Há alguma motivação por estar em Cristo? Há alguma consolação que vem do amor? Há alguma comunhão no Espírito? Há alguma compaixão e afeição? Então completem minha alegria concordando sinceramente uns com os outros, amando-se mutuamente e trabalhando juntos com a mesma forma de pensar e um só propósito.

Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês. Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios. (Filipenses 2:1-4)

Eu cresci em uma família cristã, então passei muitas manhãs de domingo em templos da igreja. Mas nunca tive qualquer desejo de estar envolvida na igreja. Na verdade, durante meus anos de faculdade, eu chegava bem na hora do culto matinal, e então saía pela porta assim que a música final começava a tocar. Até que um dia, um amigo me perguntou: “Você não quer ficar e falar com seus irmãos e irmãs em Cristo?”

O fato é que nunca tinha pensado no que eu tinha em comum com outras pessoas da igreja, muito menos os considerava meus irmãos e irmãs. Mas quando meu amigo me perguntou tão diretamente, me senti um tanto culpada por não conhecer pessoas na igreja.

Essas pessoas ali não são simplesmente um grupo de estranhos. Não fomos atraídos juntos por algum interesse superficial, ou alguma experiência em comum. Compartilhamos algo muito mais profundo. O apóstolo Paulo, em sua carta à igreja de Filipos, lembra os cristãos que estamos unidos pelo mesmo encorajamento que Cristo demonstrou, pelo conforto do Seu amor, pela participação no Espírito, e Sua ternura e compaixão.

Você já sentiu Deus agir em sua vida? Já experimentou aquela paz sobrenatural que Ele oferece depois de orarmos? Você já foi movido por compaixão e ternura iguais às de Cristo? Estas são experiências compartilhadas por pessoas que se sentam ao seu lado na igreja. Isso é o que nos une.

Paulo diz que se temos Cristo em nossa vida, então devemos nos amar “mutuamente e trabalhando juntos com a mesma forma de pensar e um só propósito” (2:2). Por que tanta unidade? Para que possamos “[lutar] juntos pela fé que é proclamada nas boas-novas” (Filipenses 1:27).

Se não conhecemos nossos irmãos e irmãs em Cristo, se não investimos em suas vidas e os recebemos na nossa vida, como podemos nos esforçar juntos pelo bem do evangelho?

Em vez de discutir sobre diferenças passageiras e tentar nos destacar uns dos outros, os cristãos devem trabalhar juntos para mostrar a bela diversidade e unidade com as quais Cristo nos abençoou.

Falando na prática, como podemos viver essa unidade? Paulo nos deu instruções muito claras nos versículos 3 e 4: “Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês. Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios.

Quando eu saía da igreja logo que o culto acabava, estava olhando apenas para os meus interesses. Mas Paulo me instiga a valorizar os outros acima de mim mesma. Tenho tentado ficar um pouco mais após o culto. E também ter conversas verdadeiras e significativas com meus irmãos e irmãs, perguntando como Deus trabalhou esta semana, ou pelo que eu poderia orar. Quanto mais disposta eu estou a estender a mão ao longo do tempo, mais sou abençoada a suportar os fardos de alguns e me alegrar com outros.

Você se uniria a mim para deixar de lado as nossas próprias ambições e vaidade, e olhar para os interesses daqueles ao nosso redor para o bem do trabalho ao qual Deus nos chamou? Certamente isso não é fácil, mas assim como fomos salvos pelo sacrifício de Cristo, também podemos confiar que Seu amor e encorajamento nos permitirão viver uma grande comunhão que o mundo desconhece. –

Christine Emmert, EUA

Pensando sobre:

  1. Você pensa antes em si mesmo ou no próximo? Como a passagem de hoje o responsabiliza e encoraja você?
  2. Você tem alguma ambição ou interesses próprios que se interponham à união? Quais são os passos práticos que você pode tomar para deixá-los de lado?
  3. Como você vivenciou Cristo esta semana (Filipenses 2:1)? Há algum cristão com quem possa se encontrar para compartilhar sobre como Cristo tem agido em sua vida?