O DEUS BONDOSO

Você já parou para pensar o que caracteriza uma pessoa bondosa? Com certeza você já enfrentou dificuldades com algum professor na universidade ou com algum colega de turma, e tentou demonstrar a bondade do Senhor por meio de sua vida. De que maneira, sendo universitários, podemos viver sob a bondade do Deus verdadeiramente justo e nos tornarmos parecidos com Ele nesse atributo? Como a obra do Senhor em nossa vida desenvolve o fruto do Espírito, também manifesto em bondade? É sobre esse tema que conversaremos hoje!

 

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?              

ÊXODO 33:19

O Senhor respondeu: “Farei passar diante de você toda a minha bondade e anunciarei diante de você o meu nome, Javé. Pois terei misericórdia de quem eu quiser, e mostrarei compaixão a quem eu quiser”.

SALMO 145:13

Pois o teu reino é reino para sempre; tu governas por todas as gerações. O Senhor sempre cumpre suas promessas; é bondoso em tudo que faz.

EFÉSIOS 4:32

Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus

os perdoou em Cristo.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Sempre que pensamos na bondade do Senhor, é impossível não lembrarmos deste cântico tão citado em meio à pregações e ministrações: “Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom”. Essa declaração, apesar de comum em nosso meio e, em tantos momentos, falada de forma automática, revela-nos uma verdade imutável sobre o nosso Deus: Ele é bom!

No entanto, você já parou para pensar no que significa o Senhor ser bom? A Bíblia afirma que o nosso Deus é perfeitamente bom, sendo assim, a bondade não é simplesmente algo que Ele possui, mas sim a Sua própria natureza. O Senhor demonstrou que é bom ao atender o pedido de Moisés, quando este pediu que o Senhor lhe revelasse a Sua glória. Então, Deus fez passar diante desse líder toda a Sua bondade. O Senhor foi bom quando proveu alimento, água e abrigo para o Seu povo durante a peregrinação deles no deserto, bem como quando enviou corvos para alimentar Seu servo Elias em um dos momentos mais difíceis do ministério dele. Quando pensamos na bondade do Senhor, contemplamos a maior demonstração dela sobre a cruz, onde Seu Filho morreu para nos perdoar os pecados. A morte de Jesus nos revela o amor e a bondade do Deus que não nos abandonou à nossa própria natureza decaída, pois nos resgatou por meio do Seu próprio sofrimento.

Não restrita às Escrituras, a bondade do Senhor continua se manifestando em nosso dia a dia. A Sua Palavra afirma que Ele é bondoso em tudo o que faz, dessa forma, podemos ter a certeza de que todas as situações em nossa vida estão sob o cuidado do Deus cheio de bondade e compaixão. Nada passa despercebido ao olhar daquele que nos conhece por inteiro: Ele sabe de todas as nossas inquietações, e todos os nossos pecados são perdoados por meio da graça e bondade do Senhor. Nosso Deus é tão bondoso que não aplica a punição pelo pecado que merecíamos, pelo contrário, em Cristo, Ele revela diariamente Sua graça e compaixão aos pecadores.

Eis uma chave importante para o nosso relacionamento com o Senhor: Deus é bom! Ele nos concede diariamente a chance de nos encontrarmos com Ele e de sermos transformados pelo Seu agir em nós. Uma das estratégias que o maligno usa consiste em nos levar a acreditar que o Senhor não pode ser bom, já que tantas coisas ruins acontecem ao nosso redor, ou que não dão certo. “Como o Senhor pode ser bom se não consigo o estágio pelo qual tanto peço em oração?”; “Será que Deus é de fato bom se tantos problemas assolam nossa sociedade?”. A incredulidade nos leva a duvidar da bondade de Deus e, consequentemente, nos torna incapazes de desenvolver a bondade bíblica em nossa vida.

Tendo refletido sobre a bondade do Senhor, torna-se muito mais fácil compreendermos a importância de praticarmos a bondade como manifestação do fruto do Espírito (GÁLATAS 5:22), a partir do Seu agir em nós. Ao nos depararmos com a bondade de Deus para conosco, é impossível não perceber que o Senhor deseja que nós, Seus imitadores, manifestemos Sua bondade em tudo o que somos e fazemos. Precisamos investir tempo na oração e na meditação da Palavra de Deus, todos os dias, para que o caráter de Cristo seja formado em nós. Dessa forma, seremos capazes de agir com bondade para com os outros. Em outras palavras, seremos capazes de fazer “aos outros o que [desejamos] que eles nos façam” (LUCAS 6:31): ajudaremos aos que nos fizerem mal, amaremos nossos inimigos e oraremos por aqueles que não gostam de nós (MATEUS 5:44). Assim agiremos “como verdadeiros filhos de [nosso] Pai, que está no Céu…” (v.45). Ao sermos transformados pela bondade de Deus, poderemos agir de forma bondosa sem esperar nada em troca, sabendo que a nossa recompensa vem das mãos do próprio Criador, o nosso Pai.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

1-Como podemos, inspirados na bondade do Senhor, viver de forma bondosa e compassiva?

2- O que significa dizer que o Senhor é bom?

3-Você poderia compartilhar alguma experiência em que a bondade de Deus se manifestou em sua vida?

 

ORAÇÃO

Senhor Deus, que a Tua bondade seja uma verdade imutável em nosso coração e que, a partir dela, sejamos capazes de demonstrar bondade para com os nossos semelhantes. Senhor, torna-nos mais parecidos contigo todos os dias, que não nos cansemos de fazer o bem e te imitarmos em todo tempo. Em nome de Jesus. Amém!

Maria Eduarda Vargas

Direito — UniCuritiba