Um período misterioso

A história de Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai está entre as mais famosas da Bíblia. Moisés fica sozinho com Deus por quarenta dias, no topo de uma montanha. No final, ele desce com duas tábuas de pedra e seu rosto está radiante. Não sabemos muito sobre esse misterioso período de isolamento além do fato de Moisés ter ficado “sem comer pão e sem beber água” (Êxodo 34:28). 

 

A chave para entender Moisés

Quando consultamos o livro de Deuteronômio, temos um detalhe adicional: “Fiquei prostrado perante o Senhor durante aqueles quarenta dias e quarenta noites” (Deuteronômio 9:25). O termo no original em hebraico para “ficar prostrado” é etnapal אֶתְנַפַּל da raiz N-P-L (“cair”). Essa é uma palavra extremamente rara na Bíblia, que significa literalmente “eu me lancei ao chão”. Essa palavra singular do hebraico é a chave para entender o caráter espiritual de Moisés.
  

Fortaleça sua conexão com a Bíblia

Ao lermos a Bíblia em hebraico, entendemos que Moisés não ficou meramente deitado no chão esperando os quarenta dias terminarem. Em vez disso, ele se dedicou ativamente à oração e ao jejum para expiar os pecados do povo. 

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais