águas. Pedro não andou sobre as águas porque era melhor que os outros discípulos, mas porque ele recebeu uma palavra do Senhor: “Venha!” (MATEUS 14:29). Ao crer nessa palavra, pôde experienciar algo espetacular na vida dele, algo totalmente sobrenatural. Portanto, se seguirmos pelo caminho para o qual Deus nos chamou, crendo no evangelho, faremos muito mais do que imaginamos.

Uma coisa é certa: não deixe que o medo tome o lugar do ministério para o qual Deus o tem chamado. Se Ele chamou você, é porque viu sua intenção e o guiará até o fim: “Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até
o dia em que Cristo Jesus voltar” (FILIPENSES 1:6).

Questões para debate

1. Será que também sentimos medo quando somos chamados por Deus para realizar algo?
2. Se Deus chamar você para ocupar um cargo de grande responsabilidade, você terá medo?
3. Se Deus o chamar para o cumprimento da promessa dele ao mundo, isso o amedrontará?

Oração

Pai, guia-nos para aprender mais de ti, enche nosso coração com os sonhos que tu tens para a nossa vida. Não permitas, Pai, que façamos a nossa vontade, que nos guiemos por achismos ou pelas circunstâncias, mas que, em tudo, possamos ser orientados pela Tua Palavra e pelo Teu Espírito. Dá-nos força e coragem para cumprir a Tua obra, Senhor. Amém!

Pedro Mantovan Engenharia de Controle e Automação — UTFPR em Cristo