O MESTRE DA ORAÇÃO

Durante o meu período de graduação, Jesus me abençoou com uma vaga para participar de uma iniciação científica. Foi gratificante aprender e conviver durante meses com doutores, mestres e supervisores para que eu pudesse concluir meus relatórios do projeto científico. Além dos ensinamentos teóricos, recebia orientações práticas que seriam de grande valia para a pesquisa que fazia e que ainda hoje utilizo na minha prática profissional.

Separar um tempo para falar/ensinar, ouvir, refletir e, então, colocar em prática é parte do processo de aprendizagem entre o professor e o aluno. Podemos, por meio da oração, aplicar essas ações em nosso relacionamento com o Senhor Jesus. Você já havia parado para pensar sobre isso?

 

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

LUCAS 11:1

Certo dia, Jesus estava orando em determinado lugar. Quando terminou, um de seus discípulos lhe disse: “Senhor, ensine-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele”.

 

MATEUS 6:6

Mas, quando orarem, cada um vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, em segredo. Então seu Pai, que observa em segredo, os recompensará.

MATEUS 6:33

Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Aprenda a orar com o Mestre da oração

Se na vida acadêmica existem doutores e mestres humanos que contribuem de forma significativa para a nossa graduação, imagina aprender sobre a disciplina espiritual da oração com o Senhor Jesus, o próprio Deus? Mesmo em meio a tantas demandas, lemos em muitas passagens sobre a rotina de oração do Senhor (MARCOS 1:35; 6:46; LUCAS 5:16; 6:12; 9:18; 22:41-42; HEBREUS 5:7). Isso era tão latente, que os discípulos não pediram que Jesus os ensinasse a curar, libertar, multiplicar algum alimento ou ressuscitar alguém, mas sim a orar (LUCAS 11:1). Eles viram o quão importante era o compromisso da vida de oração de Jesus e, por isso, ansiavam aprender com o Mestre. Você pode até pensar: Ah!, isso aconteceu no passado e somente com os discípulos. Entretanto, gostaria de lembrar a você que o Mestre Jesus está disposto a lhe ensinar a orar exatamente neste momento. Peça a Ele!

 

Aprenda a orar e relacione-se com o Senhor

Ao convivermos com pessoas no dia a dia na faculdade, passamos a conhecê-las melhor, e isso otimiza trabalhos e estudos. Isso também acontece quando separamos diariamente um tempo de qualidade (MATEUS 6:6) para estudar a Palavra de Deus e conversar com o Senhor, por meio da oração, de todo o nosso coração (JEREMIAS 29:13). Há uma frase do pastor Billy Graham da qual gosto muito: “Dobre os joelhos e ore até que você e Deus sejam amigos íntimos”. Que esse seja o alvo da nossa vida. Se você ainda não conhece verdadeiramente o Senhor Jesus, aproveite essa oportunidade! Confesse seus pecados a Ele, entregue sua vida ao Senhor e inicie seu relacionamento com Jesus!

 

Aprenda a orar e gere frutos

Ao aprendermos e colocarmos em prática o hábito de manter comunhão diária com Deus, em oração, experimentaremos o que está escrito em Mateus 6:33: buscaremos em primeiro lugar o que é prioridade para o nosso Mestre Jesus. Por sabermos de Sua bondade e amor (SALMO 23:6), além das nossas necessidades básicas que Ele provê (MATEUS 6:25-32), podemos confiar que, segundo a vontade dele, podemos receber outras bênçãos para a glória de Deus (EFÉSIOS 3:20-21; MATEUS 6:6). Como prova do cuidado do Senhor, eu vivi e vivo isso. Eu orei e pedi que o Senhor guiasse cada etapa da minha faculdade, inclusive durante minha iniciação científica; do início ao fim, estava em oração. Hoje, como profissional e graduanda novamente, continuo diariamente em oração. Antes de começar a escrever essa meditação, já estava em oração para que essas palavras, conduzidas pelo Mestre da oração, o meu amado Jesus, gerem frutos que intensifiquem a sua vida de oração e seu relacionamento com Ele. “Nunca [deixe] de orar” (1 TESSALONICENSES 5:17).

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Você já tem um relacionamento com Jesus? Se sim, como melhorá-lo? Senão, por que não iniciar hoje?

2- Como é possível otimizar a sua vida de oração?

3- Compartilhe uma resposta especial que você recebeu após orar.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, agradeço-te por Tua misericórdia para comigo e venho a ti, Senhor, para te pedir que me ensines a orar em conformidade com a Tua vontade. Quero ter um relacionamento verdadeiro com o Senhor e, por meio da comunhão contigo, gerar frutos de bênção para a glória do Teu santo nome. Ensina-me a praticar a Tua Palavra e a manter de forma contínua uma vida de oração que agrada a ti. Ajuda-me Senhor, pois sem ti eu nada posso fazer. Em nome de Jesus. Amém!

Jucia Tavares

Nutrição — FABA/RJ