Explicando Deus para as crianças

Ele é conhecido como Todo-Poderoso, Pão da Vida, Conselheiro, Libertador, Pai Eterno, Bom Pastor, Aquele que é Santo, Emanuel, Jesus, Rei dos reis, Luz do mundo, Poderoso Deus, Príncipe da Paz, Rocha, Salvador, Verdade, Videira, Maravilhoso Conselheiro e Cordeiro. Deus ainda recebe o nome de Alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, por Ele ser “o Primeiro e o Último”. Cada um dos nomes que a Bíblia utiliza para descrever o Senhor nos diz algo sobre quem Ele é. Vamos ver mais sobre quem é Deus?

Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro. – SALMO 90:2

Os carvalhos brotam das bolotas (nozes redondas envoltas em uma casca dura), e os sapos surgem como girinos, mas Deus nunca teve um princípio. Quando você vê suas fotos de anos atrás, pode perceber o quanto você cresceu e mudou. Mas nunca houve um tempo em que o Senhor fosse menor ou mais jovem. Ele é o mesmo hoje como era ontem e será amanhã. O dia termina quando o relógio bate meia-noite.

A corrida termina na linha de chegada. Mas Deus nunca terá fim. Ele sempre viveu e sempre viverá. Isso significa que o Senhor é eterno. Você pode pensar no passado mais distante que conseguir, Deus sempre existiu; ou então pode imaginar o futuro mais longe que puder, Ele sempre estará lá.

Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. – MATEUS 28:19

Quando você monta um quebra-cabeças, precisa entender como aquelas peças diferentes se encaixam para formar uma imagem. É assim também com Deus. As verdades que a Bíblia nos conta sobre o Senhor se parecem um pouco com peças de um quebra-cabeças. Quanto mais aprendemos sobre Deus, mais clara fica a imagem que temos dele, mais admirável Ele se torna para nós, e mais amamos o Senhor.

Temos aqui algumas verdades sobre Deus escritas em um poema. Leia cada linha separadamente e veja se consegue entender. Depois leia-as todas juntas.

Deus é um manifesto em três, assim a Bíblia ensina

Pai, Filho, Espírito; Sua verdade nos ilumina.

O Pai e o Filho são um, é verdade!

O Filho e o Espírito, perfeita unidade.

Cada um é diferente, mas divinos por completo

Unidos eternamente em amor, por certo.

Trindade significa que essas três pessoas são UMA;

Nosso Deus único é Pai, Espírito e Filho, sem

separação alguma.

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são pessoas distintas, mas são igualmente Deus. Cada pessoa da Trindade resplandece a luz das outras. O Pai glorificou o Filho quando, na transfiguração de Jesus, Ele nos disse para ouvirmos o Filho. O Filho resplandeceu a luz do Pai ao ir diretamente para a cruz movido por amor ao Pai e a nós. O Espírito Santo resplandece a luz do Filho ao nos recordar tudo o que Jesus nos ensinou e nos fazer brilhar como Cristo. Cada Pessoa da Trindade ama as outras em um relacionamento de amor eterno. Essa é uma das razões pelas quais a Bíblia nos ensina que Deus é amor!    

Um dia, nós veremos o Senhor face a face e compartilharemos do mesmo amor puro que o Pai, o Filho e o Espírito Santo compartilham um com o outro.

…o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. – HEBREUS 11:3

Cada coisa criada começou da mesma forma: com um projeto. Um projeto é uma ideia de como fazer algo — uma cadeira, uma flor ou um livro. Você pode criá-lo a partir de algo, como, por exemplo, moldando a argila em forma de cobra ou dobrando o papel para fazer um avião. Porém, quando Deus criou o mundo, Ele fez algo que ninguém mais pode fazer: Ele criou tudo totalmente a partir do nada. Deus não construiu o mundo com argila, madeira ou pedra, porque não as tinha criado ainda. Ele não começou com ar ou água, porque essas coisas também tiveram de ser criadas. 

Você sabia que você é parte do grande projeto de Deus? Antes que o Senhor colocasse uma única estrela no céu, Ele pensou em você. Ele planejou a cor do seu cabelo, a altura que você teria e o lugar exato em que viveria. Experimente pintar o dedão da mão com canetinha, pressione-o contra o papel e perceba o espiral das linhas. Sua digital é única, ninguém mais no mundo inteiro tem uma digital igual a sua. Deus a desenhou unicamente para você. 

Pelo seu poder, o SENHOR Deus fez a terra; com a sua sabedoria, ele criou o mundo e, com a sua inteligência, estendeu o céu como se fosse uma coberta. – JEREMIAS 10:12

Deus é tão poderoso que, quando chegou o momento de criar o Universo, tudo o que Ele usou foram palavras. Deus disse: “Que haja luz!”, e a luz passou a existir. Isso não é poderoso? Com apenas algumas palavras, Deus criou a luz, os céus, a Terra, o Sol, a Lua, as estrelas, os oceanos, as plantas, os peixes, os pássaros e os animais. 

