Quando passamos por uma situação difícil, não somos capazes de pensar nas consequências das escolhas que fazemos. Principalmente, quando decidimos por algo irreversível. Acreditamos que estamos fugindo de tudo e de todos, mas isso não é certo! Permita-me lembrá-lo de que, as pessoas que mais o amam são as que mais sofrerão. Os que se desesperarão, de fato, serão aqueles que constatarão que você não está mais com elas. Aqueles que o amam de forma incondicional jamais entenderão o porquê de você ter chegado a uma atitude tão extrema… a tamanho desespero, visto que nunca mais poderão abraçá-lo. E isso é a maior crueldade para com aqueles que o amam.

Se você pensa que com esse ato estará se vingando daqueles que o machucaram, esqueça! Eles nem vão pensar no que você fez! As pessoas más e insensíveis não pensarão duas vezes antes de apagar da mente e coração delas qualquer situação que lhes pareça ridícula. Elas nunca consideram o sofrimento alheio. Não pense em acabar com a sua vida por causa deles! É a coisa mais ingênua e absurda que você poderá fazer! A verdade é que: atentar contra própria vida ferirá àqueles que sinceramente o amam, pois nunca mais poderão falar com você e saber como se sente. Eles, pelo fato de o amarem, sempre se sentirão culpados por não terem evitado tal tragédia.

Permita-me dizer algo antes de seguir adiante: Deus não é o único que sempre estará com você. Existem muito mais pessoas do que você pensa que jamais o abandonarão, ainda que você julgue estar completamente só. Sei que existem pessoas cruéis, mas Deus o levará a conhecer pessoas incríveis, mesmo que, agora, isso lhe pareça impossível.

Quando a doença nos atinge

Pode ser que, neste momento, a maior dificuldade da sua vida esteja “dentro” de você. Às vezes, a enfermidade nos ataca de forma impiedosa e nos dá a impressão de que não podemos seguir em frente. Não creia nisso… há uma saída! Não pense em algo fatal: ninguém está programado para morrer de determinada forma. Embora existam situações em sua família, como, talvez, resultado de não terem tomado as melhores decisões, você não precisa repetir essa história. Ainda que pessoas à sua volta fizeram escolhas desesperadas, você não precisa seguir o exemplo delas. Você é diferente! Sejam quais forem as circunstâncias, não se deixe ser arrastado ao vazio! Jamais se desespere! Você não apenas pode reverter a história, como também pode ser um exemplo para muitas pessoas.

Às vezes, acreditamos sofrer de transtornos de personalidade e concluímos que nossa vida não tem sentido. Isso não está certo! Seja qual for a doença que você esteja enfrentando, há formas de aprender a lidar com a situação. Se você precisa da ajuda de um médico ou de um psiquiatra, não deixe de procurar a ajuda desses profissionais. Se forem cristãos, será ainda melhor! Pois eles poderão lhe mostrar grandes coisas sobre a beleza da vida e falar da extraordinária obra que Deus deseja realizar em seu coração. Além disso, essas lutas que você enfrenta em seu interior são absolutamente normais. Haverá cristãos que compreenderão perfeitamente o que você está sentindo.

É sabido que, por vezes, nós nos desesperamos quando cremos que nossa vida não tem jeito. Alguns, inclusive, vão em frente, e acreditam que a única forma de acabar com tudo é precisamente esta: tirar a própria vida. ISSO NÃO É CERTO, por mais difícil que seja a situação e por mais que não confiemos nos outros, nunca devemos desistir ou acreditar que a solução é morrer. SEMPRE existe uma saída e só depende de nós encontrá-la.

Deus preparou em cada pessoa um lugar para Ele habitar, para ali viver e enchê-la de paz. A vida que Deus nos oferece nele não depende de circunstâncias ou do que outros possam dizer ou pensar sobre nós, nem da maneira que enxergamos nossos problemas. Deus oferece a vida que surge a partir do nosso interior; a vida que é abundante em toda a sua plenitude; a vida que nasce, que transborda, que é cheia de paz, apesar de tudo o que acontece do “lado de fora” dela. Essa vida é capaz de superar as feridas mais profundas no contexto da alma, pois Deus está nela. Por isso, é uma vida sem igual, e que merece ser vivida. Essa vida não defrauda nem exige sucessos transitórios; ela amanhece radiante, mesmo quando o Sol parece estar distante.

Não se desespere. Não caia nas teias do engano e da traição. Não destrua a sua vida; pois do seu interior podem brotar rios de água viva. Deus prometeu e cumprirá. Você só precisa olhar para Ele, precisa somente desejar de coração que a Fonte se integre em seu próprio ser. Não se esqueça: a sua vida vale a pena. Deus quer transformar em glória aquilo que, para você, agora pode parecer um pesadelo.

