Eu não podia acreditar no que ouvia. Era um dos capelães nos Jogos Olímpicos realizados em Sidney, em 2000, por isso, tinha acesso à Vila Olímpica e podia ouvir as entrevistas concedidas aos meios de comunicação, no exato momento em que elas aconteciam. Assim, certo dia, fiquei impressionado ao ouvir o que a atleta australiana, Jane Seville, disse. Ela tinha sido desclassificada na modalidade de marcha atlética (Atletismo), poucos metros antes de alcançar sua meta: chegar em primeiro lugar. Jane estava chorando por aquilo que julgava ter sido a maior decepção de sua vida, foi quando um dos repórteres lhe perguntou como ela se sentia. Ela simplesmente respondeu: “Gostaria de ter um revólver em minha mão e atirar em mim mesma”.

É claro que, minutos depois dessas palavras, ela não pensava mais dessa maneira, mas isto me levou a refletir por muito tempo no motivo pelo qual, muitas vezes, nossas reações diante das circunstâncias da vida costumam ser, não somente extremas, como também fora do comum e muito injustas. Cremos que enfrentamos situações que não conseguimos suportar.

Por que, então, me tiraste do ventre de minha mãe? Por que não me deixaste morrer antes de vir ao mundo? Seria como se eu nunca tivesse existido; iria direto do ventre para o túmulo. Restam-me apenas alguns dias; por favor, deixa-me em paz, para que eu tenha um instante de alívio antes de partir para a terra de escuridão e densas sombras, para nunca mais voltar. É uma terra escura como a meia-noite, terra de profunda escuridão e desordem, onde até mesmo a luz é escura como a meia-noite.

Essa declaração parece ser muito severa, mas penso que todos nós, em algum momento, já nos sentimos assim. Caso você não saiba, elas foram pro- nunciadas pelo então conhecido “paciente” Jó. É curioso como está associada a ele a ideia de um “santo”, capaz de suportar tudo na vida, mas não é bem assim: ele sentiu em “primeira mão” o sofrimento e a sensação de que nada faz sentido na vida. Isto pode acontecer a todos nós. De fato, penso que todos atravessamos momentos bem similares.

Por vezes, esquecemos que a vida é mais importante do que todas as coisas. Muito mais importante do que os sucessos ou os fracassos, mais do que as traições e os problemas, mais do que as circunstâncias que nos parecem derrotar; mais do que as palavras ou as atitudes das outras pessoas. Nossa vida é mais valiosa do que os nossos pensamentos, os erros que tenhamos cometido ou os sentimentos que parecem nos sufocar. Nossa vida tem um valor eterno e não podemos simplesmente eliminá-la quando nos vem o desejo de desaparecer.

Cada um de nós precisa seguir o seu próprio ritmo

A cantora Paulina Aguirre ganhou o prêmio Grammy latino, com o disco “Esperando sua voz” (2009); e Pablo Aguirre, seu marido, também recebeu o prêmio como produtor desse disco. Ambos são do Equador, mas já vivem há muitos anos nos Estados Unidos. Um dos seus últimos trabalhos, intitulado “Quebre o silêncio”, tem uma dedicatória muito especial: A todos os que têm estado presos, calados, silenciados pelo abuso, pela culpa; mas que, através de Deus, podem encontrar uma voz.

Vivemos numa sociedade dominada por vencedores e por poderosos no mundo irreal das flutuações econômicas e das aparências. Não é de se estranhar que, a cada dia mais, os que estão presos, calados, silenciados e abusados, sejam a maioria. Se esta é a sua situação, não se cale. Se alguém está destruindo a sua vida, fará o mesmo com outras pessoas. Portanto, jamais cometa uma loucura, pois isso significaria que você está supervalorizando o que fizeram com você.

Lute para que o ofensor não possa fazer isso a outras pessoas. Denuncie a quem lhe esteja fazendo mal, verbal ou fisicamente, para que o indivíduo que pratica esse assédio não continue a fazê-lo. De nenhuma forma se sinta culpado ou pense não haver solução para o seu problema!

Jamais pense que você não tem valor para alguém ou que outros não sabem o que está acontecendo com você. Todos já passamos por momentos em que pensávamos que ninguém poderia nos ajudar, mas isso não é verdade.

A sua vida vale mais do que todas as circunstâncias e todo o dinheiro do mundo. Você é um presente de Deus e não existe ninguém como você. Não importa a situação em que você se encontra, os problemas pelos quais está passando ou o futuro que julga não ter. Deus sempre cuida de você. Ele conhece cada pensamento e o ama de uma forma extraordinária. E além disso, mesmo que você não creia, Ele sabe o que está lhe acontecendo. Nada do que lhe ocorre escapa ao olhar do Senhor, e Ele o defenderá e não permitirá que ninguém o destrua.

