Ezequiel 48

1 “Aqui está a lista das tribos de Israel e dos territórios que cada uma delas receberá. O território de Dã fica no extremo norte. Sua divisa segue a estrada de Hetlom até Lebo-Hamate e, de lá, para Hazar-Enã, na fronteira de Damasco, e com Hamate ao norte. O território de Dã se estende pela terra de Israel de leste a oeste.

2 “O território de Aser fica ao sul do território de Dã e também se estende de leste a oeste.

3 A terra de Naftali fica ao sul da terra de Aser e também se estende de leste a oeste.

4 Em seguida vem Manassés, ao sul de Naftali, e seu território também se estende de leste a oeste.

5 Ao sul de Manassés fica Efraim,

6 depois vem Rúben

7 e, em seguida, Judá, todos com divisas que se estendem de leste a oeste.

8 “Ao sul de Judá fica a terra separada para um propósito especial. Ela terá 12,5 quilômetros de largura e terá as mesmas fronteiras a leste e a oeste que os territórios das tribos. No centro dela estará o templo.

9 “A área separada para o SENHOR terá 12,5 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura.

10 Haverá uma faixa de terra para os sacerdotes, com 12,5 quilômetros de comprimento e 5 quilômetros de largura. No centro dela estará o templo do SENHOR.

11 Essa área será separada para os sacerdotes consagrados, os descendentes de Zadoque que me serviram fielmente e que não se desviaram junto com o povo de Israel e com os outros levitas.

12 Essa será sua porção especial quando a terra for distribuída, o território santíssimo. Junto ao território dos sacerdotes ficará a terra onde os outros levitas viverão.

13 “A terra separada para os levitas terá o mesmo tamanho e a mesma forma da terra dos sacerdotes: 12,5 quilômetros de comprimento e 5 quilômetros de largura. Juntas, essas porções de terra terão 12,5 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura.

14 Nenhuma porção dessa terra especial poderá ser vendida, trocada ou usada por outros, pois pertence ao SENHOR; é consagrada.

15 “Outra faixa de terra com 12,5 quilômetros de comprimento e 2,5 quilômetros de largura, ao sul da área sagrada do templo, será para uso público: para casas, pastos e terras comuns. No centro dela estará a cidade.

16 A cidade terá 2.250 metros de cada lado: norte, sul, leste e oeste.

17 Em volta da cidade haverá uma área aberta com 125 metros em todas as direções.

18 Fora da cidade haverá uma área para plantações que se estenderá por 5 quilômetros para leste e 5 quilômetros para oeste junto à divisa com a área sagrada. Essa terra de cultivo produzirá alimento para os trabalhadores da cidade.

19 Os que vierem das diversas tribos para trabalharem na cidade poderão cultivar essa terra.

20 A área toda, incluindo as terras sagradas e a cidade, formará um quadrado com 12,5 quilômetros de cada lado.

21 “As áreas que restarem para o leste e para o oeste das terras sagradas e da cidade serão do príncipe. Cada uma dessas áreas terá 12,5 quilômetros de comprimento e se estenderá, em direções opostas, para as fronteiras leste e oeste de Israel. No centro estarão as terras sagradas e o santuário do templo.

22 Portanto, as terras do príncipe incluirão toda a área entre os territórios separados para Judá e para Benjamim, exceto a parte separada para as terras sagradas e para a cidade.

23 “Estes são os territórios separados para as tribos restantes. O território de Benjamim se estende pela terra de Israel de leste a oeste.

24 Ao sul de Benjamim fica o território de Simeão, que também se estende de leste a oeste.

25 Em seguida vem o território de Issacar, com as mesmas divisas a leste e a oeste.

26 “Depois vem o território de Zebulom, que também se estende de leste a oeste.

27 O território de Gade fica ao sul de Zebulom, com as mesmas divisas a leste e a oeste.

28 A fronteira sul de Gade vai de Tamar até as águas de Meribá, em Cades, depois segue o ribeiro do Egito até o Mediterrâneo.

29 “Esses são os territórios que serão distribuídos como herança a cada tribo. Eu, o SENHOR Soberano, falei!”

30 “Estas serão as saídas da cidade: no muro norte, que tem 2.250 metros de comprimento,

31 haverá três saídas, cada uma com o nome de uma das tribos de Israel. A primeira será chamada Rúben, a segunda, Judá, e a terceira, Levi.

32 No muro leste, que também tem 2.250 metros de comprimento, estarão as portas chamadas José, Benjamim e Dã.

33 No muro sul, que também tem 2.250 metros, estarão as portas chamadas Simeão, Issacar e Zebulom.

34 E no muro oeste, que também tem 2.250 metros de comprimento, estarão as portas chamadas Gade, Aser e Naftali.

35 “A distância ao redor de toda a cidade será de 9 quilômetros. E, daquele dia em diante, o nome da cidade será ‘O SENHOR Está Ali’”.