Agora, suplico a Evódia e a Síntique: tendo em vista que estão no Senhor, resolvam seu desentendimento. E peço a você, meu fiel colaborador, que ajude essas duas mulheres, pois elas trabalharam arduamente comigo na propagação das boas-novas, e também com Clemente e com meus outros colaboradores, cujos nomes estão escritos no livro da vida. (Filipenses 4:2-3)

Uma vez fui viajar com bons amigos que considero com as mesmas ideias. Mas, para minha surpresa, rapidamente começamos a ter desentendimentos sobre assuntos pequenos — desde nossas preferências e hábitos até as melhores escolhas para o nosso grupo. Isso foi especialmente verdade para mim e um dos meus amigos do grupo. Não tivemos grandes brigas, mas uma série de pequenos desentendimentos se tornaram um monte de mal-estar e infelicidade de ambos os lados. Talvez passar  24 horas por dia juntos, 7 dias por semana, torna impossível ignorar as peculiaridades um do outro.

Finalmente, meu amigo corajosamente decidiu me confrontar sobre o assunto e expôs suas queixas. Demorou um pouco e envolveu alguma dor de ambos os lados, mas depois que a indignação inicial diminuiu, comecei a ver como eu tinha sido tolo na maneira como lidei com nossos desentendimentos, e nos reconciliamos. Olhando para trás, posso dizer sinceramente que a experiência acabou para o nosso bem, porque aprendemos mais um sobre o outro e nos tornamos amigos ainda melhores através dessa experiência.

Neste último capítulo de Filipenses, Paulo chama nossa atenção para uma situação semelhante quando ele suplica a duas mulheres, Evódia e Síntique que resolvessem suas diferenças. Não se sabe muito sobre essas duas mulheres. Mas em Filipenses 4:3, Paulo diz que essas mulheres “trabalharam arduamente comigo na propagação das boas-novas“, e que seus nomes “estão escritos no livro da vida” com todos os colegas de trabalho de Paulo. A descrição do apóstolo  indica que essas mulheres estavam do mesmo lado, trabalhando pela mesma causa, e também se dirigiam para o mesmo destino final: o céu.

Muitas vezes, quando estamos no meio de conflitos, fica mais fácil aumentar nossas diferenças. Mas quando lembramos que somos filhos do mesmo Deus, co-trabalhadores da mesma causa e futuros cidadãos do céu, isso nos ajuda a olhar para além de nossas diferenças relativamente pequenas e focar no que é realmente importante — o que nos une em Cristo.

No versículo 3, Paulo pede ao seu “fiel colaborador” — ou como algumas traduções dizem, “leal companheiro” – para ajudar aquelas mulheres a se reconciliarem. Não está claro quem Paulo está abordando aqui, mas destaca o importante papel que podemos desempenhar na manutenção da unidade no corpo de Cristo. Mesmo que nós mesmos não estejamos diretamente envolvidos em um conflito ou desentendimento, se nos preocupamos com nossos irmãos e irmãs cristãos, devemos procurar encorajá-los e fazer o que pudermos nesse processo.

Paulo busca a verdadeira reconciliação para essas duas mulheres. Ele não apenas espera que passem pela ação de uma reconciliação superficial, pois  “tendo em vista que estão no Senhor” (v.2). A palavra grega usada aqui é “phroneo“, que significa “exercitar a mente”, ou “interessar-se”. Isso significa que não somos chamados a simplesmente encolher de ombros dizendo “Sinto muito”. Em vez disso, devemos investir tempo e energia para resolver nossas diferenças, comunicando-nos uns com os outros, estando dispostos a ouvir uns aos outros, e a exercitar o perdão e o amor.  

Conflitos são inevitáveis. Também são muitas vezes desconfortáveis, dolorosos e demorados para serem resolvidos. Mas ainda que o conflito possa ser doloroso, é necessário e pode nos ajudar a crescer em um amor mais profundo pelo próximo. Sempre que os conflitos surgirem em nosso caminho, que nos lembremos das palavras de Paulo aos filipenses e vejamos que por causa de quem somos e do que compartilhamos juntos em Cristo, podemos lidar com esses conflitos e alcançar a verdadeira unidade em Jesus.    

Chong Shou En

Pensando sobre:

  1. Por que a reconciliação e a união são tão importantes no corpo de Cristo?
  2. O Espírito Santo o tem conduzido a se reconciliar com alguém? Há alguém que possa ajudar vocês dois nessa reconciliação?
  3. O Senhor lhe mostrou alguém a quem você poderia ajudar a se reconciliar?