Agora mesmo, minha testemunha está nos céus, meu advogado está nas alturas. JÓ 16:19

Não se preocupe com o que vem acontecendo ao seu redor, ou se as outras pessoas parecem não gostar de você. Deus o criou como você é, e Ele só faz obras-primas. Por isso, a sua vida tem muito valor. O Talmude judaico diz: “Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”. Se de alguma forma, depois de ler essas simples palavras, você pode olhar para si mesmo e reconhecer o quanto você é especial, o mundo inteiro se “salvará”, porque você terá compreendido o que Deus quer de sua vida.

Não desista e nem se deixe levar pelos outros. Não pense que sua situação não tem solução. Não se importe com os que tenham tentado abusar de você, ou que lhe tenham silenciado ou ferido. Não se deixe dominar pela amargura ou pelo ódio. Não desista nem se desespere. Você tem muito mais valor do que consegue imaginar!

O que os outros dizem ou fazem, nada tem a ver com o nosso valor

Há muitas pessoas que “medem” tudo o que fazem. Elas só se comprometem com uma medida pequena, exata, perfeitamente calculada. Jamais se excedem, no mínimo que seja. Elas acreditam que, não se comprometendo com nada nem com ninguém, podem ser mais felizes.

Mesmo tendo de tudo, muitas pessoas vivem cansadas da vida. Às vezes é um problema motivado por buscarem sempre a aprovação dos outros, pois se o fazemos a qualquer preço, pode ser tão perigoso quanto uma droga. Outras vezes, os fardos da vida são o resultado de não se encontrar ninguém que realmente nos compreenda. E não faltam aqueles que vivem sem significado, por jamais terem tido a oportunidade de serem eles mesmos e retirarem suas máscaras. Existe um grupo, cada vez maior, de pessoas que se sentem incompreendidas e são maltratadas pelos outros, devido a sua busca por afeto… e com o passar do tempo chegam a aprender a caminhar na tênue linha que separa o choro de um sorriso fingido.

Sentir-se cansado da vida, solitário, incompreendido, explorado, sobrecarregado, ou simplesmente buscando a aprovação dos outros, a qualquer preço, não significa viver sem solução. O problema começa quando deixamos as coisas chegarem a esse ponto.

Muitas vezes, fazemos isso porque desejamos que seja dessa maneira. Nós buscamos a aprovação em lugares errados. Pretendemos alcançar segurança, firmados em pessoas não confiáveis. Enganamo-nos ao querer preencher nosso coração com paz, baseados em comprar e ter mais coisas.

Pode ser que pensemos que já temos tudo, mas posses ou medalhas não nos satisfazem quando as tempestades da vida tornam nossas noites frias e não temos alguém ao nosso lado. Por mais inteligentes que nos sintamos ou tenhamos conquistado muitas coisas, sempre nos sentiremos exaustos quando a vida parece não ter sentido.

Quando quase ninguém agradece o que fazemos

Permita-me dizer que há, também, pessoas que vivem permanentemente na filosofia do descartável: nada é lavado, tudo é jogado fora. Nada é guardado, por todos os lados há lixo. Jamais pedem perdão por alguma coisa e não são capazes de perdoar a ninguém. Tratam os outros com o desprezo de quem crê ter o direito a tudo e não devem agradecer a ninguém.

Por vezes, nos sentimos assim: “anônimos”, apesar de tudo o que fazemos pelos outros. Ficamos feridos ao ver que outras pessoas pensam que nossas ideias não são boas e nem sequer desejam conhecê-las.

Todos podem se lembrar da atriz Marilyn Monroe, mas nem todos conhecem sua famosa frase: Hollywood é um lugar onde te pagam mil dólares por um beijo e cinquenta centavos pela tua alma. Ela nos deixou essa perfeita definição de um mundo que muitos admiram. O mais triste é que esse é o modelo para muitos. A própria Marilyn não foi capaz de seguir adiante quando se viu rodeada de enganos, drogas, falsos amigos e um futuro com nada melhor do que conviver com a depressão e a ansiedade.

Não se aborreça comigo ao lhe dizer que as lágrimas jamais devem nos levar ao desespero. Mesmo que tenhamos comprometido nossa alma com qualquer coisa e pensemos que a vida já não tem sentido, existe a bela possibilidade de recomeçar. Há alguém que conhece cada uma de nossas lágrimas, cada frustração, cada situação difícil, cada momento de solidão, cada noite que temos passado com o coração a ponto de se romper. Esse alguém é Deus. Diante dele podemos ser nós mesmos. Em Sua presença não precisamos fingir: Ele nos compreende. Suas mãos estão preparadas para aliviar o sofrimento e solidão. “Eu te agradeço por me teres feito de modo tão extraordinário; tuas obras são maravilhosas, e disso eu sei muito bem” (SALMO 139:14), declarou o salmista na antiguidade, e com toda a razão.