Deus falou, “e assim aconteceu”. Então quando o Senhor disse: “Que haja luz!”; Ele não precisou esperar a luz ligar. Quando Ele disse: “Que a terra produza todo tipo de animais”, Ele não precisou esperar que eles nascessem; eles apareceram instantaneamente. Imagine uma floresta vazia num momento e no instante seguinte repleta de leões, lagartos, gorilas, gafanhotos, cobras, ratos, caracóis, borboletas e girafas. A Bíblia nos diz que podemos saber que Deus é verdadeiro e poderoso apenas observando o que Ele criou.

…Ele [o Senhor] sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. – HEBREUS 1:3

Desde um grão de areia atirado pelas ondas do oceano até as estrelas nos confins do Universo, Deus, como o maestro de uma orquestra, trabalha conduzindo cada parte da Sua criação. Nada se move sem o Seu comando, e nada acontece fora do Seu controle. Ele ordena cada chuva e neve que cai; Ele manda que os botões de flores desabrochem e que as ondas do oceano se formem. Ninguém, nem mesmo os anjos no Céu, pode parar a obra de Deus no mundo.

A cada minuto de cada dia, o Senhor sustenta o Universo pela palavra do Seu poder. Ele está mantendo Sua criação estável de modo que tudo funcione de acordo com o Seu plano. As rochas ainda são duras como Deus planejou que elas fossem, e a água ainda pinga e goteja como foi planejado. Apesar de os cachorros terem diferentes cores, aparência e tamanhos, eles sempre foram cães, tal como o Senhor os criou. Visto que Deus está no controle e governa sobre tudo, eles jamais se tornarão gatos, tal como os gatos não podem se tornar girafas.

Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. – SALMO 139:2

Existem mais estrelas do que qualquer um pode contar, mas Deus conhece cada uma delas pelo nome. Um milhão de pardais rodopiam e voam, mas nenhum deles sai do controle do Altíssimo. Deus é dono do gado em milhares de montanhas e estabelece limites para a maré do oceano. Ele conhece o seu nome, planejou onde você viveria e pode dizer a qualquer manhã o número de fios de cabelo em sua cabeça. Ele sabe a quantidade exata de dias que você viverá e como será cada um deles.

Deus tem pleno conhecimento sobre todas as coisas e todas as pessoas. Nada jamais o surpreende e Ele sempre sabe o que fazer. O Senhor sabe o que acontecerá amanhã — a que horas você acordará e o que comerá no café da manhã. Ele já planejou como usar tudo na sua vida para o bem — até aquelas coisas que não queremos que aconteçam. Como o Senhor pode saber de tudo? Porque Ele é Deus — Deus com “D” maiúsculo!

Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas. – SALMO 139:9-10

Deus está em todo lugar. Isso significa que onde quer que você esteja, você pode contar com o Senhor e chamar por Ele. Se você escalar a montanha mais alta, Deus está lá. Se for até o fundo do oceano ou viajar para uma estação espacial, o Senhor está lá. Isso também significa que não há lugar em que você possa se esconder de Deus.

Como o Senhor está em todo lugar, Ele sabe o que deixa você feliz e o que entristece. Ele sabe tudo sobre todas as pessoas, em todos os países, tudo ao mesmo tempo! Qualquer um dos filhos de Deus pode orar a Ele a qualquer momento e ter certeza de que Ele o ouve!

Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a sua proteção. – SALMO 18:30

Quando algo é perfeito, não existe nada ruim nele. Ponto final! Uma camisa perfeitamente branca não tem manchas nem marcas. Um tiro perfeito acerta bem no meio do alvo.

Nosso Deus é perfeito em todos os aspectos. Se Ele fosse um arqueiro, Suas flechas acertariam o centro exato do alvo todas as vezes. Deus sempre diz a verdade. Deus é perfeitamente justo — isso significa que Ele sabe quando as pessoas estão erradas e sabe exatamente o que fazer a respeito disso. O Senhor é perfeitamente santo e bom — isso significa que Ele é contra tudo o que é errado, ruim ou maligno.

A perfeição mais maravilhosa de Deus é o Seu amor. Para fazer um bolo é preciso misturar ingredientes como trigo, óleo, ovos e água. O perfeito amor divino funciona da mesma forma: uma mistura de fidelidade, graça, perdão, bondade, generosidade, sacrifício, humildade, verdade, paciência e esperança.

TEOLOGIA

Artigo retirado de trechos do livro

TEOLOGIA

Artigo retirado de trechos do livro