Existem muitas vozes que não “devemos” ouvir

Vou contar o que aconteceu, muitos anos atrás, quando Jesus andava pela Palestina. Em certo momento de Seu ministério, um cego soube que o Senhor estava passando pelo local onde costumava mendigar e começou a gritar para que Jesus se aproximasse dele. Naquele tempo, os cegos não tinham qualquer perspectiva de futuro. Não era como nos dias de hoje. Eles dependiam completamente do que os outros lhes davam, pois não podiam trabalhar e viviam totalmente à margem da sociedade. Eles podiam apenas ser acompanhados por outros cegos, sempre dependentes do que alguma pessoa lhes desse de comer.

Como eu disse, quando o nosso amigo cego soube que Jesus estava passando por ali, gritou. Ele não se conformou com a sua situação! Lutou por sua vida! Apelou ao Filho de Deus, porque queria que Ele o curasse… mas todos ao seu redor lhe diziam para que se calasse, que não perturbasse Jesus. “Então começou a gritar: ‘Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!’. Os que estavam mais à frente o repreendiam e ordenavam que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: ‘Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!’. Então Jesus parou e ordenou que lhe trouxessem o homem. Quando ele se aproximou, Jesus lhe perguntou: ‘O que você quer que eu lhe faça?’. ‘Senhor, eu quero ver!’, respondeu o homem. E Jesus disse: ‘Receba a visão! Sua fé o curou’. No mesmo instante, o homem passou a enxergar, e seguia Jesus, louvando a Deus. E todos que presenciaram isso também louvavam a Deus” (LUCAS 18:38-42).

Às vezes, nos desprezam, não nos dão atenção, não querem que os importunemos. Não importa! Temos que lutar por nossa vida! Não dê ouvidos ao que os outros dizem de ruim, principalmente quando insinuam que a sua vida não tem sentido. Isso não é verdade! Além disso, não ouça as “vozes” que muitas vezes parecem ressoar em nossa mente, dizendo-nos que nada tem sentido e que é melhor desistir e acabar com a vida. Não creia nem faça isso! Pode ser que, para alguns, isso esteja na “moda” e outros até digam que se cometermos algo tão extremo assim, seremos para sempre lembrados (talvez, nós mesmos podemos estar pensando desse jeito). Mas não se engane, não é verdade! Isso não tem sentido algum! A única maneira de sermos lembrados é abraçando a vida e compreendendo o próprio valor e o valor dos outros. Porém, se exterior ou interiormente, você começar a “ouvir” esse tipo de conversa, esqueça! Se você me permite um conselho, aproxime-se de Jesus da mesma forma como aquele cego fez, pois Ele pode transformar sua vida e ajudá-lo a vencer as circunstâncias que o cercam. Pode ser que aquele cego tenha “incomodado” alguns, e talvez nós, também, estejamos sentindo o mesmo, mas Jesus sempre se “detém” para restaurar nossa vida, porque, para Ele, somos importantes. Não escute nenhum tipo de voz que o leve ao desespero, venha ela de onde vier! Tenha coragem para rejeitá-la. Quando nos aproximamos de Deus, somos então, nós mesmos e compreendemos o valor que temos.

As decisões que outras pessoas tomam não são da nossa responsabilidade

Algo que sempre me impressiona é o número de pessoas que vivem angustiadas devido a decisões que outros tomaram. Elas se sentem responsáveis pelo que seus pais, seus filhos, seus irmãos, seu cônjuge, seus amigos fizeram. Às vezes, chegam a ficar desesperadas pelo que os outros estão fazendo, assim a tristeza toma conta de suas vidas, simplesmente porque alguém, bem próximo, vive de forma errada. Não devemos tomar o que pertence a elas! Nós podemos ajudar àqueles que amamos, mas de forma alguma, devemos assumir a vida de outras pessoas, nem arcar com as consequências de suas decisões. Não podemos nos desesperar pelo que os outros fizeram, fazem ou estão prestes a fazer. Quando permitimos que os erros dos outros tomem o lugar da nossa vida, a dor da culpa invade nosso ser. Precisamos decidir que a nossa vida, também, é muito importante para nós!

É óbvio que nossas atitudes influenciam a vida de outras pessoas, mas nos responsabilizarmos e sofrermos por causa delas não resolve nada, ainda mais quando a outra pessoa não se importa com o que sentimos. A sua vida é mais valiosa do que você imagina, por isso, embora se importe com as pessoas, você não pode tomar sobre si o peso das decisões delas. O que cada pessoa escolhe é única e exclusivamente responsabilidade dela! Diante dos fatos, por pior que sejam as coisas, não se deixe levar pelo desespero, ainda que alguém que você ama atente contra a própria vida. Em algum momento, alguém precisa quebrar a cadeia das más decisões!

Por vezes, quando algum familiar tira a própria vida, instaura na família um ciclo de dor permanente, pois esta se sente culpada por não ter feito todo o possível para evitar essa tragédia. Temos de lutar contra a dor da culpa! Uma decisão extrema agora não eliminará a decisão anterior. Devemos ser corajosos para pôr fim ao sofrimento de forma radical: vencendo com a vida, oferecendo a todos a possiblidade de seguir adiante usufruindo de todos os dias que Deus nos concede nesta Terra, ainda que o passado tenha sido cruel.