Não se esqueça, a sua vida tem valor demais para ser perdida. A sua vida não é um ensaio, ela é a melhor sinfonia do Universo. Inclusive quando é preciso chorar.

Lembre-se de que há pessoas que merecem compaixão. Precisamos fazer um esforço para conhecê-las e não nos deixarmos levar pelos que sempre nos menosprezam. Precisamos abandonar as “amizades tóxicas”, que só nos trazem problemas, os que sempre querem que façamos o que nos dizem, e nunca nos valorizam.

Você não deve sofrer pelo egoísmo de outras pessoas, pois muitas vezes buscam resolver os problemas em suas vidas aborrecendo os outros. Não dê atenção a elas. Inclusive, se lhe insultarem ou lhe provocarem mal-estar, por lhe menosprezarem, você tem todo o direito de se manifestar. Os outros não podem nos furtar a vida, não deixe que o seu coração.

Não ceda à pressão, não acredite que precisa fazer o que eles lhe dizem para se sentir aceito. Não pense que esses relacionamentos são bons para você, caso lhe escravizem de forma direta ou indireta. Os que nos ofendem e nos obrigam a viver como eles querem, mais cedo ou mais tarde, nos abandonarão.

Se é isso o que estão fazendo com você, não se desespere. É bem melhor encontrarmos o nosso lugar, visto que somos diferentes, do que nos deixarmos ser arrastados pelo que os outros querem. Tenha sempre em mente que quem é diferente tem grandes chances de transformar o mundo! Deus criou cada um de nós de forma bem específica. Somos originais e únicos! Assim devemos tratar bem nosso próximo, e eles, também, a nós.

Se alguém o menospreza por “você não ser como…”, não preste atenção ao que ele diz. A maldade tem muitos disfarces e devemos ficar atentos para não cairmos em suas armadilhas. Principalmente quando insistirem para você usar certas substâncias ilegais, que o levem a praticar atos ilícitos, simplesmente para você demonstrar que é corajoso. Não faça isto! Você fará escolhas erradas sob o efeito dessas drogas. Quem realmente gosta de você jamais lhe pedirá para fazer algo errado.

A nossa música é sublime, ainda que de vez em quando “desafinemos”. Tom Jobim compôs uma canção que tem rodado o mundo. A letra é daquelas que nos comovem, pois fala de forma muito original sobre o significado do valor de cada um de nós.

Se você disser que eu desafino, amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu (…)

Só não poderá falar assim do meu amor
Ele é o maior que você pode encontrar

Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados
Também bate um coração.

Parece algo óbvio, mas é uma maneira genial de se dizer que todas as pessoas do mundo têm um coração: todos têm sentimentos, todos podem se sentir feridos em algum momento, todos têm o direito de viver, todos precisam de afeto, todos levam a imagem de Deus em suas vidas, mesmo que, vez por outra, desafinem. Todos fomos criados por Ele, ainda que, em algum momento,
a nossa “música” não seja a mais adequada.

Normalmente passamos tempo demais olhando para o nosso interior, pensando no que fazemos, em nossas atitudes e habilidades, em nossas motivações, no que fazemos certo ou errado. Gastamos muito tempo prestando atenção em nós mesmos, sem olhar para Deus! E isso acaba entristecendo o nosso coração de uma maneira que nem conseguimos imaginar.

Não estamos dizendo que precisamos vivenciar experiências extraordinárias (embora às vezes Deus articule as coisas para que assim aconteça!), mas de caminharmos com Ele cada dia, conhecê-lo mais e mais e usufruir de Sua presença falando e o ouvindo em nosso dia a dia. Trata-se de compreendê-lo melhor e amá-lo mais, muito além de conhecer os Seus planos e executá-los ao pé da letra. Trata-se de saber que Ele continua nos amando, ainda que, de vez em quando, desafinemos… se bem que, a bem da verdade, nenhum filho desafina quando canta uma canção de amor ao seu pai!

A diferença na vida está em descansar em Jesus: “Quanto a mim, busco o Senhor e espero confiante que Deus me salve” (MIQUEIAS 7:7). Sua presença nos faz resplandecer nos momentos mais escuros, mas também nos ensina a enxergar os outros como Deus os vê.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais